A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

O Porto de Lisboa faz 134 anos e programa actividades gratuitas

Uma regata, visitas guiadas ou um passeio ribeirinho são algumas das actividades oferecidas pelo Porto de Lisboa.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

No dia 31 de Outubro, domingo, o Porto de Lisboa assinala o seu 134º aniversário e à celebração acrescenta outra efeméride. É que ao mesmo tempo também se celebram os 20 anos da inauguração da sua torre VTS (Vessel Traffic Service), em Algés, onde funciona o Centro de Coordenação e Controlo do Tráfego Marítimo e Segurança.

A boa notícia é que o primeiro aniversariante programou um conjunto de actividades gratuitas para todos os que se quiserem juntar à comemoração. O ponto alto é a já habitual, e anual, Regata Troféu Porto de Lisboa, organizada em parceria entre a APL - Administração do Porto de Lisboa e a Associação Naval de Lisboa. A largada está marcada para as 12.00 de 1 de Novembro, segunda-feira, a cerimónia de entrega de prémios, para quem apreciar subidas ao pódio, acontece às 17.00 do mesmo dia, na Gare Marítima de Alcântara.

No entanto, a festa começa antes, a 29 de Outubro, sexta-feira, com visitas guiadas à Torre VTS, um edifício inaugurado em 2001 e desenhado pelo arquitecto Gonçalo Byrne. As visitas irão decorrer ao longo do dia, divididas por quatro grupos de oito pessoas, primeiro das 10.00 às 12.00 e depois entre as 15.00 e as 17.00. No sábado e domingo, 30 e 31 de Outubro, pode ainda inscrever-se nas visitas à Caravela Vera Cruz, com acesso pela Doca de Alcântara, para grupos até 25 pessoas, também em dois horários: das 10.00 às 13.00 e das 14.00 às 18.00. As inscrições, obrigatórias, fazem-se através do email comunicacao@portodelisboa.pt.

Se preferir, também este fim-de-semana, pode optar pelas visitas às Gares Marítimas de Alcântara e da Rocha Conde de Óbidos. No horário da manhã (10.00-13.00) serão guiadas e da parte da tarde (14.00-18.00) o percurso pode ser feito de forma livre. Neste caso, as entradas fazem-se por ordem de chegada. No sábado, terá lugar, no Auditório Rocha Conde de Óbidos, o seminário “She Sails - Empowering Women to Sail”, organizado pela Seawoman, um projecto de apoio ao treino e ao desenvolvimento de equipas femininas de vela. A participação é feita também através de email (geral@seawoman.org), até 29 de Outubro.

O encerramento das celebrações será feito a 2 de Novembro com o anúncio dos vencedores do concurso de fotografia "1 porto, 2 margens, 11 municípios, 200Km para fotografar”, lançado em 2020 com o objectivo de divulgar a zona ribeirinha abrangida pelo Porto de Lisboa, que recebeu 500 fotografias de mais de uma centena de participantes.

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana

+ Campos de 3x3 voltam a Alcântara com as bandeiras náuticas de Flix

Últimas notícias

    Publicidade