A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Tónan Quito
©Filipe FeioTónan Quito, em 'Soares é Fixe!'

O cinema vai a eleições com ‘Soares é Fixe!’ (e já tem trailer)

Antes de estrear, a futura série da RTP ‘Homens de Honra’ desdobra-se em dois biopics. O primeiro recua às eleições presidenciais de 1986.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril de 1974, a série portuguesa Homens de Honra vai acompanhar alguns momentos-chave da vida de Mário Soares e Álvaro Cunhal. No entanto, antes de a produção da SkyDreams ser emitida na RTP1, essas mesmas histórias desdobram-se em duas longas-metragens para ver nas salas de cinema: Camarada Álvaro, ainda a aguardar data de estreia, e Soares é Fixe!, a primeira a ver a luz do dia (ou o escurinho do cinema) com estreia marcada para 22 de Fevereiro. O trailer do fime foi divulgado nesta segunda-feira.

As eleições presidenciais de 1986 são o pano de fundo de Soares é Fixe!, biopic que assinala também o centenário do nascimento de Mário Soares, “uma espécie de político que já não existe”. Assim o descreveu Tonán Quito, actor que interpreta o político português nesta produção, num dia de rodagem em que a Time Out esteve presente. “É sempre complexo quando se vai pegar numa figura histórica, ainda por cima recente. No início, li tudo o que consegui sobre o Mário Soares, as biografias, os vídeos que há na RTP Arquivo. É fantástico, há ali muito material para agarrar”, recordou então.

A linha cronológica da série Homens de Honra, composta por duas narrativas que se cruzam, será mais extensa, mas os filmes debruçam-se sobre acontecimentos marcantes Álvaro Cunhal e de Mário Soares. E a acção de Soares é Fixe! (nome que recorda o slogan da campanha do dirigente socialista) começa e termina na noite eleitoral de 16 de Fevereiro de 1986, enquanto se aguardam os resultados da segunda volta que colocou frente-a-frente Mário Soares e Diogo Freitas do Amaral. O histórico do CDS que tinha saído vitorioso de uma primeira volta a 26 de Janeiro. As eleições não só ficaram marcadas pela reviravolta nos resultados, mas também pela eleição do primeiro Presidente civil do pós-25 de Abril, num ano igualmente marcado pela entrada de Portugal na CEE.

Com realização de Sérgio Graciano (Codex 632) e argumento de João Lacerda Matos (O Clube), o elenco de Soares é Fixe! conta ainda com a participação dos actores Margarida Cardeal (Maria Barroso), Tiago Fernandes (Freitas do Amaral), Miguel Mateus (João Soares) ou Tiago Correia (Marcelo Rebelo de Sousa).

+ Dino D’Santiago compõe música para a estreia como actor (e pede ajuda para o videoclip)

+ Está a rolar um clima em ‘Mr. & Mrs. Smith’ (e não é de agora)

Últimas notícias

    Publicidade