Lisboa icon-chevron-right Os melhores filmes de Natal para crianças... E os pais delas

Os melhores filmes de Natal para crianças... E os pais delas

O Natal é das crianças, e as crianças gostam de filmes de Natal. E os crescidos também. Estes filmes dão para todos
The Polar Express
O Expresso Polar é um dos melhores filmes de Natal para os mais novos
Por Editores da Time Out Lisboa |
Publicidade

A Time Out Lisboa escolheu dez filmes irrecusáveis para esta época. Bons para os mais pequenos mas para os adultos também, pois a lista não inclui cinema infantil puro e duro. Há desde produções mais recentes, como Frozen – O Reino do Gelo, de Chris Buck e Jennifer Lee, e títulos de boa memória dos 90s, como Sozinho em Casa, de Chris Columbus, ou O Estranho Mundo de Jack, dirigido por Henry Selick e produzido por Time Burton, a clássicos tão intemporais como Feliz Natal, Charlie Brown (1965), de Bill Melendez.

Recomendado: Os melhores filmes de Natal para ver em família

Os melhores filmes de Natal para crianças... E os pais delas

Feliz Natal, Charlie Brown (1965)

É "o" clássico natalício absoluto do cinema de animação, com realização de Bill Melendez (que também faz a voz de Snoopy) e escrito pelo próprio Charles M. Schulz. Charlie Brown está desiludido com o comercialismo que domina a quadra, e Lucy propõe-lhe ser o encenador da peça de Natal da escola. Destaque ainda para a banda sonora de Vince Guaraldi, também um dos melhores discos de Natal.

Sozinho em Casa (1990)

Chris Columbus, com argumento de John Hughes, deu a Macaulay Culkin o melhor papel da sua carreira nesta comédia em que uma larga família vai de viagem e, no meio da confusão da partida, deixa para trás o filho mais novo. Por sua própria conta, numa casa onde não falta nada, o miúdo vai tirando o melhor partido possível da situação, até que os bandidos mais estúpidos e trapalhões do hemisfério (Joe Pesci e Daniel Stern) resolvem assaltar a casa. Para mal dos seus pecados.

Publicidade

O Conto de Natal dos Marretas (1992)

Jim Henson e companhia trazem-nos a sua própria versão – e ainda por cima em registo musical – da clássica história vitoriana do velho e forreta senhor Scrooge, aqui interpretado por Michael Caine, que enfrenta a pressão do(s) espírito(s) do Natal. E, neste caso, a pressão também do charme cómico alucinado dos famosos bonecos. Oelenco, ou mais exactamente o casamento personagens-bonecos, é inesquecível, com o sapo Cocas a fazer de Bob Cratchit e o seu sobrinho Robin no papel do pequeno Tim.

O Estranho Mundo de Jack (1993)

Com produção, história original e personagens concebidas por Tim Burton, e realização a cargo de Henry Selick, O Estranho Mundo de Jack consegue meter Natal e Halloween num só filme, e ser uma animação musical de terror e mesmo assim manter o espírito natalício. Tudo gira em redor do fascínio de Jack Skellington, o rei da Cidade do Halloween, pela quadra natalícia.

Publicidade

Grinch (2000)

Realizado por Ron Howard, a partir de um argumento de Jeffrey Price e Peter S. Seaman, adaptado do livro How the Grinch Stole Christmas, de Dr. Seuss, esta versão da história do Grinch é um clássico de Natal dos anos 2000. O filme centra-se na personagem homónima, uma criatura verde e malévola, interpretada por Jim Carrey, cujo grande objectivo é roubar o Natal da pequena localidade de Whoville. O que não vai ser tarefa fácil.

Elf – O Falso Duende (2003)

Comecemos pelo óbvio: qualquer filme com Will Ferrell é uma delícia. E que pode ser uma delícia de Natal, como é o caso de Elf – O Falso Duende, filme realizado por Jon Favreau em 2003. Como tantas outras crianças, Buddy é criado como elfo, no Pólo Norte, na oficina do Pai Natal. A coisa começa a ficar estranha quando Buddy cresce o dobro (ou muito mais que o dobro) do que os restante amigos. Aí, com mais tamanho, descobre que o seu pai biológico vive em Nova Iorque e vai a seu encontro. Quando chega à cidade percebe que já ninguém ali tem espírito natalício. E, como bem sabemos, isso não pode continuar assim. Nota final: Zooey Deschanel também entra no filme. 

Publicidade

O Expresso Polar (2004)

Eis adaptação ao cinema, em animação digital, do livro infantil de Chris van Allsburg sobre um comboio mágico que transporta as crianças ao Pólo Norte, onde vivem e trabalham o Pai Natal e os seus ajudantes. Realizado por Robert Zemeckis, O Expresso Polar foi o primeiro filme em que todos os actores interpretaram os seus papéis utilizando a tecnologia de motion capture.

Arthur Christmas (2011)

É de 2011 este filme britânico animado a 3D e que persegue a mais importante premissa natalícia: como é que é possível o Pai Natal chegar a todas as casas do mundo? Pode até nem interessar tanto aos adultos, mas, vá por nós, os miúdos só querem saber disto. Realizado por Sarah Smith e com vozes de James McAvoy, Hugh Laurie, Jim Broadbent, Bill Nighy, Arthur Christmas desvenda uma sistema ultra-high-tech de entrega de prendas que cumpre a tarefa com a maior brevidade e distinção. No final do visionamento diga aos seus filhos que isto é só um filme e que o cinema serve para enganar as pessoas. 

Publicidade

A Origem dos Guardiões (2012)

Quando o espírito maligno Pitch lança um ataque à Terra, os Guardiões – compostos pelo Pai Natal, o Coelho da Páscoa, a Fada dos Dentes e outros ilustres do imaginário colectivo – unem-se para proteger a inocência das crianças por todo o mundo. Chris Pine, Alec Baldwin, Jude Law, Hugh Jackman ou Isla Fisher são alguns dos actores que emprestam a voz às personagens desta produção da Dreamworks nomeada para Melhor Filme de Animação nos Globos de Ouro norte-americanos.

Frozen: O Reino do Gelo (2013)

Neste clássico recente da Disney, com um gesto largo da mão, Elsa consegue cobrir qualquer coisa à sua volta de gelo e neve. Todavia, os poderes de congelamento da princesa de Arendelle quase mataram a sua irmã, Anna, e em resultado disso Elsa está presa num quarto dentro do seu castelo, onde vai permanecer até à maioridade, quando chegar a hora de ser coroada rainha. Nesse dia, porém, e sem surpresa, as coisas correm muito mal e as duas manas – com a ajuda de um boneco de neve que sonha com a Primavera – têm de trabalhar em conjunto para salvar o reino de mergulhar para sempre num Inverno sinistro.

 

A época festiva no grande (e no pequeno) ecrã

The Nightmare Before Christmas
Photograph: Courtesy The Nightmare Before Christmas
Filmes

Sete filmes de Natal alternativos

Há filmes de Natal, filmes para o Natal, filmes com o Natal por fundo. Ora, estando os novos nos cinemas e praticamente todos os outros alinhados para as programações televisivas, as alternativas, no entanto, são muitas. E algumas até acrescentam um bocadinho de consciência, para compensar consumismo e comezaina. 

Filmes

Os melhores filmes animados de Natal

Animações tradicionais como Feliz Natal, Charlie Brown e Um Conto de Natal do Mickey, ou recorrendo a tecnologia digital, como Polar Express, estão em destaque nesta lista temática de desenhos animados passados durante o Natal.

Publicidade
Filmes, Comédia

O Natal, em 10 episódios hilariantes de séries de televisão

Nas séries The Simpsons, Friends, Seinfeld, The Office ou 30 Rock, o Natal não é propriamente paz e amor. Há peripécias, piadas politicamente incorrectas e muitos disparates no sapatinho. Juntámos 10 episódios especiais de Natal de 10 séries de comédia para entrar no espírito. Ou então não. 

More to explore

Publicidade