Noël - Simpsons
The Simpsons (DR)

O Natal, em 12 episódios hilariantes de séries de televisão

As séries de comédia gostam de celebrar o Natal à (sua) maneira. Estes são 12 dos melhores episódios especiais de Natal.

Publicidade

Há muito tempo que os episódios especiais de Natal são quase uma tradição da televisão americana. Mas às vezes, e sobretudo em séries cómicas de referência como The Simpsons, Friends, SeinfeldThe Office, South Park ou 30 Rock, entre outras, o Natal não é só (e nalguns casos não é de maneira alguma) paz e amor. Há peripécias, piadas politicamente incorrectas e muitos disparates no sapatinho. Juntámos 12 episódios especiais de Natal de 12 séries de comédia para entrar no espírito da quadra. Ou então não. 

Recomendado: As 25 melhores séries de comédia de sempre

30 Rock – Secret Santa

Julianne Moore participa neste episódio – o que por si só já valia uma menção nesta lista natalícia. Mas há mais: há o complicadíssimo jogo de troca de presentes Secret Santa de Kenneth, o obediente, pateta, beato e sulista paquete da NBC.


Cheers – Christmas Cheers

Os empregados daquele bar onde toda a gente sabe o teu nome são obrigados a trabalhar na véspera de Natal pela nova patroa, Rebecca Howe (Kirstie Alley), e não estão contentes. Mas tudo acaba bem neste episódio de Natal, com os funcionários e os clientes habituais a verem o clássico Do Céu Caiu Uma Estrela, de Frank Capra, na televisão do bar.

Publicidade

Community – Abed's Uncontrollable Christmas

O excêntrico Abed acorda a ver o mundo em stop-motion neste episódio natalício da comédia de culto de Dan Harmon sobre um grupo de estudantes de uma faculdade comunitária. Está lançado o mote para mais uma aventura cheia de humor, amor e referências à cultura pop.

Frasier – Merry Christmas, Mrs. Moskowitz

Uma senhora adorável quer fazer um arranjinho entre a filha e Frasier, pensando que ele é judeu. Está-se mesmo a ver: ele não é judeu, mas faz-se passar por tal, o que desencadeia um Natal pouco dado a sentimentalismos.

Publicidade

Friends – The One With the Routine

Sim, este episódio faz parte da temporada de Friends em que Elle MacPherson participou como a irritante Janine, mas este episódio de Natal compensa tudo. Enquanto Chandler, Rachel e Phoebe procuram os presentes no apartamento de Monica, ela e o irmão Ross estão nas gravações da passagem de ano e fazem tudo para garantir que aparecem na televisão.

How I Met Your Mother – How Lily Stole Christmas

Este episódio da série Foi Assim que Aconteceu (o infeliz título em português de How I Met Your Mother) inspirou-se no livro de 1957 How The Grinch Stole Christmas e conta como o protagonista Ted é banido do Natal com o grupo de amigos depois de supostamente chamar Grinch (mas na verdade usar outra palavra inglesa acabada em "itch") a Lily. O arquitecto tem de ir para Staten Island passar a consoada com a família chanfrada. E é – "wait for it – legendary".

Publicidade

It's Always Sunny in Philadelphia – A Very Sunny Christmas

Desonestos, egoístas, gananciosos, mesquinhos, ignorantes, preguiçosos e criminosos: assim são os quatro amigos que protagonizam a série controversa Nunca Chove em Filadélfia. O Natal podia ser uma época excepcional para este gangue de canalhas, mas não: basta ver este "A Very Sunny Christmas".

Seinfeld – The Strike

E agora para algo ligeiramente diferente... Feliz Festivus! A celebração inventada pelo pai de George Costanza, que tradicionalmente acontece no dia 23 de Dezembro, troca a árvore de Natal por um varão e inclui um jantar desagradável, é um dos mais geniais legados de Seinfeld à história das séries de televisão.

Publicidade

South Park – Mr. Hankey, The Christmas Poo

Natal e cocó – na série de animação mais controversa de sempre não só é possível como faz todo o sentido. Como judeu, Kyle não se sente bem em participar das celebrações natalícias na escola e sugere cantar sobre Mr. Hankley, o cocó natalício. A ideia desencadeia uma data de peripécias e o miúdo acaba na prisão.

The Fresh Prince of Bel-Air – Deck the Halls

O chunga Will Smith acabou com os Natais chiques e conservadores na casa da família milionária de Bel-Air: neste episódio, resolve decorar o interior e o exterior da mansão onde vivem, o que desagrada os vizinhos snobs, incluindo o ex-pugilista Evander Holyfield, que faz a sua participação especial em O Príncipe de Bel-Air.

Publicidade

The Office – Secret Santa

Amigo Secreto no escritório. As empresas insistem (ou insistiam...), mas nem sempre corre bem. Veja-se "Secret Santa" da versão norte-americana de The Office: a coisa começa mal quando Jim promete a Phyllis que ela pode ser o Pai Natal e só piora (ou melhora, para quem está do lado de cá do ecrã) ao longo dos 22 minutos do episódio de 2009.

The Simpsons – She of Little Faith

São mais de muitos os episódios natalícios da série de animação The Simpsons. A família disfuncional de Homer e Marge gosta de celebrar a quadra, mas, neste episódio, Lisa desilude-se com a Igreja e vira-se para o budismo, com a ajuda do seu novo amigo Richard Gere.

E agora para um Natal completamente diferente

  • Filmes

Há filmes de Natal, filmes para o Natal, filmes com o Natal por fundo. Nesta altura do ano, os mais populares estão alinhados para as programações televisivas. Mas as alternativas também são muitas. E algumas até acrescentam um bocadinho de consciência, para compensar consumismo e comezaina. Desde esse clássico absoluto que é O Apartamento, de Billy Wilder, ao filme neo-noir natalício Kiss Kiss Bang Bang, escrito e realizado por Shane Black, e passando por O Estranho Mundo de Jack, de Henry Selick, há excelentes filmes de Natal alternativos.

  • Filmes

É alérgico à quadra natalícia? Ou pelo menos é alérgico aos filmes bem-comportadinhos que tomam a televisão de assalto na quadra natalícia? Não se preocupe, estimado leitor, que a Time Out Lisboa tem um bom remédio em forma de lista para si e para os seus. São dez filmes de Natal anti-convencionais, incluindo esse misto de terror e comédia negra que é Rare Exports (2010), do finlandês Jalmari Helander, ou o terror puro e duro de Krampus: O Lado Negro do Natal (2015), de Michael Dougherty.

Publicidade
  • Filmes
Os piores e mais estranhos filmes com o Pai Natal
Os piores e mais estranhos filmes com o Pai Natal

Um filme mexicano em que o Pai Natal e o mago Merlin enfrentam um demónio trapalhão; uma fita americana onde os marcianos raptam o Pai Natal; uma produção francesa na qual uma bondosa fada e o Pai Natal vão procurar os pais de um menino a África; uma comédia infantil em que um milionário amnésico se toma pelo Pai Natal. Estes são alguns exemplos de filmes com o Pai Natal que foram feitos com as melhores das intenções, mas redundaram em enormes desastres. E alguns deles são tão indescritivelmente maus, que se tornaram de culto.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade