Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Canções de Halloween para ouvir sem medos

Canções de Halloween para ouvir sem medos

Não sabe o que ouvir no Dia das Bruxas? A Time Out está aqui para lhe sugerir dez das melhores canções de Halloween

Publicidade
Screamin’ Jay Hawkins

Apesar de não ser uma tradição portuguesa, o Halloween é cada vez mais celebrado por estas bandas. Se é daqueles que assinalam a data, esta playlist é para si. Se não, também pode ser. É verdade que uma ou outra canção, como o "Monster Mash" de Bobby “Boris” Pickett & The Crypt-Kickers, praticamente só faz sentido neste contexto, mas as outras são boas em qualquer altura. Algumas até têm uma relação muito ténue com o Halloween, apesar de ao longo dos anos se terem tornado clássicos da época e entrarem frequentemente em listas de canções de (e para o) Halloween.

Recomendado: Os melhores filmes para o Halloween

Canções de Halloween para ouvir sem medos

Ariel Pink's Haunted Graffiti - “Fright Night (Nevermore)”

Apesar de não ser propriamente uma canção de Halloween, "Fright Night (Nevermore)" não podia faltar nesta lista. Foi inspirada pelo filme de terror A Noite do Espanto (Fright Night, na versão original), rodado por Tom Holland em 1985, e as suas letras aludem a inúmeros rituais e superstições.

Atom & His Package - “Mind's Playin' Tricks on Me”

O cantor e compositor de synth-punk Adam Goren, mais conhecido pelo projecto Atom and His Package, inspirou-se e roubou parte das letras do clássico "Mind Playing Tricks On Me", dos Geto Boys, para escrever esta música efusiva que é meio cover, meio homenagem a um dos grandes grupos do hip-hop americano.

Publicidade

Bobby “Boris” Pickett & The Crypt-Kickers - “Monster Mash”

É a primeira canção que muita gente associa ao Halloween. E não é por acaso. Desde 1962 que este êxito serve de banda sonora a festas, filmes e séries televisivas em Outubro. Gente como os Beach Boys, Bruce Springsteen ou os Misfits já fez versões deste clássico festivo, mas nada se compara ao original.

Geto Boys - “Mind Playing Tricks On Me”

É a grande canção de hip-hop de Halloween e o maior hit dos seus autores, os lendários Geto Boys. Com uma batida tensa e letras paranóicas, escritas sobretudo por Scarface e interpretadas pelo próprio e pelos parceiros Willie D e Bushwick Bill. Um clássico em qualquer altura do ano.

 

Publicidade

John Carpenter - “Halloween (Theme)”

Além de realizador, John Carpenter é um compositor igualmente notável. A banda sonora de Halloween: O Regresso do Mal (1978) foi escrita e tocada pelo próprio em apenas três dias, e incluía entre outras pérolas esta faixa ominosa, que adquiriu uma vida e notoriedade muito para lá do filme original.

Misfits - “Halloween”

Lançado a 31 de Outubro de 1981 na Plan 9 Records do vocalista Glenn Danzig, este single dos Misfits tornou-se um hino punk e foi alvo de várias versões e releituras ao longo dos anos. Não pode, por isso, faltar em qualquer playlist de Halloween que se preze.

Publicidade

Ramones - “Pet Sematary”

A carreira dos Ramones já tinha conhecido melhores dias em 1989, quando eles gravaram esta canção para a banda sonora da adaptação de Stephen King homónima. A recepção não foi a melhor – a faixa foi nomeada para um Razzie – mas mesmo assim tornou-se um relativo sucesso de popularidade e vendas.

Screamin’ Jay Hawkins - “I Put a Spell on You”

Mais um clássico. Reza a lenda que "I Put a Smell on You" foi gravada por Jay Hawkins e a sua banda quando estavam completamente embriagados, ao ponto de ele não se lembrar de nada. E o que, segundo a mesma lenda, originalmente era para ser um balada bluesy tornou-se um tema violento e gutural.

Publicidade

The North American Hallowe'en Prevention Initiative - "Do They Know It's Hallowe'en?"

Em meados da década passada, o músico canadiano Nick Diamonds, de bandas como Islands e The Unicorns, teve a ideia de gravar esta deliciosa paródia de "Do They Know It’s Christmas". Em vez de realeza pop-rock, os intérpretes aqui são figurões indie como Beck, o comediante David Cross, Peaches, membros de Sonic Youth, Arcade Fire ou Rilo Kiley, entre outros grupos e artistas.

Titus Andronicus - “A Letter Home”

A faixa que encerra esta lista e o EP temático Home Alone on Halloween, dos Titus Andronicus é um épico indie com quase 17 minutos de duração, cheio de viço punk e um sentido de humor negro.

Tenha medo, muito medo

halloween
© freestocks.org/Unsplash
Coisas para fazer

Aventure-se neste Halloween em Lisboa

O Halloween está a chegar e Lisboa e está a fervilhar de eventos macabros que não vão deixar ninguém ficar metido em casa no Dia das Bruxas, com medo das assombrações. A nossa sugestão é que se aventure, combine com familiares ou amigos e vá para a rua pôr o coração à prova.

Chalet Biester
©DR
Coisas para fazer

Lisboa assombrada: os espíritos andam aí

Está alguém aí? É esta a pergunta chave da ficção de terror e uma das palavras a evitar em casas assombradas da vida real (nos filmes costuma ser tiro e queda). Só porque mais vale não arriscar, mesmo que não acredite em bruxas, já sabe...

Publicidade
Compras, Moda

Fantasias de Halloween: ideias para arrasar no dia das bruxas

Se ainda não comprou o seu disfarce, nada tema: fomos à caça dos melhores, apanhámos uns sustos e recolhemos o número certo de propostas para dar largas à imaginação. Entre disfarces completos, peças de roupa escolhidas a dedo e acessórios, o difícil será decidir como quer afinal desfilar.

Publicidade