A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

E os vencedores dos Prémios Arco-Íris são…

Escrito por
Clara Silva
Publicidade

A cerimónia de entrega dos Prémios Arco-Íris da ILGA acontece no sábado, 13 de Janeiro, no Estúdio Time Out. Os vencedores já foram anunciados.

Rita Ferro Rodrigues e Joana Barrios serão as apresentadoras da 15.ª edição da cerimónia de entrega dos Prémios Arco-Íris. Os troféus entregues todos os anos pela ILGA reconhecem “pessoas e instituições que se distinguiram na luta contra a discriminação em função da orientação sexual, da identidade de género e características sexuais”, explicam.

Este ano, há oito premiados. Catarina Marcelino, ex-Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, está entre os vencedores, “pelo envolvimento pessoal e humano na formulação de políticas de promoção da igualdade efetiva para as pessoas LGBTI.”

Também premiada será a secretária de estado Graça Fonseca, “por contrariar o silêncio e a invisibilidade das pessoas LGBTI ao afirmar-se publicamente como mulher lésbica”.

A jornalista do Observador Rita Porto será distinguida pela reportagem sobre bebés intersexo "Já nasceu (mas não sabemos se é menino ou menina)". A psiquiatra Zélia Fonseca é outra das vencedoras, graças à sua “luta pelos direitos das pessoas trans”.

A capa da edição de Julho da revista Cristina também mereceu uma distinção, tal como a Ordem dos Psicólogos, com o desenvolvimento do “Guia Orientador da Intervenção Psicológica Com Pessoas LGBT”.

Nas artes, a Fundação Calouste Gulbenkian foi premiada pelas narrativas queer “A Colecção Gulbenkian sai do Armário Dourado?”. Também o Museu Nacional de Arte Contemporânea,  pela exposição "Género na Arte. Corpo, Sexualidade, Identidade e Resistência”, inaugurada em Outubro.

Este ano, há ainda um Prémio rede ex aequo, atribuído ao grupo de estudantes da Escola Secundária de Vagos, “pelo movimento de apoio gerado depois de duas alunas lésbicas terem sido vítimas de discriminação”.

A cerimónia de entrega dos prémios, que acontece a partir das 21.30, no Estúdio Time Out, no Time Out Market, é de entrada gratuita e conta com actuações de Jonas & Lander, Fado Bicha e do coro da ILGA.

Depois, segue-se uma after-party (3€) no mesmo sítio com DJ sets de Mag e Lamim.

+ Sair do Armário: o melhor da agenda LGBT em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade