Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Concertos gratuitos de Jazz & Clássica em Julho

Concertos gratuitos de Jazz & Clássica em Julho

Com a chegada do Verão, multiplicam-se os concertos gratuitos de jazz e música clássica, muitos deles ao ar livre, como pede a estação.

Por José Carlos Fernandes |
Publicidade
Leon Baldesberger’s Meersalz
©DR Leon Baldesberger’s Meersalz

Nesta trintena de concertos – alguns ao ar livre, para aproveitar a estação estival –, há música para todos os gostos: de música portuguesa para órgão do século XVII à estreia de oito obras de oito jovens compositores pela Orquestra Gulbenkian, da estreia dos Improviso a 4, que tocam sem partituras nem rede, aos Mn’JAM Experiment, que fundem pop, jazz e electrónica. Entre os principais festivais e ciclos que proporcionam eventos gratuitos neste mês estão o quinto Lisbon Music Fest, um festival internacional de jovens músicos, e o 45.º Festival Estoril Lisboa (que também inclui concertos com admissão paga). E, claro, até Setembro prossegue o Festival Sommersby OutJazz, que vai rodando por vários espaços ao ar livre de Lisboa.

Recomendado: Oito temas jazz para o Verão

Concertos gratuitos de Jazz & Clássica em Julho

1
Música, Clássica e ópera

Beethoven et al.

Teatro Thalia, Sete Rios/Praça de Espanha

Triplo concerto com laureados do V Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa. Num deles, Maria Sá (violino) e Teresa Doutor (piano) tocam o Romance op.11 de Dvorák e a Introdução & Tarantella, de Pablo Sarasate. Noutro, Susana Reis (violino) e Karina Aksenova (piano) tocam a Sonata op.24 Primavera, de Beethoven, e o Scherzo & Tarantella, de Henryk Wieniawski. No outro, Daniel Gomes (contrabaixo) e Karina Aksenova (piano) apresentam a Sonata n.º 2 Con Fuoco, de A. Misek, os Motivy para contrabaixo solo, de Emil Tabakov, e as Variações Sobre um Tema do Moisés no Egipto de Rossini, de Paganini. Inserido no 45.º Festival Estoril Lisboa.

[I andamento (Allegro) da Sonata para violino e piano n.º 5 op.24 Primavera, de Beethoven, por Itzhak Perlman (violino) e Vladimir Ashkenazy (piano), num registo de 1973 (Decca)]

O melhor do jazz e da clássica

Chet Baker & Gerry Mulligan Los Angeles 1952
©William Claxton
Música, Jazz

Sete clássicos do cool jazz

Haverá música mais “hot” do que o jazz? Por oposição à música clássica, em que a partitura foi maduramente reflectida e se espera que o intérprete a siga escrupulosamente, o jazz é o reino das reacções instantâneas e espontâneas, sem tempo para reflexão, da entrega total dos músicos, dos solos abrasadores, da sinergia emocional entre os membros da banda que pode chegar ao paroxismo. 

Rodrigo Amado Trio
©Nuno Martins
Música, Jazz

13 discos indispensáveis de jazz português

A famosa dupla Maria João e Mário Laginha, Carlos Bica e Azul, L.U.M.E. e Júlio Resende são alguns dos nomes que constam desta lista de discos indispensáveis de jazz português. Porque nunca é demais lembrar que o nacional é bom.

You may also like

    Publicidade