A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Noël - Simpsons
The Simpsons (DR)

O Natal, em 12 episódios hilariantes de séries de televisão

As séries de comédia gostam de celebrar o Natal à (sua) maneira. Estes são 12 dos melhores episódios especiais de Natal.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Há muito tempo que os episódios especiais de Natal são quase uma tradição da televisão americana. Mas às vezes, e sobretudo em séries cómicas de referência como The Simpsons, Friends, SeinfeldThe Office, South Park ou 30 Rock, entre outras, o Natal não é só (e nalguns casos não é de maneira alguma) paz e amor. Há peripécias, piadas politicamente incorrectas e muitos disparates no sapatinho. Juntámos 12 episódios especiais de Natal de 12 séries de comédia para entrar no espírito da quadra. Ou então não. 

Recomendado: As 25 melhores séries de comédia de sempre

30 Rock – Secret Santa

Julianne Moore participa neste episódio – o que por si só já valia uma menção nesta lista natalícia. Mas há mais: há o complicadíssimo jogo de troca de presentes Secret Santa de Kenneth, o obediente, pateta, beato e sulista paquete da NBC.


Cheers – Christmas Cheers

Os empregados daquele bar onde toda a gente sabe o teu nome são obrigados a trabalhar na véspera de Natal pela nova patroa, Rebecca Howe (Kirstie Alley), e não estão contentes. Mas tudo acaba bem neste episódio de Natal, com os funcionários e os clientes habituais a verem o clássico Do Céu Caiu Uma Estrela, de Frank Capra, na televisão do bar.

Publicidade

Community – Abed's Uncontrollable Christmas

O excêntrico Abed acorda a ver o mundo em stop-motion neste episódio natalício da comédia de culto de Dan Harmon sobre um grupo de estudantes de uma faculdade comunitária. Está lançado o mote para mais uma aventura cheia de humor, amor e referências à cultura pop.

Frasier – Merry Christmas, Mrs. Moskowitz

Uma senhora adorável quer fazer um arranjinho entre a filha e Frasier, pensando que ele é judeu. Está-se mesmo a ver: ele não é judeu, mas faz-se passar por tal, o que desencadeia um Natal pouco dado a sentimentalismos.

Publicidade

Friends – The One With the Routine

Sim, este episódio faz parte da temporada de Friends em que Elle MacPherson participou como a irritante Janine, mas este episódio de Natal compensa tudo. Enquanto Chandler, Rachel e Phoebe procuram os presentes no apartamento de Monica, ela e o irmão Ross estão nas gravações da passagem de ano e fazem tudo para garantir que aparecem na televisão.

How I Met Your Mother – How Lily Stole Christmas

Este episódio da série Foi Assim que Aconteceu (o infeliz título em português de How I Met Your Mother) inspirou-se no livro de 1957 How The Grinch Stole Christmas e conta como o protagonista Ted é banido do Natal com o grupo de amigos depois de supostamente chamar Grinch (mas na verdade usar outra palavra inglesa acabada em "itch") a Lily. O arquitecto tem de ir para Staten Island passar a consoada com a família chanfrada. E é – "wait for it – legendary".

Publicidade

It's Always Sunny in Philadelphia – A Very Sunny Christmas

Desonestos, egoístas, gananciosos, mesquinhos, ignorantes, preguiçosos e criminosos: assim são os quatro amigos que protagonizam a série controversa Nunca Chove em Filadélfia. O Natal podia ser uma época excepcional para este gangue de canalhas, mas não: basta ver este "A Very Sunny Christmas".

Seinfeld – The Strike

E agora para algo ligeiramente diferente... Feliz Festivus! A celebração inventada pelo pai de George Costanza, que tradicionalmente acontece no dia 23 de Dezembro, troca a árvore de Natal por um varão e inclui um jantar desagradável, é um dos mais geniais legados de Seinfeld à história das séries de televisão.

Publicidade

South Park – Mr. Hankey, The Christmas Poo

Natal e cocó – na série de animação mais controversa de sempre não só é possível como faz todo o sentido. Como judeu, Kyle não se sente bem em participar das celebrações natalícias na escola e sugere cantar sobre Mr. Hankley, o cocó natalício. A ideia desencadeia uma data de peripécias e o miúdo acaba na prisão.

The Fresh Prince of Bel-Air – Deck the Halls

O chunga Will Smith acabou com os Natais chiques e conservadores na casa da família milionária de Bel-Air: neste episódio, resolve decorar o interior e o exterior da mansão onde vivem, o que desagrada os vizinhos snobs, incluindo o ex-pugilista Evander Holyfield, que faz a sua participação especial em O Príncipe de Bel-Air.

Publicidade

The Office – Secret Santa

Amigo Secreto no escritório. As empresas insistem (ou insistiam...), mas nem sempre corre bem. Veja-se "Secret Santa" da versão norte-americana de The Office: a coisa começa mal quando Jim promete a Phyllis que ela pode ser o Pai Natal e só piora (ou melhora, para quem está do lado de cá do ecrã) ao longo dos 22 minutos do episódio de 2009.

The Simpsons – She of Little Faith

São mais de muitos os episódios natalícios da série de animação The Simpsons. A família disfuncional de Homer e Marge gosta de celebrar a quadra, mas, neste episódio, Lisa desilude-se com a Igreja e vira-se para o budismo, com a ajuda do seu novo amigo Richard Gere.

E agora para um Natal completamente diferente

  • Filmes

Há filmes de Natal, filmes para o Natal, filmes com o Natal por fundo. Nesta altura do ano, os mais populares estão alinhados para as programações televisivas. Mas as alternativas também são muitas. E algumas até acrescentam um bocadinho de consciência, para compensar consumismo e comezaina. Desde esse clássico absoluto que é O Apartamento, de Billy Wilder, ao filme neo-noir natalício Kiss Kiss Bang Bang, escrito e realizado por Shane Black, e passando por O Estranho Mundo de Jack, de Henry Selick, há excelentes filmes de Natal alternativos.

  • Filmes

É alérgico à quadra natalícia? Ou pelo menos é alérgico aos filmes bem-comportadinhos que tomam a televisão de assalto na quadra natalícia? Não se preocupe, estimado leitor, que a Time Out Lisboa tem um bom remédio em forma de lista para si e para os seus. São dez filmes de Natal anti-convencionais, incluindo esse misto de terror e comédia negra que é Rare Exports (2010), do finlandês Jalmari Helander, ou o terror puro e duro de Krampus: O Lado Negro do Natal (2015), de Michael Dougherty.

Publicidade
Os piores e mais estranhos filmes com o Pai Natal
  • Filmes

Um filme mexicano em que o Pai Natal e o mago Merlin enfrentam um demónio trapalhão; uma fita americana onde os marcianos raptam o Pai Natal; uma produção francesa na qual uma bondosa fada e o Pai Natal vão procurar os pais de um menino a África; uma comédia infantil em que um milionário amnésico se toma pelo Pai Natal. Estes são alguns exemplos de filmes com o Pai Natal que foram feitos com as melhores das intenções, mas redundaram em enormes desastres. E alguns deles são tão indescritivelmente maus, que se tornaram de culto.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade