Quinta do Convento (Suíte nupcial)
© Quinta do Convento (Suíte nupcial)

A sério que isto existe? Os Airbnb mais excêntricos de Lisboa

Alguma vez pensou dormir num palácio? Num autocarro? Na antiga casa de Cristiano Ronaldo? Ou numa torre templária? Pois fique a saber que é possível. Em Lisboa e nos Airbnb mais excêntricos.

Ricardo Farinha
Publicidade

Uma das coisas mais curiosas de explorar o Airbnb é que na plataforma digital tanto se encontram casas comuns como aquelas em que vivemos — e acessíveis, como ofertas alternativas e verdadeiramente excêntricas. Desde barcos a autocarros, passando por palácios, residências históricas ou antigas casas de celebridades (como o apartamento que Cristiano Ronaldo teve na Avenida da Liberdade), não faltam opções extravagantes na capital e arredores. Podem ser a desculpa que faltava para passar umas férias em Lisboa ou uma ideia mirabolante quando nos falta inspiração para uma escapadinha ou uma noite especial e inesquecível. Aqui estão cinco das casas mais extravagantes que descobrimos.

Recomendado: Quarenta coisas incríveis para fazer em Lisboa

Os Airbnb mais excêntricos da região de Lisboa

  • Hotéis
  • Apartamentos para alugar
  • Santos

Este palácio na Rua das Janelas Verdes que foi habitado pelos Maias no histórico romance de Eça de Queirós está disponível a partir dos 8125€ por noite, o que significa que é uma das propriedades mais caras para arrendar na cidade através do Airbnb. Construído em 1767 a partir de uns edifícios do século XVII (que terão sobrevivido ao sismo de 1755), foi casa de burgueses e nobres, passando de geração em geração, até se tornar parte dos bens da casa de Palmela e dos viscondes de Asseca. Em 2011, ainda na família, foi transformado numa unidade de alojamento local.

É uma propriedade de luxo, com 16 suítes, diversos salões (um deles com uma lareira antiga de cobre) e uma ampla zona exterior com piscina, bar, terraços e um pátio privado. A grande maioria dos interiores foi mantida ao longo dos anos e o Palácio Ramalhete continua a destacar-se pelos tectos de estuque, os pisos de madeira polida ou o uso de veludo, entre outros elementos clássicos e elegantes. O aluguer inclui serviço de pequeno-almoço e funcionários presentes no local 24 horas por dia, para manter todas as comodidades e a limpeza do espaço. Ao longo dos anos passaram por lá personalidades como os duques de Windsor ou o Rei Manuel II. E chegou a ser referida como a futura casa de Madonna em Lisboa.

  • Hotéis
  • Apartamentos para alugar
  • Grande Lisboa

Esta antiga casa senhorial do século XIX, que fica no concelho de Alenquer, foi transformada em 1996 num turismo de habitação. A propriedade dispõe de vários quartos, incluindo instalações viradas para o enoturismo, mas aquela que de facto se destaca é a “suíte nupcial” que ocupa uma antiga “torre templária”, como descrevem os proprietários, no topo de um monte na Serra de Montejunto. Com uma vista deslumbrante, tem um quarto e uma sala de estar com banheira no piso de baixo. Os hóspedes desta suíte romântica têm acesso à piscina, spa, centro de fitness, campos de ténis e aos vinhos da adega da propriedade. Será, certamente, uma estadia diferente.

Publicidade
  • Hotéis
  • Apartamentos para alugar
  • Mafra/Ericeira

Uma família de quatro pessoas comprou, remodelou e viveu neste autocarro durante cerca de um ano, enquanto viajou. Quando voltou, instalou a viatura vintage e renovada na zona da Ericeira para funcionar como Airbnb. A ideia não é conduzir nem mover-se de um lado para outro, mas permanecer naquela área que tem uma oferta bastante vasta, desde o surf ao peixe, passando pelas paisagens naturais.

Embora seja um antigo autocarro, tem espaço para acomodar confortavelmente quatro pessoas, sendo que inclui ainda uma cama adicional que pode ser usada por uma criança. Além disso, tem uma cozinha equipada, uma casa de banho e uma pequena zona de estar. O autocarro está instalado numa “paragem” que inclui uma zona exterior de refeições, perfeita para relaxar depois de um dia a passear ou a surfar. Com uma grande componente ecológica, tem painéis solares que geram electricidade e sanitário de compostagem.

  • Hotéis
  • Apartamentos para alugar
  • Avenida da Liberdade

Antes de adquirir o apartamento na Rua Castilho que esteve envolvido numa grande controvérsia graças à famosa marquise, Cristiano Ronaldo teve uma casa mesmo na Avenida da Liberdade, que entretanto foi vendida a um proprietário estrangeiro, e que agora está no mercado de alojamento chegou em Junho de 2023 ao Airbnb. 

O apartamento foi todo remodelado na altura de Cristiano Ronaldo. Tem uma decoração sofisticada em tons beges e pretos e alguns apontamentos em dourado, com bastantes áreas espelhadas. Com três quartos, pode acolher cinco pessoas com todo o conforto. A sala é bastante ampla, tendo inclusive um piano de cauda. Tem ainda uma zona de refeições à parte, junto a uma cozinha totalmente equipada. 

Um dos quartos inclui uma banheira de imersão, e uma das casas de banho tem uma espécie de tanque dividido para se fazer banhos quentes e frios, uma técnica usada pelo futebolista para manter o rendimento desportivo e a boa forma física. O apartamento dispõe de elevador no interior, e estacionamento privado para quatro veículos. 

A empresa que gere a habitação, a Inside Cascais, não tem dúvidas de que irá ser um sucesso junto dos fãs de CR7. No mínimo, os hóspedes têm de alugar a casa durante uma semana.

Publicidade
  • Hotéis
  • Apartamentos para alugar
  • Grande Lisboa

É na luxuosa Herdade da Aroeira, na Margem Sul do Tejo, junto da Fonte da Telha, que pode descobrir esta casa de construção peculiar. Com um formato relativamente redondo e uma arquitectura original, é uma villa de cinco quartos (que podem acolher 10 hóspedes), divididos por dois pisos. Tem uma cozinha equipada e uma sala de estar. Já no andar inferior há um ginásio, garagem e zona de lavandaria. No exterior existe uma piscina bem junto do jardim perfeito para estender a toalha e apanhar sol.

Outros Airbnb

  • Hotéis
  • Apartamentos para alugar

Quando se viaja com os miúdos, é preciso ter alguns factores em conta. O ideal são alojamentos mais espaçosos e arejados, em zonas tranquilas, de preferência com áreas ao ar livre e até — porque não? — jardins ou piscinas. Na região de Lisboa, existem uma série de Airbnb pensados para acolher famílias com crianças — alguns dos quais até incluem, imagine-se, brinquedos.

Publicidade
  • Hotéis
  • Apartamentos para alugar

Conhecida principalmente pelas praias, mas também pelos jardins, museus, casas cheias de charme e restaurantes, com destaque para os de peixe e marisco, a carismática vila de Cascais é uma das grandes atracções turísticas da região de Lisboa e um dos melhores sítios para passar uns dias de férias  sobretudo no Verão, quando faz calor e apetece passear. Além do mar, muitos dos alojamentos da vila incluem piscinas, para mergulhos ou banhos de sol, espaços ideais para descontrair e relaxar, em família ou com amigos. O melhor é que Cascais fica a apenas uma viagem de comboio do centro de Lisboa, e a uma distância curta da Serra de Sintra. Se optar pela vila, estes são alguns dos melhores Airbnb onde pode ficar.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade