Fortaleza do Guincho: no quentinho de um forte

Dentro desta fortaleza não há frio, nem sinal de ventania, e se quer dormir ao som das ondas vai ter de abrir as janelas
fortaleza do guincho
©Cátia Barbosa
Por Catarina Moura |
Publicidade

Antes de fazer check-in na Fortaleza do Guincho esteja seguro de quantos minutos são precisos para que os seus ovos quentes fiquem no ponto ideal. Ao pequeno-almoço – para muitos o ponto alto da experiência de um hotel – confrontaram-nos com esta pergunta e uma mera descrição da gema líquida não chegou.

O serviço de sala atencioso, tanto ao pequeno-almoço como ao almoço e jantar (quando entra em acção a carta de Miguel Rocha Vieira, o chef que tem uma estrela Michelin neste restaurante), é um dos pontos de maior conforto de toda a experiência do hotel. À boa maneira da fortaleza do século XVII em que estamos, não há serviços de spa ou piscina, mas antes uma grande relação com o mar.

 

fortaleza do guincho
CATIA BARBOSA

A ideia romântica de ir dormir a ouvir as ondas a bater e o vento a uivar não se vai necessariamente concretizar: dentro dos quartos não se ouve nada – há que abrir os vidros duplos e sofrer as consequências da temperatura exterior. Mas uma chaise longue numa espécie de pequena marquise existente em alguns quartos poderá compor o cenário, até porque tem por lá uma manta estrategicamente colocada.

De resto, todo o ambiente remete para o luxo de um forte antigo, com o chão de tijoleira escura, carpetes decoradas, cortinados pesados nas janelas. Mesmo as entradas dos quartos, reunidas numa espécie de claustro interior, têm um ar antigo – portas baixas em tábuas de madeira dão acesso a cada quarto, alguns de frente para um pátio onde há espreguiçadeiras.

 

fortaleza do guincho
Pedro Sampayo Ribeiro

O forte desta fortaleza está na cozinha com o mesmo nome. O restaurante ganhou uma estrela em 2001 e assim se mantém até hoje – na altura com uma poderosa influência da escola francesa, agora com uma grande inspiração no mar, mesmo ali a dois passos, nos produtos da zona – Gil Fernandes, sous-chef, costumava ir para as dunas apanhar ingredientes para fortalecerem o processo criativo da equipa, e a sobremesa Dunas do Guincho ganhou o seu lugar na ementa.

Não será surpreendente que o horário marcado para a refeição nesta sala forrada a carpete e com vista para o oceano seja para respeitar rigorosamente. Se falhar, é provável que perca o lugar, se chegar a tempo, o que o espera é uma viagem pela gastronomia portuguesa, dos snacks que imitam coisas como a popular secagem de peixe ao sol, à homenagem ao porco (na foto), ou à sopa da pedra reinterpretada, com duas mãos de puré de feijão “que representam a dádiva”, conta-nos a equipa de sala, sempre pronta a contar mais histórias sobre cada prato.

Publicidade
fortaleza do guincho
DR
Hotéis

Um serviço atencioso

icon-location-pin Cascais

Nas salas ao lado, para os que não conseguiram lugar no restaurante, serve-se a carta de bar, com tábuas, hambúrgueres, petiscos como choco frito ou o saboroso esparguete de lavagante.

Ao pequeno-almoço a atenção da equipa é semelhante, embora a refeição seja muito mais terra a terra. O cuidado vai ao ponto de confirmarem com o cliente em quantos minutos farão o seu ovo quente. Para que não haja indecisões, se gosta de uma gema a escorrer, quatro minutos farão o serviço.

Plano de Fuga

Monte da Estrela
©DR
Hotéis, Hotéis de charme

Monte da Estrela: há estrelas no Grande Lago

O pote estava lá. Estava lá, à espera que Brites Pires e a família o encontrassem. Ficaria na casa recuperada, para decoração, decidiram em conjunto em 2010, muito antes de saber que aquele terreno de 10 hectares seria mais do que um voltar às raízes. Hoje, o pote está no escurinho da adega do Monte da Estrela – e é lá dentro que se produzem  artesanalmente 600 litros de vinho por ano.

Hotéis

Lucky's Guest House: dormir à campeão

Abriu há pouco mais de seis meses e fica a 400 metros da estação de São João do Estoril, numa moradia onde funcionou o Consulado do Luxemburgo e que agora foi transformada numa espécie de hotel de charme muito bem disfarçado por fora. Lá dentro, o improvável.

Publicidade
Viagens

Aqua Village Health Resort & SPA: luxo em família

A diferença está nos detalhes e depressa percebemos porque é que o Aqua Village Health Resort & SPA, a poucos quilómetros de Oliveira do Hospital, foi considerado este ano o melhor hotel de luxo para famílias pelos Luxury Travel Awards, entregues pelo guia de luxo britânico Luxury Travel Guide.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com