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© ESA (European Space Agency)

Treine em casa como um astronauta

Para os astronautas não é estranho viver em espaços confinados durante muito tempo. Aprenda com eles e comece o seu treino espacial

Por Raquel Dias da Silva
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A quantidade certa de luz, exercício físico suficiente e um sono regrado. São estes os três factores principais para manter intactas as nossas faculdades físicas e mentais, sobretudo quando temos de viver isolados, num espaço confinado, durante muito, muito tempo. A conclusão é da NASA, mas há pelo menos mais um segredo. A agência espacial norte-americana acredita na importância de manter um diário: passar para o papel as coisas simples do dia-a-dia, mas também os sentimentos mais complicados, é uma boa forma de não acumular frustrações nem ficar ansioso com o amanhã. Se ainda não começou o seu, está na hora. Aproveite e documente o seu plano de “treinos espaciais”. Andar à caranguejo, saltar à corda ou tentar bater o recorde do homem mais rápido do mundo são três das várias actividades propostas pela Missão X, um projecto educativo internacional, apoiado pela Agência Espacial Europeia e o ESERO Portugal. O programa é pensado para os miúdos, mas os crescidos também podem participar – e pôr à prova a coordenação, o equilíbrio, a força, a resistência, a agilidade e tempo de reacção. Além de uma série de recomendações de exercícios físicos, há também muitas propostas de actividades científicas, para praticar o raciocínio e o trabalho em equipa, disponíveis quer no site da Missão X quer no da Ciência Viva, onde encontra muitas mais coisas para fazer em casa com as crianças. 

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Treine em casa em como um astronauta

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Treine a força da tripulação

As tarefas físicas no espaço requerem músculos e ossos muito fortes. Para ficar em forma como um astronauta, terá de soar as estopinhas com um treino intensivo, a começar por séries de agachamentos e flexões. No final, se for possível, pode também subir e descer lanços de escadas.

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Dê um passeio espacial

Num ambiente de gravidade zero, os astronautas não são capazes de andar como na Terra. Têm de coordenar as suas mãos, braços e pés para empurrar e puxar os mesmos de um local para o outro. Mas não é tão fácil como parece. O melhor é começar por andar à caranguejo (ou à urso), para aumentar a força muscular e melhorar a coordenação entre as partes superior e inferior do corpo. O objectivo é usar os braços e as pernas para apoiar o peso corporal, como acontece quando se anda de skate ou de gatas no chão.

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Complete um percurso de agilidade

Quando os astronautas regressam à Terra, depois de terem estado no espaço, enfrentam muitos desafios relacionados com o equilíbrio e o controlo do corpo. Por isso é muito importante treinar também a agilidade, a coordenação e a velocidade. Será capaz de completar um percurso de agilidade o mais rápida e correctamente possível? Construa um circuito no chão da sala com recurso a obstáculos, como almofadas e brinquedos, que terá de contornar sem tocar ou derrubar.

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Monte um puzzle

Tem puzzles aí por casa? Boa. Um verdadeiro astronauta também treina a destreza e a coordenação entre mãos e olhos. Estas duas competências permitem montar objectos mais fácil e rapidamente sem sentir cansaço. Depois de montar muitos puzzles estará preparado para projectos mais complicados, como construir objectos com recurso a blocos de construção (da LEGO por exemplo), usar cartão e cola para montar um modelo à escala ou criar novos objectos com materiais recicláveis, como pacotes de leite, garrafas de água ou caixas vazias.

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Salte à corda

Na Terra, o peso sobre os ossos proporciona uma tensão constante, mas no espaço os astronautas flutuam e enfraquecem os ossos. Saltar à corda ajuda não só a aumentar a resistência dos ossos como a melhorar o ritmo cardíaco e a resistência de outros músculos. Com uma corda de saltar, tente primeiro saltar sem sair do mesmo sítio. Depois faça o mesmo mas em movimento. Quando já estiver pró, tente saltar ao pé-coxinho.

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Ande às cambalhotas

No ambiente de queda livre da Estação Espacial Internacional, os astronautas dão cambalhotas espectaculares. Tente imitá-los o melhor possível colocando-se de pernas para o ar e enrolando o corpo. Uma série de cambalhotas melhora a coordenação, o equilíbrio e a flexibilidade. Fortalece também os músculos abdominais, dorsais e das pernas. Se é principiante, comece por flectir os joelhos e aproximar o queixo do peito, colocando as mãos junto dos pés: ponha a cabeça para baixo e rode para a frente com cuidado, para terminar a cambalhota sentado no tapete (de preferência muito fofo) da sala. Se já tiver muita prática pode tentar acabar em pé.

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Desafio Time In: uma ideia por dia para entreter as crianças

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Vamos admitir: ficar em casa sem data para sair não é fácil e pode bem ser fonte de problemas. Com crianças então, tudo se complica. A frustração de não poder ir ao jardim, aos baloiços ou aos avós é difícil de gerir e a ansiedade e inquietação vão crescendo. A pensar nisso tudo, e a lutar também deste lado por uma nova normalidade, fomos à procura de ideias para entreter as crianças. 

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Coisas para fazer com os miúdos dentro de casa

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Ver televisão o dia inteiro está fora de questão – mas também não seja intransigente, um episódio por dia nem sabe o bem que lhes fazia (a eles e ao pais!). Entre leituras, pinturas, cozinhados e trabalhos manuais, o que não falta são coisas para fazer com os miúdos dentro de casa. Boa sorte! 

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Para se divertir com estes jogos só precisa de papel e caneta

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Uma boa forma de se entreter em casa é tirar o pó às consolas ou aos jogos de tabuleiro. Mas, como nem todos temos a última novidade, o melhor mesmo é relembrar os clássicos da nossa infância. Ainda sabe jogar à Forca, ao Stop ou ao Detective? Para se divertir com estes jogos só precisa de papel e caneta. 

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