Há 40 anos: Maio de 1981
Em Maio de 1981 morre Bob Marley, François Mitterrand é eleito Presidente de França e Andrew Lloyd Webber estreia Cats. No dia 13, João Paulo II sobrevive aos dois tiros disparados por Mehmet Ali Ağca – cumprem-se 60 anos sobre as aparições da Cova da Iria, cheira a milagre e Roma vê no acontecimento a concretização de uma das profecias de Fátima. A inflação em Portugal ultrapassa os 17%.
Por cá, ouvem-se ainda os ecos da Eurovisão de Abril. Carlos Paião, que representara Portugal, abre o mês a liderar o top de singles com “Playback”, mas acaba destronado por “Making Your Mind Up”, a canção com que os ingleses Bucks Fizz venceram esse festival e que parece a ilustração perfeita da letra portuguesa (mas de tudo isso já lhe falámos na Nostalgia de Abril). No final do mês, seis meses após ter sido assassinado em Nova Iorque, John Lennon torna-se na voz mais ouvida nos gira-discos nacionais com “Woman”, single que vai liderar a tabela de vendas até início de Julho.
Mas o grande acontecimento são os Taxi. A 31 de Abril, a banda do Porto apresenta o seu homónimo álbum de estreia no Dramático de Cascais, na primeira parte do concerto de The Clash. A viagem vale aos Taxi 15 mil escudos de cachet e a confirmação de que estão no caminho certo. O pavilhão apinhado entoa “Chiclete”, “T.V.W.C.” e “Vida de Cão”, singles que mal se tinham estreado na rádio e que se vão tornar omnipresentes na frequência modulada desse Maio. Taxi, o LP, será o primeiro disco de ouro do rock português, por vendas superiores a 15 mil exemplares (Ar de Rock, de Rui Veloso, foi editado antes mas demorou mais tempo a atingir a meta) e nesse ano apenas “Super Trooper” , dos ABBA, conseguirá despachar mais vinil em Portugal.
No Reino Unido a Eurovisão é já notícia de ontem e a liderança do top de singles pertence a “Stand and Deliver”, canção de Adam & The Ants que recupera a frase emblemática dos salteadores de estrada do século XVIII, e que tem a grande virtude de lembrar vagamente este sketch dos Monty Python. Após cinco semanas no top, a canção começa naturalmente a escorregar para o esquecimento onde hoje habita. É seguida ao longo de todo o mês por este “Stars on 45”, dos Star Sound, projecto de estúdio que se entretém a amalgamar sucessos alheios em medleys com batida disco, e que ainda hoje é capaz de excitar festas de nostalgia.
Entretanto, a britânica Sheena Easton, que em finais de 1980 tinha já liderado o top de singles do Reino Unido com “9 to 5”, parte à conquista da América. O single é líder de vendas nos Estados Unidos no início de Maio, com o título modificado “Morning Train (9 to 5)”, para não ser confundido com “9 to 5”, canção de Dolly Parton que meses antes ocupara o mesmo n.º 1 da Billboard Hot 100, e que por esta altura leva já 23 semanas no top, conservando ainda a posição 51. Mas o grande destaque desse Maio é mesmo “Bette Davis Eyes”, de Kim Carnes, que alcança o top a 16 de Maio e por lá se mantém nove semanas. Mais tarde conseguirá feito semelhante em Portugal: será o single mais vendido ao longo de dez semanas consecutivas, entre 20 de Setembro e 22 de Novembro.