
Filmes para jovens ou para quem ainda vive na adolescência
As fitas de super-heróis e de animação não esgotam os filmes para jovens. Como se prova por este septeto de filmes que se estreiam no Verão
Encontramos todo o tipo de jovens nos filmes desta lista de estreias estivais, feitos a pensar numa faixa de espectadores entre os 10 e os 20 anos: bem-comportados ou estouvados, sobredotados, aventureiros, ignorantes quanto às suas origens e desejosos de as conhecer, traumatizados por acontecimentos trágicos, ou às voltas com os problemas e as dores característicos desta fase da vida. São produções americanas e europeias, que desmentem a ideia que existe no espírito de muitos segundo a qual os filmes para jovens se resumem às grandes produções de super-heróis e às longas-metragens de animação.
Recomendado: As estreias de cinema que não pode perder até ao fim do Verão
Filmes para jovens ou para quem ainda vive na adolescência
'Booksmart', de Olivia Wilde

'Jim Knopf e Lucas, o Maquinista', de Dennis Gansel

'Tudo Bons Meninos', de Gene Stupnitsky

'Artemis Fowl', de Kenneth Branagh

'Dora e a Cidade Perdida', de James Bobin

'Blinded by the Light – O Poder da Música', de Gurinder Chadha

Estamos em Luton, na Inglaterra, no final da década de 80. Javed é um adolescente, filho de pais paquistaneses que emigraram para o Reino Unido em busca de uma vida melhor, que está a viver todos os problemas típicos de um rapaz da sua idade. E é graças à música de Bruce Springsteen que Javed vai aprender a perceber a sua família, a lidar com o mundo em seu redor e a encontrar a sua própria voz. O filme inspira-se na vida do jornalista Safraz Mansoor, co-autor do argumento. (Estreia dia 29 de Agosto)
'The Goldfinch', de John Crowley

Cinema em família
Os melhores filmes para toda a família
Estes filmes não são para crianças. São filmes para toda a família. Seja pequena ou numerosa, toda a família tem de ver (ou rever) estes 18 títulos obrigatórios para filhos, pais e até avós. Há filmes para todos os gostos e muitas décadas: do "fabuloso" technicolor de O Feiticeiro de Oz à recortada animação de Coco, passando por clássicos como Música No Coração ou Sozinho Em Casa.
Os piores e os melhores filmes da Disney
Será que os filmes da Disney são sensatos, divertidos e visualmente interessantes – perfeitos para toda a família? Ou são uma lamechice que só serve para fazer lavagem cerebral às crianças? Todas a gente tem uma opinião sobre os mais de 50 filmes de animação que foram lançados ao longo dos anos pela empresa fundada por Walt Disney, a começar pela Branca de Neve, em 1937, até à galinha dos ovos de ouro que foi Frozen: O Reino do Gelo.
Os piores e os melhores filmes da Marvel
Por muito que a gente adore o Homem-Aranha de Sam Raimi (e até ache alguma piada a O Incrível Hulk de Ang Lee), o universo cinematográfico da Marvel só começou a ganhar forma em 2008, com o Homem de Ferro de Jon Favreau. E passados mais de dez anos encontra-se em grande, com filmes como Black Panther, de Ryan Coogler, a ganharem Óscares. Mas não foi fácil chegar aqui.