A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
crianças
Fotografia: Alexander Dummer/ Unsplash

Actividades online para entreter as crianças

Já não sabe como entreter os miúdos? Experimente estas actividades online e evite revirar a casa do avesso

https://media.timeout.com/images/105796494/image.jpg
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A vida lá fora começa a retomar a normalidade, mas num período de incertezas o conforto e a segurança de casa nunca falham. Sobretudo se for capaz de entreter os miúdos sem perder a paciência nem revirar a sala de estar ou a cozinha do avesso. Para o ajudar, fomos à procura de actividades online para miúdos irrequietos, desde aulas de tecnologia para os mais cromos até sessões de yoga para os mais ágeis, sem esquecer histórias para os adormecer a todos, claro. Depois de tanta brincadeira, é importante recarregar baterias.

Recomendado: Desafio Time In: uma ideia por dia para entreter as crianças

Actividades online para crianças

  • Miúdos

Se há poucas semanas alguém perguntasse a Ana Sofia Barrias se era possível ter aulas de yoga através do computador, a fundadora da escola Sunshine Yoga era capaz de responder: “Nem pensar!” Mas, de repente, tudo mudou. “Estes tempos de adaptação fizeram-nos abrir as portas a um mundo novo online, de algo que pensávamos que só poderia acontecer presencialmente”, diz entre sessões em live streaming para bebés, crianças e famílias.  Fique a conhecer melhor esta e outras escolas de yoga que tiveram de se reinventar em tempo de pandemia com aulas online para miúdos.

  • Miúdos

As crianças parece que já nascem a saber dominar computadores, telefones, tablets, drones e outros gadgets, mas para os preparar para o futuro como deve de ser, nada como apostar em escolas de tecnologia, com aulas de programação, robótica, apps ou Youtube. A quarentena obrigou famílias inteiras a ficar em casa, mas isso não é impedimento para os miúdos continuarem a aprender – e o que não falta são escolas que se reinventam e dão aulas online. Caso destas três, com diferentes propostas para entreter e formar em tempo de confinamento.

Publicidade
  • Coisas para fazer

A quantidade certa de luz, exercício físico suficiente e um sono regrado. São estes os três factores principais para manter intactas as nossas faculdades físicas e mentais, sobretudo quando temos de viver isolados, num espaço confinado, durante muito, muito tempo. A conclusão é da NASA, mas há pelo menos mais um segredo. A agência espacial norte-americana acredita na importância de manter um diário: passar para o papel as coisas simples do dia-a-dia, mas também os sentimentos mais complicados, é uma boa forma de não acumular frustrações nem ficar ansioso com o amanhã. Se ainda não começou o seu, está na hora. Aproveite e documente o seu plano de “treinos espaciais”. Andar à caranguejo, saltar à corda ou tentar bater o recorde do homem mais rápido do mundo são três das várias actividades propostas pela Missão X, um projecto educativo internacional, apoiado pela Agência Espacial Europeia e o ESERO Portugal. O programa é pensado para os miúdos, mas os crescidos também podem participar – e pôr à prova a coordenação, o equilíbrio, a força, a resistência, a agilidade e tempo de reacção.

  • Atracções
  • Zoológicos e aquários
  • Sete Rios/Praça de Espanha

O Jardim Zoológico de Lisboa já reabriu ao público, mas nem por isso encerrou a sua programação online. A conta de Youtube, o site e o blogue oficial do Zoo são os canais por onde os visitantes poderão descobrir novas informações sobre os habitantes da morada mais selvagem da cidade. Às terças-feiras, há vídeos sobre animais e plantas de todos os continentes; o blogue, por sua vez, continua a ser actualizado com notícias sobre o mundo animal; e o site mantem uma agenda actualizada das actividades online da Arca de Noé Lisboeta, incluindo de visitas guiadas virtuais.

Publicidade
  • Museus
  • Estrela/Lapa/Santos

O Museu da Marioneta tem partilhado actividades para recortar e montar e vários tutoriais de construção de marionetas para fazer em casa durante este período de isolamento e distanciamento social. Desde um atelier de construção de marionetas articuladas com fios até tutoriais para criar personagens em papel, o que não falta são sugestões de trabalhos manuais para fazer sozinho ou em família.

Oficinas de construção de transportes
  • Museus
  • Alcântara

Nesta fase, em que tem procurado estar virtualmente mais próximo do público, o Museu da Carris tem aproveitado para lançar uma série de “actividades do mês” para os miúdos fazerem em casa, sozinhos ou em família. Construir um eléctrico miniatura foi a primeira actividade proposta pelo Museu da Carris, que tem lançado vídeos todos os meses no canal de Youtube. E sempre acompanhados de um documento com a imagem “matriz” da actividade, para as famílias poderem imprimir em casa ou inspirarem-se e desenharem as suas próprias versões do transporte em foco.

Publicidade

O projecto de responsabilidade social e ambiental da The Navigator Company tem vindo a crescer de ano para ano, contribuindo para a educação ambiental de cada vez mais crianças e colocando-as em contacto com o maravilhoso mundo da floresta. Na plataforma Dá a mão à floresta, lançada em 2011, encontra jogos interactivos, como o jogo da forca reinventado, e vários episódios musicais e de desenhos animados, que também é possível encontrar no canal de Youtube do projecto.

Publicidade

“Há umas semanas, ouvi a minha mãe dizer ao meu pai que a avó tinha o novo coronavírus.” É assim que começa o novo livro da editora Ideias com História, lançado em parceria com a Direcção-Geral da Saúde (DGS), para ajudar crianças e jovens a lidarem com uma situação nova e inesperada, que obriga a novas rotinas diárias e à gestão de situações nem sempre fáceis de entender. Mas há mais: um site onde encontra várias actividades para imprimir, vídeos e até um jogo.

Para tornar os dias de isolamento social um pouco mais fáceis, os jornalistas das rádios da Media Capital Rádios (Rádio Comercial, M80, Smooth FM, Cidade FM e Vodafone FM) decidiram contar histórias para celebrar o passado Dia Internacional do Livro Infantil. Ouça a história de O Incrível Rapaz Que Comia Livros, A Que Sabe a Lua?, A Aventura, O Principezinho, A Cidade de Todos os Dias, Um Lobo Culto, A Branca de Neve e até O Sonho do Corona, um conto escrito por Maria Dantas Gouveia e ilustrado por Joana Araújo Espinal, que está disponível em várias línguas aqui.

Para entreter os miúdos em casa

  • Compras

Entreter os miúdos parece fácil, mas em casa às vezes é uma missão impossível. Com estas lojas de brinquedos online, não vai ter de mexer uma palha nem perder a paciência. Basta mandar vir. Desde uma revolucionária massa modelar, que dá dez a zero a todas as plasticinas do mundo, até brinquedos de madeira para amigos do ambiente, o que não falta são propostas para todos os gostos, carteiras e idades.

  • Compras

É fácil aprender coisas novas sem sair de casa. Com uma caixa de subscrição para pôr mãos à obra mais fácil ainda. Basta escolher o ofício, encomendar o material e esperar pelo carteiro. Depois de ter tudo a seus pés é uma festa “do it yourself”. Se tiver miúdos em casa, prepare-se, porque há caixas criadas a pensar neles: os bebés, crianças e adolescentes também têm direito à sua dose de trabalhos manuais.

Publicidade
  • Miúdos

Ah, como é bom pegar nas criancinhas e sair de casa, para lhes gastar a energia toda no parque, na praia, num passeio de bicicleta pelas ciclovias da cidade ou numa visita a um museu interactivo. Como nem sempre isto é possível, temos um conjunto de ideias para os entreter dentro de casa. 

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade