Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Hora do Conto: histórias online para crianças curiosas
Crianças a ler
© DR Crianças a ler

Hora do Conto: histórias online para crianças curiosas

Quem conta um conto, acrescenta um ponto. Nós sugerimos mais ainda com uma mão cheia de sessões de histórias online.

Por Raquel Dias da Silva
Publicidade

Contar e ouvir histórias é uma das actividades preferidas de muitas crianças. Afinal, não há melhor maneira de viajar sem sair do lugar do que mergulhar num novo mundo de papel e fantasia, mesmo quando as aventuras nos parecem familiares e não há fadas nem dragões à mistura. Apoiadas nas asas da imaginação, as populares Horas do Conto são perfeitas para estimular a curiosidade e o gosto pelos saberes e a descoberta dos mais novos. E, como quem acrescenta um ponto, temos várias sugestões de sessões online para entreter os miúdos ou ouvir em família. É aproveitar.

Recomendado: Caixas de subscrição com livros para todas as idades

Hora do Conto: histórias online para crianças curiosas

horas do conto online
horas do conto online
Bibliotecas Municipais de Lisboa

1. Uma Lenda Por Dia

A Rede de Bibliotecas de Lisboa já vai na quinta série de histórias online. Desta vez dá a conhecer lendas dos vários distritos de Portugal, das amendoeiras em flor de Silves, em Faro, à praga dos gafanhotos de Lousa, em Castelo Branco. Basta estar atento à página de Facebook, onde os vídeos são partilhados de segunda a sábado, sempre às 11.00.

horas do conto online
horas do conto online
Câmara Municipal de Cascais

2. Estórias Para Ouvir e Contar

Promovido pelas Bibliotecas Municipais de Cascais, este projecto oferece acesso gratuito a textos literários para a infância e juventude em audiolivro. Inspiradas em obras de autores consagrados, contam-se cerca de duas dezenas de histórias originais. E, se quiser, também poderá enviar as suas, em suporte áudio para sgac@cm-cascais.pt.

Publicidade
horas do conto online
horas do conto online
Câmara Municipal de Cascais

3. Contos à Solta

Num hino à boa disposição, o Município de Cascais está também a promover esta iniciativa, para famílias com crianças com mais de três anos. Com transmissão online, nas páginas de Facebook Cultura Cascais e da Câmara, as sessões com a contadora de histórias Leonor Tenreiro acontecem nos primeiros e terceiros sábados de cada mês, sempre às 15.30.

horas do conto online
horas do conto online
LU.CA - Teatro Luís de Camões

4. Poemas Para Estes Dias

Esta iniciativa do LU.CA, que promete deixar poemas-vídeo à vista num mundo de pernas para o ar, surge como um sonho em versos. Escolhidos por Rita Taborda Duarte, mas ditos sempre por vozes diferentes, ficam disponíveis para serem vistos e ouvidos no canal de Youtube e nas páginas de Facebook e Instagram do teatro Luís de Camões.

Publicidade
horas do conto online
horas do conto online
Contar histórias e sobreviver, de Susana Filipe

5. Contar histórias e sobreviver

“Para sobreviver, tens de contar histórias”, dizia Umberto Eco. E Susana Filipe concorda – é, aliás, por isso que a técnica da Biblioteca Municipal do Seixal propõe leituras encenadas para os mais novos em sessões online para toda a família. Se não conseguir acompanhar em directo, não se preocupe: fica tudo guardado no Youtube.

horas do conto online
horas do conto online
Município de Palmela

6. Hora do Conto

Este ano, a Câmara Municipal de Palmela decidiu lançar a “Hora do Conto”, uma série de leituras em vídeo, interpretadas por técnicos que, uma vez por semana, dão cara e voz a uma história infantil. Para não perder pitada, basta marcar na agenda: às quintas-feiras, às 17.00, na página de Facebook do Museu Municipal de Palmela, e aos sábados, às 10.00, na do município.

Publicidade
horas do conto online
horas do conto online
Aqui Há Gato

7. Para começar o dia com alegria

Meses a fio em casa pedem mesmo muitas histórias. É por isso que, de segunda a sexta, a livraria Aqui Há Gato, em Santarém, promove duas sessões de leitura em directo, a partir do Facebook. A primeira, às 07.00, é para começar o dia com alegria. A segunda, às 21.00, é para adormecer a mocidade. E, se gostarem dos contos, podem sempre visitar a loja online.

horas do conto online
horas do conto online
Sofia Correia

8. Ouvir uma história

A actriz Sofia Correia tem dois filhos e no primeiro confinamento esteve, como milhares de mães, fechada em casa com os miúdos. Todos os dias, às 18.30, sentou-se com eles no sofá, pernas cruzadas à chinês e livro infantil ao colo. É hora de contar uma história, dizia. Quem quiser pode ouvir, sem ter de espreitar pelo buraco da fechadura: Sofia partilhou estes momentos em directo no seu Instagram e agora pode vê-los ou revê-los no IG TV.

Publicidade
ler
ler
Fotografia: Annie Spratt/ Unsplash

9. Biblioteca Emocional

Durante um ano, a cooperativa cultural Bairro dos Livros convidou escritores e contadores de histórias para entreter miúdos e graúdos. E vale a pena recordar os vários vídeos produzidos no âmbito da iniciativa, que estão agora disponíveis para ver e ouvir, quando quiser, no Youtube. Cada sessão dura cerca de 12 minutos e pode ser uma história contada ou dar lugar à interpretação de texto.

horas do conto online
horas do conto online
Filocriatividade

10. Clube de Leitura em Voz Alta

Com apoio do Plano Nacional de Leitura, este clube surgiu no âmbito das oficinas de filosofia de Joana Rita, autora do projecto Filocriatividade. E convida pais e filhos a participar numa hora para ler, desde um artigo numa revista a um poema ou a um excerto de um livro. A ideia é dizer e escutar. As inscrições são gratuitas e fazem-se através de formulário online.

Para encher as mini-bibliotecas

baobá
DR

Livrarias para crianças em Lisboa que tem mesmo de visitar

Miúdos Eventos literários

A leitura é uma peça-chave para a educação dos miúdos e uma das melhores formas de os entreter. Mas veja estas sugestões de livrarias para crianças, para não perder o fio à meada e deixar que elas tenham as prateleiras do quarto recheadas de letrinhas.

Troca-Tintas
Ilustração de Gonçalo Viana

Seis livros para trocar as cores por miúdos

Compras Livrarias

Afinal, o que são as cores? A resposta não é tão simples como parece. É que, por um lado, são apenas impressões visuais, produzidaz pela forma como a luz atinge a retina do nosso olho. E, por outro, construções socio-culturais. Curiosos? Para trocar as cores por miúdos, sugerimos seis livros infantis para explorar em família.

Publicidade
A Menina com os olhos ocupados
Ilustração de André Carrilho

Dez livros infanto-juvenis que nos chamaram à atenção em 2020

Miúdos

São livros infanto-juvenis, mas são bons para qualquer idade. Editados este ano, e assinados por autores portugueses, estes são alguns dos livros que mais nos chamaram à atenção ao longo do ano. Com páginas cheias de ilustrações e histórias de encher o olho, há livros que são também autênticas obras de arte, dignas de coleccionador.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade