Dez filmes para ver este Natal no cinema

Muitas animações, super-heróis e o regresso de Mary Poppins, mais de 50 anos depois do filme original, eis o variado menu dos filmes da quadra natalícia
Photo: Illumination/Universal
Por Eurico de Barros |
Publicidade

Falta só um mês e poucos dias para o Natal, e por isso fazemos aqui a lista dos filmes que vão estar nos cinemas nesta quadra das festas, e que se dirigem em grande parte, e naturalmente, aos mais pequenos, aos adolescentes e às famílias. Há longas-metragens de animação por computador, comédias de imagem real, títulos de fundo religioso, fitas em que as vedetas são o Homem-Aranha e Aquaman, a continuação do clássico 'Mary Poppins', da Disney, agora com Emily Blunt no papel principal, e até um musical com "zombies", para os apreciadores destes dois géneros. 

Recomendado: Os melhores filmes de Natal para ver em família

Dez filmes para ver este Natal no cinema

‘Grinch’, de Yarrow Cheney e Scott Mosier

O verde e abominável Grinch é o inimigo número um do Natal. Originalmente criado para a televisão por Chuck Jones em 1966, com a voz de Boris Karloff e baseado na personagem do livro infantil do Dr. Seuss, o Grinch está de volta à tela, depois da versão de 2000, com Jim Carrey e realizada por Ron Howard. Nesta nova versão, animada por computador, é Benedict Cumberbatch quem dá voz ao Grinch. (Estreia dia 22 de Novembro)

‘Força Ralph: Ralph vs Internet’, de Phil Johnston e Rich Moore

Nesta continuação da longa-metragem animada original da Disney rodada em 2012, Ralph e a sua pequena amiga, Vanellope Von Schweetz, saem do mundo dos videojogos e aventuram-se pela Internet. Missão: procurar uma peça necessária para reparar o videojogo de Vanellope. E vão contar para isso com a ajuda dos cidadãos do mundo virtual. Com as vozes de John C. Reilly e Sarah Silverman. (Estreia dia 29 de Novembro)
Publicidade

‘Anna e o Apocalipse’, de John McPhall

O Natal está a chegar à vilazinha de New Haven, mas a jovem Anna e os seus amigos e colegas de liceu não vão ter umas festas normais. É que está em curso um apocalipse zombie, e é preciso evitar ser mordido e ser transformado num deles, enquanto se canta uma canção. Anna e o Apocalipse é com certeza o filme mais inesperado, mais original e mais tremendo desta quadra: um musical zombie de Natal. (Estreia dia 6 de Dezembro)

‘Pai Natal & Co.’, de Alain Chabat

Os franceses também fazem filmes de Natal, e nesta comédia de e com Alain Chabat, e Audrey Tautou, os 92 mil duendes da oficina de brinquedos do Pai Natal ficam todos doentes ao mesmo tempo – com o Natal mesmo à porta. O Pai Natal tem de pegar no trenó e vir à Terra à procura de um médico, ou de um remédio que cure os seus duendes. Mas quem é que vai acreditar nele? (Estreia dia 6 de Dezembro)
Publicidade

‘Aquaman’, de James Wan

Depois de ter feito aparições secundárias noutros filmes de super-heróis, Aquaman, interpretado por Jason Momoa, tem finalmente uma fita em que é a personagem principal, e a sua história é contada em pormenor. Arthur Curry descobre que é na realidade Aquaman, o herdeiro do mítico reino subaquático da Atlântida, e tem que ir assumir responsabilidades e liderar o seu povo. Também com Nicole Kidman, Amber Heard, Willem Dafoe e Dolph Lundgren, entre vários outros. (Estreia dia 13 de Dezembro)

‘Homem-Aranha: No Universo Aranha’, de Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman

Mais um filme de super-heróis, neste caso, de animação, no qual Miles Morales encontra o falecido Peter Parker, vindo de uma dimensão paralela e que o vai ajudar a tornar-se no novo Homem-Aranha. Miles irá então juntar-se aos Homens-Aranha de todas as dimensões paralelas para combaterem uma terrível ameaça comum. Com as vozes de Shameik Moore, Nicolas Cage, Jake Johnson e Leiv Schreiber. (Estreia dia 13 de Dezembro)
Publicidade

‘O Regresso de Mary Poppins’, de Rob Marshall

Eis, finalmente, continuação do filme clássico de 1964 da Disney, com Julie Andrews. Várias décadas após a sua visita original a Londres e à família Banks, Mary Poppins, agora interpretada por Emily Blunt, reaparece, para ajudar os irmãos Michael e Jane, agora crescidos e com família, na sequência de uma grande perda pessoal. O elenco inclui ainda Meryl Streep, Ben Whishaw, Emily Mortimer, Colin Firth, Angela Lansbury, Lin-Manuel Miranda, David Warner e Dick Van Dyke. (Estreia dia 20 de Dezembro)

‘Ursinho Procura-se’, de Julien Hervé e Philippe Mechelen

Mais uma produção francesa apontada à quadra natalícia e que tem a forma de uma comédia familiar. Estamos em Paris e Michel Barré (Kad Merad) perdeu o ursinho de peluche da filha no Aeroporto de Roissy. A menina está inconsolável e o pai faz então um cartaz, prometendo uma recompensa a quem encontrar o ursinho, sem imaginar as confusões em que esta ideia o vai meter. (Estreia dia 20 de Dezembro)
Publicidade

‘Para Lá do Sol’, de Graciela Rodriguez Gilio e Charlie Mainardi

Uma história de fé, esperança e coragem, que se baseia em narrativas da Bíblia e se dirige a toda a família, contando com uma curta aparição do Papa Francisco. Tudo começa quando cinco crianças fogem de casa depois de terem uma aula de catecismo, dirigindo-se a um santuário nos bosques. Esta co-produção entre a Argentina e a Itália foi rodada na Patagónia e no Vaticano. (Estreia dia 27 de Dezembro)

‘Os Futebolíssimos’, de Miguel Ángel Lamata

O futebol está no centro desta comédia espanhola para o público mais novo. O jovem Francisco e os amigos jogam na equipa da escola, mas os resultados são tão maus, que a direcção está a pensar fechar a secção de futebol. Os miúdos têm que ganhar pelo menos um dos três próximos jogos que vão disputar, para evitar que isso aconteça. E descobrir, ao mesmo tempo, porque é que os árbitros estão a adormecer durante as partidas. (Estreia dia 27 de Dezembro)

Natal no grande (e no pequeno) ecrã

Filmes, Comédia

O Natal em 10 episódios hilariantes de séries de televisão

Nas séries The Simpsons, Friends, Seinfeld, The Office ou 30 Rock, o Natal não é propriamente paz e amor. Há peripécias, piadas politicamente incorrectas e muitos disparates no sapatinho. Juntámos 10 episódios especiais de Natal de 10 séries de comédia para entrar no espírito. Ou então não. 

The Nightmare Before Christmas
Photograph: Courtesy The Nightmare Before Christmas
Filmes

Sete filmes de Natal alternativos

Há filmes de Natal, filmes para o Natal, filmes com o Natal por fundo. Ora, estando os novos nos cinemas e praticamente todos os outros alinhados para as programações televisivas, as alternativas, no entanto, são muitas. E algumas até acrescentam um bocadinho de consciência, para compensar consumismo e comezaina.

Publicidade
Publicidade