
Os melhores momentos dos Óscares 2019
Quais foram os momentos que marcaram a 91ª cerimónia de entrega dos Óscares?
A 91ª cerimónia de entrega dos Óscares ainda agora acabou mas nós queremos saber como será recordada. De que é que se vai falar daqui a 12 meses ou 12 anos? Estas são as nossas apostas.
Veja aqui os vencedores dos Óscares 2019
Os melhores momentos dos Óscares 2019


O primeiro Óscar do Netflix (mais ou menos)
Melhor Realizador e Melhor Fotografia. Os prémios são para o realizador mexicano Alfonso Cuáron mas a plataforma de streaming sai vencedora, ainda que indirectamente. Foi a Netflix quem produziu o filme Roma, a prova de que o futuro do cinema pode estar neste tipo de distribuição.



O discurso de Olivia Colman
Há muitos actores que dizem “não estava nada à espera de ganhar” mas poucos mostram surpresa de forma tão genuína como Olivia Colman fez. A actriz principal de A Favorita fez os agradecimentos-tipo – os filhos, o marido, as suas co-protagonistas – mas não esqueceu a concorrência. Glenn Close, que à sétima nomeação não conseguiu nenhum troféu, foi lembrada: “És o meu ídolo há muito tempo”, disse.



O apresentador (ou a falta de um)
A cerimónia deste ano foi marcada pela ausência de um apresentador. Depois da desistência de Kevin Hart a academia resolveu não escolher ninguém para capitanear a cerimónia. O resultado? Ninguém deu pela falta de um apresentador e a cerimónia decorreu sobre rodas. Será este o modelo adoptado para os Óscares de agora em diante?



O fato de Spike Lee
Podemos começar por falar do fato roxo do realizador de Blackkklansman - O Infiltrado. Deu nas vistas, é verdade. Mas o seu discurso causou um impacto semelhante. O vencedor do Óscar para Melhor Argumento Adaptado falou do momento político que se vive na América e incentivou os seus compatriotas a “fazer a coisa certa” em 2020. Mais tarde, Lee referiu com ironia que “sempre que há alguém a conduzir alguém, eu perco” numa alusão a Green Book, o vencedor de melhor filme que acabou com as esperanças de Lee. Recorde-se que no ano em que estreou “Do The Right Thing”, a obra-prima de Spike Lee, o vencedor de Melhor Filme foi “Driving Miss Daisy”.



A interpretação de Shallow
O momento em que Lady Gaga e Bradley Cooper cantam o refrão de Shallow bochecha-a-bochecha foi um dos mais bonitos e comoventes da cerimónia. A canção parece feita para este tipo de eventos e a química entre os dois actores é inegável. Como se isso não bastasse, Lady Gaga viria a ganhar o Óscar para Melhor Canção Original. Merecidíssimo.



Os Óscares de Black Panther
Mesmo antes de ganhar qualquer estatueta, este filme de super-heróis já tinha um impacto cultural gigante. De todos os candidatos, era aquele que tinha a maior pegada mediática e o maior legado, por ser o primeiro filme de um super-herói negro. Os Óscares de Melhor Cinematografia, Melhor Banda Sonora Original e Melhor Guarda-Roupa ajudam a cimentar a lenda.



As vitórias de Green Book
O vencedor na categoria de Melhor Filme não é consensual. Green Book - O Guia aborda o problema do racismo através da perspectiva de um homem branco e foi acusado de “whitewashing” - de ser um filme condescendente e banal. Para além de vencer na categoria principal, o filme valeu a Mahershala Ali o Óscar de melhor actor secundário. É o segundo Óscar na mesma categoria para o actor que também brilhou em Moonlight, de 2017.



Apanhe o comboio dos Óscares no MEO Videoclube
Ainda não viu todos os filmes premiados? O MEO VideoClube dá-lhe uma mãozinha. Assim Nasce Uma Estrela teve oito nomeações mas apenas levou para casa o Óscar de Melhor Canção Original. Mas melhor do que ouvir a “Shallow” vezes e vezes sem conta é conhecer a história à volta dela. Outro dos vencedores da noite, Blackkklansman: O Infiltrado, também está no MEO Videoclube. A história de Spike Lee sobre um negro infiltrado no Klu Klux Klan valeu-lhe um Óscar de Melhor Argumento adaptado.
Continue a brincar aos Óscares
Que tipo de espectador dos Óscares és tu?
És um Oscarmaníaco ou um espectador casual que está ali só para comentar os vestidos, ouvir as canções ou ver caras de actores conhecidos e dizer “ah, este pensava que já tinha morrido!”?
Jogue o Bingo dos Óscares 2019 e habilite-se a ganhar um prémio
Está a planear ver os Óscares com os amigos? Ou sozinho com um balde de pipocas? Independentemente de ser um espectador regular ou ocasional, o Bingo Óscares 2019 é o jogo perfeito para não perder pitada da cerimónia, não adormecer a meio e ainda se habilitar a ganhar um prémio.