TIL-teatro infantil de lisboa
©David Cachopo | "O Gato das Botas", pelo Teatro Infantil de Lisboa
©David Cachopo

Teatro infantil: fique atento a estas companhias

Estes grupos de teatro de Lisboa criam a pensar nos mais pequenos. Decore bem estes nomes porque são um espectáculo.

Raquel Dias da Silva
Publicidade

Com casa própria ou em regime itinerante, estas companhias vivem para encantar o público mais novo. Criam histórias que despertam curiosidade, imaginação e gargalhadas, levando o teatro a escolas, festivais e salas de espectáculo de todo o país. Mas não se pense que os adultos ficam de fora: muitos destes grupos promovem também formação para pais e educadores, oficinas criativas e projectos pedagógicos pensados para dentro e fora da sala de aula. Há propostas para tempos lectivos e para as férias, sempre com o mesmo objectivo: aproximar as crianças do palco. E se a ideia for celebrar um aniversário de forma especial, também há produções para isso. Eis oito grupos de teatro infantil a descobrir. Bom espectáculo!

Recomendado: Coisas para fazer em família este fim-de-semana em Lisboa (e arredores)

Os melhores grupos de teatro infantil

  • Grande Lisboa

Sedeada em Lisboa, mas com veia itinerante, a Formiga Atómica é uma associação cultural e companhia de teatro, fundada em 2014 e dirigida por Miguel Fragata e Inês Barahona. Habitualmente antecedidas por períodos de pesquisa motivadas pela questão abordada, as criações são sobretudo produzidas para um público mais jovem mas os conteúdos estão longe da cedência à infantilização, não tivessem os adultos tanto a aprender com os miúdos. 

  • Grande Lisboa

Actualmente sedeada em Marvila, desde a sua fundação em 1999 que a Companhia de Teatro O Sonho trabalha maioritariamente com o público infanto-juvenil. A ambição é difundir áreas como o teatro, a dança, as artes circenses ou o canto. A ideia é que em cada espectáculo pelo menos três destes ingredientes se juntem à festa. Costuma adaptar leituras recomendadas pleno Plano Nacional, casos de O Cavaleiro da Dinamarca, A Farsa de Inês PereiraO Auto da Barca do Inferno, todos disponíveis para digressão. Pelo caminho, fomenta workshops e fóruns de debate, e produz espectáculos e animações para todos os tipos de eventos.

Publicidade
  • Carnide/Colégio Militar

Em Janeiro de 1976, surgia o TIL — Teatro Infantil de Lisboa com a peça O Rapto das Cebolinhas, da escritora brasileira Maria Clara Machado no Teatro do Nosso Tempo. Quase 50 anos depois, correu salas, instalou-se de vez no Teatro Armando Cortez, onde se encontra desde 2004, e deu a conhecer autores nacionais e internacionais, adaptando clássicos, óperas e bailados. A sua mais recente produção, Era Uma Vez, junta num único musical várias das muitas histórias que têm vindo a contar.

  • Benfica/Monsanto

Teatro e educação artística desde 1976. Já são muitos anos, ou muitas léguas, a contar para este grupo de teatro infantil. Fazendo jus ao nome, o Teatro Papa-Léguas também corre o país (basta que solicitem os seus serviços), abre as suas portas a festas de anos dos mais pequenos e recebe grupos escolares. Por regra, costumam funcionar na Sala-Estúdio (que fundaram em 1987) e no Auditório Carlos Paredes, em Benfica. As estreias e reposições costumam acontecer aos fins-de-semana. É estar atento.

Publicidade
  • Grande Lisboa

Implantado na freguesia de Arroios, junto ao Largo da Graça, o Teatro Bocage foi fundado em Maio de 2006 e tem-se afirmado nos trabalhos para os mais novos. Realizam workshops de teatro durante todo o ano lectivo e as férias escolares não são esquecidas neste processo. A ideia é que quem passa pelas 120 cadeiras se sinta em casa, daí que privilegiem o conceito de teatro-família. Pais e professores são trazidos à baila. A Alegre História de Portugal em 90 Minutos é provavelmente o seu maior sucesso.

Muzumbus

Teatro, animações e instalações. Basta seguir o catálogo para este ano. O Muzumbos é um grupo artístico multidisciplinar formado em 2012 por Carlos Miranda e Mafalda Abreu. Os conteúdos didácticos que criam exploram o gosto pelas artes e o respeito pela natureza, e no plano artítico apostam em histórias novas e originais. A itinerância também faz parte do ADN deste grupo, que corre escolas, bibliotecas, museus, casas de espectáculo, câmaras e empresas. Trazê-los a sua casa? E porque não?

Publicidade

AnimArte

Para o Grupo de Teatro Infantil AnimarArte, todos os caminhos vão dar ao Jardim Botânico da Ajuda. É aqui que em 2004 se formou esta associação, que apresentou Alice no Jardim das Maravilhas. E se inicialmente o colectivo era composto por crianças entre os 8 e os 12 anos, actualmente os elementos têm entre 7 e 17 anos. O grupo trabalha durante todo o ano no jardim, especialmente na Primavera e no Verão, e os ensaios decorrem ao ar livre. Os espectáculos são apresentados em salas como o CCB e o Centro Cultural da Malaposta.

Palco de Chocolate

É para "saborear com alma", defende este Palco de Chocolate. Seja a partir do primeiro ano de vida ou até aos nove anos, há muita criação para descobrir em destinos como o Auditório Orlando Ribeiro, em Telheiras, onde têm apresentado o seu trabalho. Formação teatral para pais? Aulas para empresas? Lições para miúdos? A resposta é sim a tudo. Também organizam festas de aniversário e animações que farão os adultos ficarem verdes de inveja.

Lisboa dos pequenitos

  • Miúdos

É uma grande injustiça dizer que a palavra museu cheira a mofo. Mas se começou por arrastar os miúdos para uma exposição interminável que interessa apenas a adultos... é bem possível que o programa enfrente uma certa resistência. Não desanime. Um roteiro museológico não tem de ser um programa aborrecido, muito pelo contrário. Fomos à procura dos melhores museus para crianças em Lisboa. Para ir ao passado e ao futuro, sem sair do presente. Há museus que guardam memórias de outros tempos, outros que fazem uso da imaginação. Uns dedicam-se às pinturas, outros às instalações, por vezes interactivas, e outros ainda ao insólito. Divirtam-se! 

  • Miúdos

Felisa Pérez também é D. Maria Pia de Sabóia. Quem disser o contrário terá de prestar contas às muitas crianças que a acompanham em visitas encenadas ao Palácio Nacional da Ajuda. A historiadora interpreta a princesa italiana e rainha consorte de Portugal desde 2017, ano em que fundou a Coolture Tours.

Publicidade
  • Miúdos

Os miúdos deliram com os anos e os pais gostam de lhes fazer as vontades, claro. Mas bem sabemos a pressão que pode ser encontrar o sítio certo para fazer uma festa infantil. Em parques e museus, com animação e insufláveis, há muito por onde escolher (tanto quanto as imensas coisas que há para fazer em Lisboa). Tudo depende da disponibilidade, da paciência e do número de zeros na conta bancária dos pais – nesta lista encontra os melhores sítios onde fazer festas de aniversário para crianças em Lisboa, à medida de todos. Afinal, eles esperam 365 dias pela chegada deste dia (o único momento capaz de rivalizar com o aniversário deve ser o Natal...), as expectativas estão ao rubro e o melhor presente que lhes pode dar é uma festa inesquecível.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade