A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
A Volta a Portugal nas ruas de Lisboa em 1946
DRA Volta a Portugal nas ruas de Lisboa em 1946

O Pátio das Antigas: A festa da Volta nas ruas da cidade

Durante muitos anos, a Volta a Portugal em Bicicleta levou milhares de pessoas às ruas de Lisboa, que iam aplaudir e incentivar entusiasticamente os seus ídolos do pedal, à partida e à chegada.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Desde 1927, ano da sua primeira edição, e durante muitas décadas do século passado, a Volta a Portugal em Bicicleta era um dos acontecimentos que mais lisboetas atraía às ruas da cidade. As pessoas vinham aos milhares assistir à partida e à chegada, aplaudir os seus ídolos do pedal e até mesmo acompanhá-los durante algum tempo, correndo nos passeios ao seu lado e incentivando-os. Havia até locais que se tornaram lendários para ir ver os ciclistas. É o caso, na última etapa, da exigente Calçada do Carriche, um calvário para os participantes, e um troço que era sempre acompanhado por milhares de adeptos do ciclismo e tinha honras de “directos” por parte das rádios e da televisão, quase desde que a RTP começou as suas emissões.  

Houve vários anos em que a Volta a Portugal em Bicicleta não se realizou, devido a grandes conflitos como a Guerra Civil de Espanha (em 1936 e 1937) e a II Guerra Mundial (entre 1942 e 1945), ou ainda por falta de quem a organizasse (a última vez em que tal aconteceu foi em 1953). A foto desta página foi tirada na partida, em Lisboa, da edição de 1946 da Volta a Portugal em Bicicleta, quando a corrida voltou a realizar-se após quatro anos de suspensão causados pelo segundo conflito mundial, organizada pelo Diário de Notícias e por O Mundo Desportivo. Foi, por isso, uma das partidas mais concorridas de sempre em termos de público.

Coisas e loisas de outras eras:

+ A rua que desapareceu no Saldanha

+ A breve vida do Theatro Moderno

+ Quando a Avenida do Aeroporto não tinha nome

+ A história do “chafariz do boneco” do Lumiar

Últimas notícias

    Publicidade