Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right As melhores canções sobre amizade

As melhores canções sobre amizade

Descubra alguns dos hinos que celebram a amizade, ideais para momentos lamechas e dedicatórias "para siempre".

Por Renata Lima Lobo |
Publicidade
amizade
©Helena Lopes/Unsplash

É muito, mas mesmo muito fácil escorregar nas armadilhas lamechas que uma conversa sobre a amizade acarreta. Mas é uma das melhores coisas que faz o mundo girar (pronto, já escorregámos). Também podemos falar sobre como é preciso regar uma amizade para que não murche, ou frases tão discutiveis como por vezes necessárias como “as crises não afastam os amigos, apenas seleccionam” ou “todas as riquezas do mundo não valem um bom amigo”. E por aí fora. Na verdade, o que queríamos mesmo era que usasse esta lista para fazer uma homenagem ao seu melhor amigo num karaoke. Não se esqueça de mandar o vídeo.

Recomendado: Dez lojas para comprar discos de vinil em Lisboa

As melhores canções sobre amizade

That’s What Friends Are For

É provavelmente o grande hino à amizade da história da música. O tema da cantora Dionne Warwick, lançado em 1985, integra o álbum chamado Friends (lá está) e conta com as vozes de Elton John, Gladys Knight e Stevie Wonder.

With a Little Help from My Friends

É um original dos The Beatles que em 1967 se estreou no álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, cantado por... Ringo Star. Dois anos mais tarde, Joe Cocker fez uma versão da música para o seu primeiro trabalho, um single que acabou por baptizar o álbum.

Publicidade

You've Got a Friend

Mais uma música com duas versões famosas. A original é da autoria de Carole King, que a interpreta no álbum Tapestry, mas nesse mesmo ano de 1971, o cantor e compositor James Taylor faz uma interpretação muito bem sucedida do tema. Também Barbara Streisand, Aretha Franklin e Dusty Springfield não resistiram a cantar "You’ve Got a Friend".

We are your friends

Na verdade, esta música do duo francês Justice é um remix do tema da banda britânica Simian (2002-2005) "Never Be Alone". O single dos Justice começou por ser tocado ao vivo num concurso de remixes, mas acabou por ser editado em 2006 e pega apenas na letra do refrão original. “Because we are your friends/ You'll never be alone again/ Well come on”. Para as grandes amizades, é o suficiente.

Publicidade

Amigos para Siempre

É preciso ter goela para cantar isto aos amigos. A culpa é de Sarah Brightman e José Carreras, os intérpretes do hino dos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992, que declaram amizade para sempre em inglês, castelhano e catalão. A música foi composta por Andrew Lloyd Webber, conhecido por musicais como O Fantasma da Ópera, Jesus Cristo Superstar, Cats ou Evita.

I'll Be There For You

O tema de abertura da série Friends dispensa grandes apresentações. É da banda norte-americana The Rembrandts que fez uma versão mais alongada desta homenagens aos grandes amigos. Aqui está ela.

Publicidade

Friends Will Be Friends

Os Queen têm mais que uma música dedicada ao poder da amizade, mas quando temos de escolher entre “You're My Best Friend” (1975) e “Friends Will Be Friends” (1986), ganha a última, pelo menos em termos de popularidade. E de epicidade.

É tão bom

Uma amizade assim. O genérico da série da RTP Os Amigos de Gaspar (1986-1989) foi um sério caso de sucesso. O tema é cantado por Sérgio Godinho e as crianças de ontem (que são os adultos de hoje) ainda cantarolam o refrão da música. E é tão bom.

Publicidade

All My Friends

O mundo do indie-rock também versa sobre a amizade e este single dos LCD Soundsystem é um bom exemplo, apesar de ser um pouco melancólico. No entanto, serve bem a pista de dança. Uma música sobre amigos que trocam alguns anos de vida por noites de loucura e sobre o passar do tempo.

Best Friend

Harry Nilsson foi um compositor de sucesso nos EUA dos anos 70 e entre os anos 60 e 90 também compôs para filmes e séries. Entre elas, a sitcom The Courtship of Eddie's Father, que tinha este tema a acompanhar o genérico. Agora, a música chega ao século XXI à boleia do trailer da nova versão do filme Chucky, o Brinquedo Assassino (2019), tornando-se assim uma faca de dois gumes.

Coisas para fazer com os amigos em Lisboa

 rage room, smash it, sala de raiva
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer

As melhores coisas radicais para fazer em Lisboa

Aviso prévio: este artigo é impróprio para cardíacos. Os níveis de adrenalina prometem subir só de ler. É que saltar para o Tejo, entrar num quarto escuro para fazer amigos ou numa sala para partir tudo, fazer coastering, ganhar coragem para um corte de cabelo (mesmo) radical, saltar de asa delta ou passear pela serra de Sintra à noite não é para meninos. 

maxime hotel
Fotografia: Manuel Manso
Bares

Bares temáticos em Lisboa para noites diferentes

Bares, bares e mais bares. Lisboa tem felizmente uma oferta bastante diversificada de bares e espaços nocturnos no geral e não deixa ninguém a morrer à sede. Até a cerveja artesanal tem ganhado um novo fôlego, especialmente na zona de Marvila, onde bares acumulam funções como fábricas. Mas há mais por onde desenjoar quando o assunto passa por ir a um sítio diferente, mais pensado, mais temático.

Publicidade
Rio Maravilha
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes

Os melhores sítios para jantares de grupo em Lisboa

Dos aniversários aos jantares de curso, dos convívios da empresa aos grupos de WhatsApp que se vão acumulando, não faltam pretextos para um jantar de grupo. Se por outro lado lhe faltam ideias, nada tema: juntámos menus de grupo pré-feitos a outros que têm de ser combinados com o restaurante e ainda pensámos em restaurantes que têm bons espaços para enfileirar mesas e juntar toda a gente. 

Publicidade