Concertos em Lisboa em Fevereiro

É o mês mais curto e menos cortês. Ainda assim, há uns quantos bons concertos em Lisboa em Fevereiro
Yo La Tengo
Photograph: Courtesy Godlis
Por Editores da Time Out Lisboa |
Publicidade

Recordem-se as sábias palavras da avó: "Fevereiro é o mês mais curto e menos cortês". Que avó? Qualquer uma, não interessa. Porque a única pergunta que vale a pena fazer, quando confrontado com este dizer popular, é o que é isto quer dizer? É o tipo de resposta que só uma avó pode dar, portanto o melhor é mesmo falar com ela.

Se quiser saber de concertos, porém, estamos aqui para si. Da histórica Joan Baez aos populares Snow Patrol, passando pelos Yo La Tengo, nome venerável do indie rock ianque. É isto que nos espera.

Recomendado: Concertos em Lisboa

Concertos em Lisboa em Fevereiro de 2019

Joan Baez
©DR
Música, Folk, country e blues

Joan Baez

icon-location-pin Coliseu dos Recreios, Santa Maria Maior
icon-calendar

Com mais de 60 anos de carreira, marcados pelo activismo por várias e justas causas, Joan Baez é uma referência da música folk e da canção de protesto americana. Está de volta ao Coliseu dos Recreios, naquela que é anunciada como a sua última digressão. Mas o alinhamento não vai estar circunscrito ao seu valoroso passado, que esta mulher ainda tem coisas para dizer: editou em 2018 o primeiro álbum de música nova em dez anos, Whistle Down the Wind.

Yo La Tengo
Photograph: Carlie Armstrong
Música

Yo La Tengo

icon-location-pin Cineteatro Capitólio, Avenida da Liberdade
icon-calendar

Os Yo La Tengo são os maiores. Andam nisto desde 1984 e os fundadores Ira Kaplan e Georgia Hubley tocam com James McNew desde 1991. É este trio que vem a Lisboa e que, em 2018, lançou There’s A Riot Going On. Um disco nocturno e vasto, desapressado, onde faixas distorcidas de cinco minutos ou mais coexistem com pequenas canções de dois minutos, mas nem sempre nem por isso mais directas.

Publicidade
katia guerreiro
@Pedro Ferreira
Música, Fado

Katia Guerreiro

icon-location-pin Centro Cultural de Belém, Belém
icon-calendar

Katia Guerreiro é uma das mais conhecidas e populares fadistas portuguesas reveladas no presente século. Também é médica oftalmologista E foi ainda mandatária para a juventude da candidatura de Aníbal Cavaco Silva à presidência. Editou em 2018 o álbum Sempre, com produção do notável José Mário Branco. O disco que veio antes, Até ao Fim, tinha dedo de Tiago Bettencourt (ex-Toranja).

© Snow Patrol.jpg
© Snow Patrol
Música, Rock e indie

Snow Patrol

icon-location-pin Campo Pequeno, São Sebastião
icon-calendar

Os Snow Patrol são uma banda de pop-rock com uma pegada global, apesar de não venderem tantos discos (nem terem tantos streams) como alguns seus correligionários. Regressaram às prateleiras em 2018, com Wildness, sete anos depois do anterior Fallen Empires (2011) e 20 anos depois da estreia com o álbum Songs for Polarbears. E estão de volta a Lisboa depois de uma apresentação, em Julho, no NOS Alive.

Mais concertos

MusicBox
Fotografia: Inês Calado Rosa
Música

Os melhores concertos em Lisboa esta semana

Por toda a cidade há concertos. Há bandas de rock e suas derivações, artistas populares de diferentes proveniências, metais leves e pesados, música portuguesa e estrangeira, inevitavelmente americana mas não só. Há concertos para todos os gostos e carteiras, é o que queremos dizer. Só que nem todos são iguais. Alguns valem mais a pena do que o resto, uns são potenciais surpresas enquanto outros são valores mais ou menos seguros, e por isso toda a informação ajuda. Siga as nossas sugestões dos melhores concertos em Lisboa esta semana.

Música

Os melhores concertos de jazz e clássica em Lisboa esta semana

Em igrejas barrocas profusamente decoradas com talha dourada e no espaço despido de antigas fábricas. Em grandes auditórios e em bares tão pequenos que os músicos ocupam metade do espaço disponível. Por um saxofonista solitário e pelos cem músicos de uma orquestra sinfónica. Por músicos que há mais de meio século pisam os mais prestigiados palcos do mundo e miúdos que ainda andam na escola. Com música minuciosamente ensaiada ou criada no momento por músicos que se encontram pela primeira vez. Há concertos de jazz e música clássica em Lisboa para todos os gostos e circunstâncias. 

Publicidade