A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Dating, Melbourne
Anna Kucera

Manual de boas práticas: sobrevivendo ao primeiro encontro

O mundo do dating pode ser selvagem (ou desafiante, vá). Eis dez conselhos do que fazer – mas sobretudo do que não fazer – num primeiro encontro.

Mauro Gonçalves
Escrito por
Mauro Gonçalves
Publicidade

Saber como agir, o que fazer e o que não fazer, como falar ou o que responder num primeiro encontro pode ser um quebra-cabeças. Depois de termos medido o pulso às preferências e hábitos dos nossos leitores, no que toca ao dating, e de termos feito uma lista completa de bons sítios para uma primeira saída a dois, deixamos dez conselhos em tom de manual de boas práticas. No que depender desta lista, o próximo date vai mesmo correr às mil maravilhas.

1. Combine num local público

O mundo é um lugar tão grande e vasto – tem bares, cafés, restaurantes, jardins, museus, centros comerciais e até supermercados –, que não é preciso abrir a porta de casa a alguém que mal conhece ou que não conhece de todo, muito menos correr o risco de entrar em casa de um assassino em série.

2. Não mexa constantemente no telemóvel

Pode ser só um movimento automático e  involuntário, mas passa a mensagem de que está aborrecido ou desinteressado. Se o encontro estiver a ser aborrecido e desinteressante, força!

3. Tenha cuidado na escolha da roupa interior

Há situações que escalam depressa. Então se for na expectativa de ter sexo logo no primeiro encontro, mais vale precaver-se. Eis alguns itens absolutamente proibidos: meias rotas, boxers ou cuecas de super-heróis, peças cansadas no geral.

4. Não fale demasiado

Se sabe de antemão que é um ser exacerbadamente comunicativo? Modere-se. Falar mais do que cinco minutos ininterruptamente, por muito estimulante que o assunto lhe pareça, vai aborrecer de morte a outra pessoa. Faça perguntas, mostre interesse. Monólogos só no teatro ou na terapia.

5. Não beba até cair

Nunca lhe vamos dizer para não beber um copo ou outro, mas entrar num estado de ebriedade levá-lo-á a ter comportamentos desajustados à ocasião e à companhia (sobretudo se a outra parte não acompanhar o ritmo). No limite, pode fazer coisas das quais se virá a arrepender.

6. Divida a conta

Querer pagar a conta pode ser duas coisas: semear no outro a obrigação de pagar a próxima e, logo, de marcar um segundo encontro ou pôr em prática um cavalheirismo um tanto ou quanto démodé, sobretudo em 2024. A postura contrária vai só fazê-lo parecer pobretanas.

7. Não fale de relações passadas

Se é um assunto premente ao ponto de vir à baila num primeiro encontro, então talvez deva antes abordá-lo com um profissional.

8. Não se arme em sabichão

É musicalmente erudito? Tem um conhecimento de gastronomia acima da média? É um ás da ciência? Respira arte? Cuidado para não deixar ninguém soterrado com tamanha avalanche de sabedoria. Mais do que inteligente e confiante, vai parecer arrogante e pode mesmo acabar o dia a discutir a teoria da relatividade sozinho.

9. Faça os possíveis para não se sujar

Se o encontro envolver sólidos, é muito fácil identificar coisas que vão ser difíceis de comer – tacos, cachorros e hambúrgueres megalómanos tendem a deixar rasto. A única maneira daquele molho a escorrer pelo queixo ser um momento fofo tem um nome: cinema.

10. Não tenha pressa

Cada coisa a seu tempo. Não tente antecipar um desfecho ou forçar uma aproximação, sem ter em conta o mood de quem está do outro lado. Um toque antes do tempo ou um comentário indesejado podem arruinar um encontro.

+ Leia já a edição digital e gratuita da Time Out Portugal. Dating - roteiro épico para sobreviver ao mês dos namorados

+ Coisas para fazer no Dia dos Namorados e não só

Últimas notícias

    Publicidade