A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Obras oficializam parte pedonal da Rua dos Bacalhoeiros

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Foi apresentado na Fundação José Saramago o projecto para a Rua dos Bacalhoeiros. Miguel Gaspar, vereador da segurança e mobilidade, diz que este é um grande pequeno projecto.

Foram estas as palavras iniciais do vereador que esta quinta-feira esteve presente na sessão de apresentação do projecto para a Rua dos Bacalhoeiros, promovida pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

O vereador conta, aliás, que foi numa volta ao território com Miguel Coelho, presidente da junta, que surgiu a ideia de transformar a rua numa artéria pedonal, o que já aconteceu. Os carros tiveram ordem de saída, mas faltava dar um novo élan ao alcatrão esburacado que vai destoando da nova vida dos Bacalhoeiros, onde moram restaurantes como a Taberna Moderna, a Cantina Zé Avillez, o SÁLA ou o Qosqo e outras coisas boas como o Lisbonita Gin Bar ou a L’éclair, só para dar alguns exemplos que cabem numa rua com 150 metros, mais coisa menos coisa.

O projecto é desenhado pelo ARX Arquitectos e agora que já está feita a reserva do espaço pedonal é nesse limite que será feita a intervenção: entre o Campo das Cebolas e a Rua da Padaria

Num futuro será estudado o fecho integral da via que vai receber os mesmos materiais utilizados no Campo das Cebolas a bem da harmonia (calçada com cubo de gabro preto de Odivelas e vidraço branco). A iluminação será melhorada e os pilaretes vão ser rebatíveis para ser possível a entrada de veículos de emergência. Na assembleia presente apenas gerou discórdia o facto dos moradores desta rua não terem acesso com carro para cargas e descargas.

O investimento total da obra andará à volta dos 150 mil euros e Miguel Gaspar gostaria de ver a obra iniciada ainda este ano: "Se conseguir fazer este ano farei. Senão, no próximo ano". Assim que começarem os trabalhos, é obra para durar entre os três e os quatro meses.

+ 12 paragens obrigatórias na Rua dos Bacalhoeiros

Últimas notícias

    Publicidade