A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Ocean's 8
@2018 Warner BrosOcean's 8 de Gary Ross

Sete filmes sobre mulheres assaltantes

Chega aos cinemas 'Viúvas', de Steve McQueen, versão americana para cinema da série inglesa dos anos 80 sobre quatro mulheres que fazem um grande roubo. Uma boa oportunidade para recordarmos outros filmes semelhantes

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Não são só os homens que levam a cabo ousados assaltos no cinema. Nos sete filmes desta selecção, há mulheres que se juntam para concretizar roubos de todo o tipo, ou que então lideram homens (e dão-lhes a volta ao mesmo tempo). Jamie Lee Curtis, Jada Pinkett Smith, Queen Latifah, Diane Keaton, Katie Holmes, Kristen Stewart, Emma Watson, Sandra Bullock ou Cate Blanchett são algumas das actrizes que personificam essas mulheres, em títulos que não se limitam à acção, ao suspense e ao drama, incluindo também algumas comédias, caso de Um Peixe Chamado Wanda ou Apanhem Essa Garota.  

Recomendado: Vinganças femininas no cinema

Sete filmes sobre mulheres assaltantes

‘Um Peixe Chamado Wanda’ (1988), de Charles Crichton

Há só uma mulher para vários homens nesta comédia genial, mas é mais esperta que eles todos. Jamie Lee Curtis faz o papel de Wanda, uma exímia vigarista que usa os seus dotes de sedução para roubar milhões de dólares e ainda embarrila os homens em seu redor, sejam bandidos batidos, sejam cidadãos honestos. Em redor de Curtis gravitam Kevin Kline, Michael Palin e John Cleese, todos eles “patinhos” nas mãos dela.

‘Assalto em L.A.’ (1996), de F. Gary Gray

Jada Pinkett Smith, Queen Latifah, Vivica A. Fox e Kimberly Elise interpretam quatro mulheres, todas com dificuldades financeiras, que começam a roubar bancos, depois da personagem de Fox ter sido injustamente despedida daquele em que trabalhava, na sequência de um assalto. E têm sucesso, porque uma delas conhece por dentro como eles funcionam. Só que o dinheiro começa a mudar a forma como se comportam, e a polícia está à espreita.

Publicidade

‘Sugar and Spice’, de Francine McDougall (2001)

A necessidade cria o engenho, e também o ladrão. No caso de Sugar and Spice, a ladra. Neste filme baseado num facto real ocorrido em Houston, no Texas, uma popular aluna de um liceu fica grávida do namorado, jogador da equipa de futebol americano do mesmo, e vão viver juntos. A rapariga decide então roubar um banco, juntamente com quatro amigas. E para aprender como se dá um golpe destes, as cinco vêem filmes de assaltos a bancos.

‘Apanhem Essa Garota’, de Bart Freundlich (2004)

A jovem Maddy (Kristen Stewart) vê o seu pai paralisado e sem dinheiro para poder pagar uma operação cirúrgica experimental que o poderá curar. E como a mãe trabalha num banco como chefe da segurança, Maddy recruta dois amigos para a ajudarem a assaltar o dito e conseguir o dinheiro para a operação do pai. Só que para isso precisam dos planos do sistema de segurança. Apanhem Essa Garota é uma comédia de assaltos apontada às famílias.

Publicidade

‘Dinheiro Vivo’, de Callie Khouri (2008)

A argumentista de Thelma & Louise realiza esta comédia em que Diane Keaton faz uma mulher, Bridget Cardigan, que se vê obrigada a ir trabalhar nas limpezas no Banco Federal de Kansas City, depois do seu marido ter ficado desempregado e o seu desafogado estilo de vida ter ido por água abaixo. Bridget recruta então duas colegas (interpretadas por Queen Latifah e Katie Holmes) para roubarem o dinheiro manuseado que é habitualmente levado para ser destruído no banco.

‘O Gangue de Hollywood’, de Sofia Coppola (2013)

Um artigo da revista Vanity Fair, sobre um grupo de adolescentes ricas e ociosas de Beverly Hills que começa a assaltar mansões naquele bairro, incluindo várias pertencentes a celebridades e actores de Hollywood (como Paris Hilton, Orlando Bloom, Megan Fox ou Lindsay Lohan) está na origem deste filme de Sofia Coppola. Emma Watson personifica a líder do grupo de jovens ladras de luxo, auto-nomeado “The bling ring” (o título original da fita).

Publicidade

‘Ocean’s 8’, de Gary Ross (2018)

Este filme é a resposta, no feminino, à trilogia Ocean de Steven Soderberg, com George Clooney, Brad Pitt e Matt Damon nos papéis principais. Sandra Bullock interpreta Debbie Ocean, a irmã da personagem de Clooney naquela, Danny Ocean, uma exímia ladra, que junta um grupo de mulheres para levarem a cabo um ousadíssimo assalto durante a gala do Met de Nova Iorque. Também com Cate Blanchett, Anne Hathaway, Sarah Paulson e Rihanna.

Cinema no feminino

20 filmes sobre feminismo
  • Filmes

O feminismo pode estar na moda, mas é uma causa antiga. Causa que o cinema tem representado, ou de que pelo menos há muito vem dando sinais, alguns involuntários (até por a maioria dos filmes continuar a ser feito por homens), mas nem por isso menos importantes. Eis 20 filmes sobre feminismo essenciais. 

Mulheres de armas no cinema
  • Filmes

Recordamos sete actrizes que dão cartas no cinema de acção. Juntam-se a Charlize Theron neste punhado de mulheres duras de roer do cinema, com provas dadas em vários filmes, Pam Grier, Michelle Rodriguez, Angelina Jolie, Michelle Yeo, Cynthia Rothrock e Milla Jovovich.

Publicidade
  • Filmes
  • Terror

Foram sobretudo os homens que, historicamente, se sentaram na cadeira de realizador de filmes de terror (e não só). Mas, ao longo das últimas décadas, esse desequilíbrio começou a esbater-se, o género perdeu a conotação caricata, a qualidade das produções subiu, e hoje são várias as obras assinadas no feminino que nos fazem saltar do assento.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade