Os 100 melhores filmes de terror de sempre: as escolhas dos peritos

Pedimos a profissionais do meio (e não só) para escolherem os melhores filmes de terror. Estas foram as suas escolhas
The 100 best horror films, horror movies, The evil dead
Por Editores da Time Out Lisboa |
Publicidade

Os críticos da Time Out não se limitaram a escolher os 100 melhores filmes de terror de sempre. Pediram a actores, realizadores, argumentistas e fãs do género para partilharem connosco os seus filmes de terror de favoritos, e as suas escolhas informaram a nossa lista dos melhores filmes de terror de sempre. Em baixo encontram-se as escolhas dos notáveis painelistas, de Guillermo del Toro a Simon Pegg e Alice Cooper.

Recomendado: Os 100 melhores filmes de terror de sempre

Os 100 melhores filmes de terror de sempre: as escolhas dos peritos

Simon Pegg

Simon Pegg é o autor de banda desenhada e actor inglês que dá a cara por Spaced, Hot Fuzz – Esquadrão de Província ou Zombies Party – Uma Noite... de Morte.

 

1. Zombie: A Maldição dos Mortos-Vivos/ Dawn of the Dead (George A. Romero, 1978)

2. Veio do Outro Mundo/ The Thing (John Carpenter, 1982)

3. Um Lobisomem Americano em Londres/ An American Werewolf in London (John Landis, 1981)

4. Shining/ The Shining (Stanley Kubrick, 1980)

5. O Exorcista/ The Exorcist (William Friedkin, 1973)

6. Alien, O Oitavo Passageiro/ Alien (Ridley Scott, 1979)

7. Suspiria (Dario Argento, 1977)

8. A Semente do Diabo/ Rosemary’s Baby (Roman Polanski, 1968)

9. Massacre no Texas/ The Texas Chain Saw Massacre (Tobe Hooper, 1974)

10. A Noiva de Frankenstein/ Bride of Frankenstein (James Whale, 1935)

Clive Barker

Clive Barker foi o ponta de lança do renascimento do terror britânico com a série de contos Books of Blood. Em 1987 estreou-se como argumentista e realizador em Fogo Maldito (Hellraiser), mas depois de O Senhor das Ilusões, em 1995, Barker abandonou a realização.

 

1. Holocausto Canibal/ Cannibal Holocaust (Ruggero Deodato, 1979)

2. O Exorcista/ The Exorcist (William Friedkin, 1973)

3. Education for Death (Clyde Geronimi, 1943)

4. Ataque de Pánico (Fede Alvarez, 2009)

5. A Serbian Film (Srdjan Spasojevic, 2010)

6. Saló ou Os 120 Dias de Sodoma/ Saló (Pier Paolo Pasolini, 1975)

7. Aquele Inverno em Veneza/ Don't Look Now (Nicolas Roeg, 1973)

8. Haute Tension – Alta Tensão/ High Tension (Alexandre Aja, 2003)

9. Olhos Sem Rosto/ Eyes Without a Face (Georges Franju, 1959)

10. Le Sang des Bêtes (Georges Franju, 1949)

Publicidade

Alice Cooper

Alice Cooper é um dos grandes nomes do rock pesado. Um senhor das trevas que, desde sempre, utilizou o imaginário do cinema de terror, quer em palco quer nas capas dos seus álbuns.

 

1. A Purificação de Salém/ Salem’s Lot (Tobe Hooper, 1979)

2. Suspiria (Dario Argento, 1976)

3. A Casa Maldita/ The Haunting (Robert Wise, 1963)

4. O Circo das Almas/ Carnival of Souls (Herk Harvey, 1962)

5. A Noite dos Mortos-Vivos/ The Evil Dead (Sam Raimi, 1981)

6. As Noites de Halloween/ Halloween (John Carpenter, 1978)

7. No Céu Tudo É Perfeito/ Eraserhead (David Lynch, 1977)

8. Alien, O Oitavo Passageiro/ Alien (Ridley Scott, 1979)

9. 30 Dias de Escuridão/ 30 Days Of Night (David Slade, 2007)

10. A Maldição do Vale/ Silent Hill (Christopher Gans, 2006)

Roger Corman

Roger Corman é o rei da série B. Produziu mais de mil filmes de baixo orçamento de todos os géneros, mas com inclinação particular para o terror, e foi o mentor de inúmeros cineastas. É ainda um excelente argumentista e realizador.

 

1. O Gabinete do Doutor Caligari/ The Cabinet of Dr Caligari (Robert Wiene, 1920)

2. Nosferatu – O Vampiro/ Nosferatu: Eine Symphonie des Grauens (F.W. Murnau, 1922)

3. Psico/ Psycho (Alfred Hitchcock, 1960)

4. Shining/ The Shining (Stanley Kubrick, 1980)

5. Alien – O Oitavo Passageiro/ Alien (Ridley Scott, 1979)

6. O Exorcista/ The Exorcist (William Friedkin, 1973)

7. As Diabólicas/ Les Diaboliques (Henri-Georges Clouzot, 1955)

8. A Semente do Diabo/ Rosemary’s Baby (Roman Polanski, 1968)

9. Pesadelo em Elm Street/ A Nightmare on Elm Street (Wes Craven, 1984)

10. As Noites de Halloween/ Halloween (John Carpenter, 1978)

Publicidade

Joe Dante

Joe Dante já esqueceu mais sobre cinema do que alguns de nós alguma vez saberão. O humor percorre muito do seu trabalho, desde a sátira aos filmes de lobisomens, em O Uivo da Fera, passando por Gremlins – O Pequeno Monstro, um filme de terror para toda a família.

 

1. Os Inocentes/ The Innocents (Jack Clayton, 1961)

2. O Homem Que Vendeu a Alma/ The Devil and Daniel Webster (William Dieterle, 1941)

3. A Noiva de Frankenstein/ Bride of Frankenstein (James Whale, 1935)

4. A Noite do Demónio/ Night of the Demon (Jacques Tourneur, 1957)

5. O Túmulo Vazio/ The Body Snatcher (Robert Wise, 1945)

6. O Homem Lobo/ The Wolf Man (George Waggner, 1941)

7. A Sombra do Caçador/ The Night of the Hunter (Charles Laughton, 1955)

8. Lisa and the Devil (Mario Bava, Alfredo Leone, 1974)

9. O Horror de Drácula/ Dracula (Terence Fisher, 1958)

10. Olhos Sem Rosto/ Eyes Without a Face (Georges Franju, 1959)

Frank Darabont

Frank Darabont é argumentista e realizador de adaptações de Stephen King, como Os Condenados de Shawshank, À Espera de Um Milagre ou Nevoeiro Misterioso. Foi também quem levou a série de banda desenhada The Walking Dead para a televisão.

 

1. O Exorcista/ The Exorcist (William Friedkin, 1973)

2. Alien, O Oitavo Passageiro/ Alien (Ridley Scott, 1979)

3. Veio do Outro Mundo/ The Thing (John Carpenter, 1982)

4. A Mosca/ The Fly (David Cronenberg, 1986)

5. A Noite dos Mortos-Vivos/ Night of the Living Dead (George A. Romero, 1968)

6. A Invasão dos Violadores/ Invasion of the Body Snatchers (Philip Kaufman, 1978)

7. Frankenstein (James Whale, 1931)

8. O Silêncio dos Inocentes/ The Silence of the Lambs (Jonathan Demme, 1990)

9. Seven – 7 Pecados Mortais/ Se7en (David Fincher, 1995)

10. Dia dos Mortos/ Day of the Dead (George A. Romero, 1985)

Publicidade

Ruggero Deodato

Ruggero Deodato é o lendário realizador italiano responsável por A Armadilha e Holocausto Canibal, obra pioneira do subgénero falso documentário.

 

1. A Escada de Caracol/ The Spiral Staircase (Robert Siodmak, 1945)

2. Psico/ Psycho (Alfred Hitchcock, 1960)

3. O Silêncio dos Inocentes/ The Silence of the Lambs (Jonathan Demme, 1990)

4. Shining/ The Shining (Stanley Kubrick, 1980)

5. Carrie (Brian De Palma, 1976)

6. Os Pássaros/ The Birds (Alfred Hitchcock, 1963)

7. A Semente do Diabo/ Rosemary’s Baby (Roman Polanski, 1968)

8. O Exorcista/ The Exorcist (William Friedkin, 1973)

9. Os Outros/ The Others (Alejandro Amenábar, 2001)

10. Hostel (Eli Roth, 2005)

Robert Eggers

Robert Eggers é um realizador norte-americano cuja espantosa estreia na direcção, com A Bruxa, se tornou um grande êxito do cinema independente em 2016.

 

Sem qualquer ordem em particular:

Nosferatu, o Vampiro/ Nosferatu (F.W. Murnau, 1922)

Shining/ The Shining (Stanley Kubrick, 1980)

Possessão/ Possession (Andrzej Żuławski, 1981)

Twentynine Palms (Bruno Dumont, 2003)

Psico/ Psycho (Alfred Hitchcock, 1960)

A Pianista/ The Piano Teacher (Michael Haneke, 2001)

Os Inocentes/ The Innocents (Jack Clayton, 1961)

O Gabinete do Doutor CaligariCabinet of Dr. Caligari (Robert Wiene, 1920)

A Hora do Lobo/ Hour of the Wolf (Ingmar Bergman, 1970)

Alien, O Oitavo Passageiro/ Alien (Ridley Scott, 1979)

Publicidade

Robin Hardy

Robin Hardy dirigiu o muito querido clássico inglês O Sacrifício, filme que vê a sua reputação aumentar ano após ano. Morreu em 2016.

 

1. Carrie (Brian De Palma, 1976)

2. Alien, O Oitavo Passageiro/ Alien (Ridley Scott, 1979)

3. Psico/ Psycho (Alfred Hitchcock, 1960)

4. Os Pássaros/ The Birds (Alfred Hitchcock, 1963)

5. A Semente do Diabo/ Rosemary’s Baby (Roman Polanski, 1968)

6. Tubarão/ Jaws (Steven Spielberg, 1975)

7. Aquele Inverno em Veneza/ Don’t Look Now (Nicolas Roeg, 1973)

8. Cães de Palha/ Straw Dogs (Sam Peckinpah, 1971)

9. As Noites de Halloween/ Halloween (John Carpenter, 1978)

10. A Hora do Lobo/ Hour of the Wolf (Ingmar Bergman, 1967)

Monte Hellman

Um produto da escola Roger Corman, Monte Hellman é o realizador de culto por detrás de Duelo no Deserto e A Estrada Não Tem Fim. Em 1989 dirigiu Noite de Silêncio, Noite Sangrenta – Parte 3, já considerado um clássico do género.

 

1. Aquele Inverno em Veneza/ Don’t Look Now (Nicolas Roeg, 1973)

2. A Terra em Perigo/ Invasion of the Body Snatchers (Don Siegel, 1956)

3. Frankenstein, o Homem que Criou o Monstro/ Frankenstein (James Whale, 1931)

4. Drácula/ Dracula (Tod Browning, 1931)

5. A Dança da Morte/ Dead of Night (Alberto Cavalcanti, Charles Crichton, Basil Dearden, Robert Hamer, 1945)

6. The Ghost Breakers (George Marshall, 1945)

7. A Múmia/ The Mummy (Karl Freund, 1932)

8. O Retrato de Dorian Gray/ The Picture of Dorian Gray (Albert Lewin, 1945)

9. Shining/ The Shining (Stanley Kubrick, 1980)

10. A Semente do Diabo/ Rosemary’s Baby (Roman Polanski, 1968)

Publicidade

Stephen King

O escritor norte-americano Stephen King é uma das personalidades mais importantes da ficção de terror do último século. Ele escolheu 13 filmes, ordenados sem qualquer ordem particular, lista que deixámos passar simplesmente por ser Stephen King.

 

Deixa-me Entrar/ Let the Right One In (Tomas Alfredson, 2008)

A Última Casa à Esquerda/ The Last House On the Left (Dennis Iliadis, 2009)

Zombie: A Maldição dos Mortos-Vivos/ Dawn of the Dead (George A. Romero, 1978)

Pesadelo em Elm Street/ A Nightmare on Elm Street (Wes Craven, 1984)

O Exorcista/ The Exorcist (William Friedkin, 1973)

O Senhor Babadook/ The Babadook (Jennifer Kent, 2014)

Veio do Outro Mundo/ The Thing (John Carpenter, 1982)

Nas Costas do Diabo/ The Devil’s Backbone (Guillermo Del Toro, 2001)

A Mosca/ The Fly (David Cronenberg, 1986)

Tubarão/ Jaws (Steven Spielberg, 1975)

O Sexto Sentido/ The Sixth Sense (M. Night Shyamalan, 1999)

Poltergeist – O Fenómeno/ Poltergeist (Tobe Hooper, 1982)

O Projecto Blair Witch/ The Blair Witch Project (Daniel Myrick, Eduardo Sánchez, 1999)

Neil Marshall

Neil Marshall é o argumentista e realizador responsável pela revitalização do cinema de terror inglês graças a Lobos Assassinos e A Descida. Mais recentemente trabalhou na série Guerra dos Tronos da produtora HBO.

 

Sem qualquer ordem em particular:

Alien, O Oitavo Passageiro/ Alien (Ridley Scott, 1979)

Veio do Outro Mundo/ The Thing (John Carpenter, 1982)

Tubarão/ Jaws (Steven Spielberg, 1975)

Um Lobisomem Americano em Londres/ An American Werewolf in London (John Landis, 1981)

Morte Cerebral/ Braindead (Peter Jackson, 1992)

O Nevoeiro/ The Fog (John Carpenter, 1979)

Fim-de-Semana Alucinante/ Deliverance (John Boorman, 1972)

A Casa Maldita/ The Haunting (Robert Wise, 1963)

O Génio do Mal/ The Omen (Richard Donner, 1976)

A Morte Chega de Madrugada/ Evil Dead II (Sam Raimi, 1987)

Publicidade

Kim Newman

Kim Newman é um popular especialista em filmes de género, particularmente quando o género é o terror. Escreve regularmente em revistas, como a Empire e a Sight & Sound, sendo frequentes a suas presenças televisivas.

 

Por ordem cronológica:

A Velha Casa Sombria/ The Old Dark House (James Whale, 1932)

A Pantera/ Cat People (Jacques Tourneur, 1942)

O Balde de Sangue/ A Bucket of Blood (Roger Corman, 1959)

A Vítima do Medo/ Peeping Tom (Michael Powell, 1960)

A Noite dos Mortos-Vivos/ Night of the Living Dead (George A. Romero, 1968)

Let’s Scare Jessica to Death (John D. Hancock, 1971)

Daughters of Darkness (Harry Kümel, 1970)

O Massacre do Texas/ The Texas Chain Saw Massacre (Tobe Hooper, 1974)

As Noites de Halloween/ Halloween (John Carpenter, 1978)

Mulholland Drive/ Mulholland Dr. (David Lynch, 2001)

Greg Nicotero

Greg Nicotero é uma lenda entre os criadores de efeitos especiais cujo currículo inclui a criação do pé partido em Misery – O Capítulo Final, a cabeça que explode em Pulp Fiction e a prótese do pénis em Jogos de Prazer.

 

1. Tubarão/ Jaws (Steven Spielberg, 1975)

2. Zombie: A Maldição dos Mortos-Vivos/ Dawn of the Dead (George A. Romero, 1978)

3. O Exorcista/ The Exorcist (William Friedkin, 1973)

4. Alien, O Oitavo Passageiro/ Alien (Ridley Scott, 1979)

5. O Desvendar de um Mistério/ The Changeling (Peter Medak, 1979)

6. Psico/ Psycho (Alfred Hitchcock, 1960)

7. O Génio do Mal/ The Omen (Richard Donner, 1976)

8. A Noite dos Mortos-Vivos/ Night of the Living Dead (George A Romero, 1968)

9. Shining/ The Shining (Stanley Kubrick, 1980)

10. Veio do Outro Mundo/ The Thing (John Carpenter, 1982)

Publicidade

Bernard Rose

Bernard Rose é um argumentista e realizador nascido em Inglaterra que no seu currículo inclui dramas de época, como Paixão Imortal e Anna Karenina, mas também o espantoso Nas Trevas da Noite e o filme de culto O Assassino em Série.

 

1. Os Diabos/ The Devils (Ken Russell, 1971)

2. O Desvendar de um Mistério/ The Changeling (Peter Medak, 1979)

3. A Hora do Lobo/ Hour of the Wolf (Ingmar Bergman, 1967)

4. Saló ou Os 120 Dias de Sodoma/ Saló (Pier Paolo Pasolini, 1975)

5. O Inquilino/ The Tenant (Roman Polanski, 1976)

6. O Reino/ The Kingdom (Lars Von Trier, 1994)

7. Vem e Vê/ Come and See (Elem Klimov, 1985)

8. Aquele Inverno em Veneza/ Don’t Look Now (Nicolas Roeg, 1973)

9. Shining/ The Shining (Stanley Kubrick, 1980)

10. O Exorcista/ The Exorcist (William Friedkin, 1973)

Reece Shearsmith

Reece Shearsmith é um actor e argumentista mais conhecido pelo seu trabalho em comédias televisivas influenciadas pelo cinema de terror, como A Liga de Cavalheiros e Psychoville.

 

1. A Semente do Diabo/ Rosemary's Baby (Roman Polanski, 1968)

2. O Exorcista III/ The Exorcist III (William Peter Blatty, 1990)

3. Aquele Inverno em Veneza/ Don’t Look Now (Nicolas Roeg, 1973)

4. Shining/ The Shining (Stanley Kubrick, 1980)

5. Veio do Outro Mundo/ The Thing (John Carpenter, 1982)

6. O Génio do Mal/ The Omen (Richard Donner, 1976)

7. A Casa Maldita/ The Haunting (Robert Wise, 1963)

8. O Sacrifício/ The Wicker Man (Robin Hardy, 1973)

9. Nosferatu – O Vampiro/ Nosferatu: Eine Symphonie des Grauens (F.W. Murnau, 1922)

10. O Rei da Comédia/ The King of Comedy (Martin Scorsese, 1983)

Publicidade

Peter Straub

Peter Straub é um dos mais importantes escritores de ficção de terror norte-americanos. Entre os seus livros incluem-se Ghost Story, Koko e The Talisman, escrito a meias com Stephen King.

 

Sem qualquer ordem em particular:

BZ – Viagem Alucinante/ Jacob’s Ladder (Adrian Lyne, 1990)

Deixa-me Entrar/ Let the Right One In (Tomas Alfredson, 2008)

A Semente do Diabo/ Rosemary’s Baby (Roman Polanski, 1969)

A Sombra do Caçador/ The Night of the Hunter (Charles Laughton, 1955)

Repulsa/ Repulsion (Roman Polanski, 1965)

A Pantera/ Cat People (Jacques Tourneur, 1940)

Ring – A Maldição/ Ringu (Hideo Nakata, 1998)

A Vítima do Medo/ Peeping Tom (Michael Powell, 1960)

Psico/ Psycho (Alfred Hitchcock, 1960)

No Céu Tudo É Perfeito/ Eraserhead (David Lynch, 1977)

Guillermo del Toro

O trabalho do produtor, argumentista e realizador mexicano Guillermo del Toro mistura terror e fantasia. Entre os seus filmes encontram-se Nas Costas do Diabo, O Labirinto do Fauno, A Forma da Água e a série Hellboy, entre outros.

 

1. A Noiva de Frankenstein/ Bride of Frankenstein (James Whale, 1935)

2. Possessão/ Possession (Andrzej Zulawski , 1981)

3. Shining/ The Shining (Stanley Kubrick, 1980)

4. Nosferatu – O Vampiro/ Nosferatu: Eine Symphonie des Grauens (FW Murnau, 1922)

5. A Semente do Diabo/ Rosemary’s Baby (Roman Polanski, 1968)

6. Os Inocentes/ The Innocents (Jack Clayton, 1961)

7. Alien, O Oitavo Passageiro/ Alien (Ridley Scott, 1979)

8. A Sombra do Caçador/ The Night of the Hunter (Charles Laughton, 1955)

9. A Feitiçaria Através dos Tempos/ Häxan: Witchcraft Through the Ages (Benjamin Christensen, 1922)

10. A Parada dos Monstros/ Freaks (Tod Browning, 1932)

Publicidade

Ti West

Ti West é um argumentista e realizador norte-americano responsável por filmes arrepiantes como House of the Devil e Hóspedes Indesejados.

 

1. Shining/ The Shining (Stanley Kubrick, 1980)

2. O ExorcistaThe Exorcist (William Friedkin, 1973)

3. A Semente do Diabo/ Rosemary’s Baby (Roman Polanski, 1968)

4. Tubarão/ Jaws (Steven Spielberg, 1975)

5. O Desvendar de um Mistério/ The Changeling (Peter Medak, 1979)

6. Psico/ Psycho (Alfred Hitchcock, 1960)

7. Alien, O Oitavo Passageiro/ Alien (Ridley Scott, 1979)

8. A Noite dos Mortos-Vivos/ Night of the Living Dead (George A. Romero, 1968)

9. Massacre no Texas/ The Texas Chain Saw Massacre (Tobe Hooper, 1974)

10. As Noites de Halloween/ Halloween (John Carpenter, 1978)

Ben Wheatley

O segundo filme do argumentista e realizador britânico Ben Wheatley, Uma Lista a Abater, é, simplesmente, o melhor cruzamento entre policial e terror jamais realizado. Na sua obra incluem-se ainda Assassinos de Férias, A Field in England, Arranha-Céus e Free Fire.

1. Vem e Vê/ Come and See (Elem Klimov, 1985)

2. Zombie: A Maldição dos Mortos-Vivos/ Dawn of the Dead (George A. Romero, 1978)

3. Experiência Alucinante/ Videodrome (David Cronenberg, 1982)

4. Veio do Outro Mundo/ The Thing (John Carpenter, 1982)

5. Shining/ The Shining (Stanley Kubrick, 1980)

6. Juventude Sem Freio/ Scum (Alan Clark, 1979)

7. A Teia/ Threads (Mick Jackson, 1984)

8. Holocausto Canibal/ Cannibal Holocaust (Ruggero Deodato, 1979)

9. Aquele Inverno em Veneza/ Don’t Look Now (Nicolas Roeg, 1973)

10. A Morte Chega de Madrugada/ Evil Dead II (Sam Raimi, 1987)

Outros clássicos do cinema

Filmes

Clássicos de cinema para totós

Farto de não fazer ideia do que falam os cinéfilos à volta? Cansado de se perder em referências desconhecidas quando se fala de cinema? O “cinema para totós” quer resolver esse problema no melhor espírito de serviço público. Ora atente em cada uma destas dez lições cheias de clássicos de cinema.

Filmes

50 dos melhores filmes clássicos de sempre

Comédias e westerns, policiais e melodramas, ficção científica e fantástico, sem esquecer o musical, fazem parte desta lista de melhores filmes clássicos. Nela encontramos obras de realizadores como Buster Keaton, Fritz Lang, Ingmar Bergman, John Ford, Howard Hawks, Fellini, Truffaut, Godard, Luchino Visconti ou Martin Scorsese, entre muitos, muitos outros.   

Publicidade