Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Sabe como explicar o coronavírus às crianças? Estes projectos ajudam
A minha mãe é médica e já tenho saudades dela
Coronakids/Ideias com História A minha mãe é médica e já tenho saudades dela

Sabe como explicar o coronavírus às crianças? Estes projectos ajudam

Explicar às crianças o que são os vírus e como podemos lidar com eles não precisa de ser um bicho de sete cabeças.

Por Raquel Dias da Silva
Publicidade

A contaminação por coronavírus é uma preocupação tanto para adultos como para crianças. E a prevenção deve ser feita principalmente em ambiente familiar, até porque agora estamos novamente confinados. Mas como explicar aos mais novos um tema complicado até para os mais velhos? Para ajudar, seleccionámos sete propostas. Com uma curta-metragem, muitos livros e até um site com actividades e um jogo online, não há desculpa para não sentar os miúdos e explicar-lhes, de uma vez por todas, o que raio é isto do “corona”, como é que podemos lidar com esse viajante indesejável e o que se está a fazer para eles voltarem a ir à escola e brincar com os amigos.

Recomendado: Estado de Emergência. Quais são as novas regras?

Sabe como explicar o que são vírus às crianças? Estes projectos ajudam

STOP Contágio
STOP Contágio
Coronakids

1. Coronakids

Não é fácil estarmos tanto tempo fechados num espaço pequeno. Mas neste site, que explica o que é esta doença que parou o mundo inteiro, encontra não só informação útil como livros, actividades e até um jogo online, criado pela Ideias com História para a Direcção-Geral da Saúde. Em STOP Contágio, com dois níveis de dificuldade e em formato de quiz, as crianças têm de impedir que um vírus se espalhe pelo planeta.

coronavírus
coronavírus
Era uma vez.... Um Vírus

2. Era Uma Vez... Um Vírus

A partir de uma conversa com o filho mais velho, para o informar e sossegar, Carmen Garcia começou a pensar como era importante criar um livro sobre o coronavírus, que motivasse conversas entre pais e filhos e servisse como uma ferramenta de educação para a saúde. Em verso, com ilustrações de Tiago Leal, da Ego Editora, fala-se de narizes, sabão e vacinas de forma simples e divertida. A ideia é que, depois desta leitura, as crianças se sintam à vontade para expor aos adultos as suas dúvidas, medos e inseguranças.

Publicidade
Coronavírus, o Viajante Indesejável
Coronavírus, o Viajante Indesejável
Nó TheVisualCollective

3. Coronavírus, o Viajante Indesejável

Disponível no YouTube, esta curta animada de dois minutos explica brevemente às crianças o contexto actual do surto de Covid-19. Criado por duas amigas, no âmbito da colectiva audiovisual Nó, está também disponível em inglês, espanhol e italiano.

O Meu Herói És Tu
O Meu Herói És Tu
DR

4. O Meu Herói És Tu

Já traduzido para mais de dez línguas, este livro de Helen Patuck, que escreveu e ilustrou, é promovido por mais de 50 organizações do sector humanitário, da OMS à Unicef, que queriam ajudar crianças entre os seis e os 11 anos a entender a Covid-19 e tudo o que está a acontecer à sua volta. A história parte do dilema da mãe de Sara, que é cientista e quer mostrar à filha como ela mesma a pode ajudar a combater o coronavírus, mas também como gerir todas as emoções que sentimos quando somos confrontados com uma mudança repentina.

Publicidade
Guerreiros da Saúde Contra o Coronavírus
Guerreiros da Saúde Contra o Coronavírus
Betweien

5. Guerreiros da saúde contra o coronavírus

Como é que os miúdos podem desfrutar do tempo em casa com a família? Quais as regras de higiene e segurança a adoptar? Concebido em tempo recorde, 48 horas segundo a editora Betweien, este e-book tenta descomplicar o novo vírus, que tem preenchido o dia-a-dia de todos os portugueses, incluindo o das crianças. 

Guerreiros da Saúde Contra o Coronavírus
Guerreiros da Saúde Contra o Coronavírus
Betweien

6. O Sonho do Corona

Maria Dantas Gouveia escreveu uma história para explicar às filhas a nova realidade. Joana Araújo Espiñal desenhou-a. A história, que discorre sobre o Corona que queria conhecer o mundo, andando de mão em mão, está disponível em livro e em vídeo. Porque é que temos de ficar em casa e não podemos ir ao parque? Esta e muitas outras perguntas encontram resposta nesta proposta, em que o vírus não é mau (está só a tentar sobreviver, replicando-se), mas afecta gente de todas as nacionalidades, cores e credos, das zonas mais ricas às mais pobres.

Publicidade
Corona, o vírus
Corona, o vírus
DR

7. Corona, o vírus

Com ilustrações de Maria Guerreiro, esta história de Maria Jesus Sousa fala-nos de um vírus muito pequenino, que nem à lupa se vê, e de como os cientistas de muitos países estão a trabalhar para descobrirem mais sobre como é que as pessoas ficam infectadas e doentes. Quando foi lançado, ainda não havia vacina, como é dito no próprio livro, mas nenhum dos restantes ensinamentos perdeu validade. Da importância de não espirrar para cima dos outros até à melhor forma de lavar as mãos, há muito para aprender com esta proposta 

Coisas para fazer com crianças em casa

Hora do conto com a actriz Sofia Correia
DR

Coisas para fazer com os miúdos dentro de casa

Miúdos

Ver televisão o dia inteiro está fora de questão – mas também não seja intransigente, um episódio por dia nem sabe o bem que lhes fazia (a eles e ao pais!). Entre leituras, pinturas, cozinhados e trabalhos manuais, o que não falta são coisas para fazer com os miúdos dentro de casa. Boa sorte!

livros infantis
Fábula

Novidades literárias para crianças

Miúdos

Em prosa curta ou verso, sem nunca dispensar a ilustração aprimorada e cheia de bons esconderijos, estas obras prometem fazê-los abrir a boca de espanto. São cinco sugestões de livros infantis fresquinhos, que convencem até os adultos.

Publicidade
Mawui, tie dye
Mawui

Caixas de subscrição para pôr mãos à obra

Compras

Sozinho ou em família, há uma panóplia de coisas para aprender, como treinar a sua caligrafia ou fazer bombas de banho, arte em papel ou encadernação tradicional e japonesa. Mas há mais. Se tiver miúdos em casa, prepare-se, porque há caixas criadas a pensar neles: os bebés, crianças e adolescentes também têm direito à sua dose de trabalhos manuais. Sempre muito divertidos, claro.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Também poderá gostar

        Publicidade