Notícias

Onda de calor na Europa: os destinos de férias com alertas vermelhos

É seguro viajar para Espanha e Itália neste momento? Aqui fica o nosso guia de viagem enquanto os destinos europeus enfrentam temperaturas de 40 °C.

Grace Beard
Escrito por
Grace Beard
Travel Editor
Tourists in Rome with umbrellas to shield from sun
Photograph: Shutterstock
Publicidade

Já todos sabemos que os Verões estão cada vez mais quentes. E, embora cada vez mais viajantes optem por deixar de lado os clássicos destinos mediterrânicos como Itália e Espanha, preferindo umas férias “frescas” no norte da Europa, muitos continuam com viagens marcadas para zonas que estão agora a escaldar com temperaturas a rondar os 40 °C.

Uma onda de calor extrema está a afectar grande parte do sul da Europa, com algumas zonas de Espanha a registarem 46 °C durante o fim-de-semana. Prevê-se que esta semana continue abrasadora – por isso, o que deve fazer se tiver viagem marcada? Pode pedir um reembolso se decidir não viajar? Aqui fica tudo o que tem de saber sobre viajar na Europa durante esta onda de calor de Verão.

Que países da Europa estão a atravessar uma onda de calor?

Enquanto algumas zonas do Reino Unido chegam aos 33 °C, grande parte do sul da Europa está ainda mais quente. Vários destinos emitiram alertas vermelhos de calor e estes são os locais mais quentes do continente neste momento.

Espanha
O sul de Espanha é a região mais afectada, com Sevilha e arredores a registarem temperaturas nos 40 °C médios.

França
Quase toda a França continental está sob alerta severo de altas temperaturas, que deverá manter-se até ao final da semana.

Portugal
O IPMA emitiu avisos laranja para oito distritos do continente devido ao calor extremo até terça à noite, e avisos amarelos para quase todo o país até esta quinta-feira, 3 de Julho. Entre as muitas recomendações, a Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha a população a permanecer em casa entre as 11.00 e as 17.00 nos dias de temperatura mais elevada.

Itália
Mais de 20 cidades italianas estiveram, este domingo, sob alerta vermelho devido ao calor extremo, com regiões como a Toscana a registarem um aumento de internamentos relacionados com desidratação e golpes de calor.

Turquia
Na região de Izmir deflagrou um incêndio florestal, e os Verões cada vez mais quentes e secos são apontados como causa principal.

Croácia e Balcãs
A costa adriática registou máximas de 40 °C durante o fim-de-semana, e prevê-se que as temperaturas se mantenham muito elevadas esta semana.

Porque está tanto calor?

Segundo o secretário-geral da ONU, António Guterres (citado pelo Guardian), o calor extremo é o “novo normal”. Uma “cúpula de calor” – área de alta pressão que retém o ar quente – está a afectar a Europa Ocidental. Este fenómeno é agravado por massas de ar quente vindas do Norte de África e pela poluição resultante da queima de combustíveis fósseis.

Quanto tempo vai durar a onda de calor?

O calor intenso vai prolongar-se durante toda a semana. Em Itália, segundo o Meteo.it, prevê-se que as temperaturas comecem a baixar no final da semana, regressando a valores médios de época, entre os 28 °C e os 32 °C. Em Espanha, o calor extremo deverá manter-se pelo menos até meio da semana, de acordo com a AEMET.

É seguro viajar?

Embora não exista, até agora, um aviso oficial a desaconselhar viagens para estas regiões, recomenda-se que os viajantes sigam as orientações e medidas locais. Evite exposição solar nas horas de maior calor (entre as 11.00 e as 18.00), use protector solar em abundância e beba muita água.

Posso pedir reembolso se decidir cancelar a viagem?

É pouco provável que consiga reembolso se cancelar a viagem por decisão própria. Fale directamente com o seu operador turístico ou agência de viagens para perceber quais as opções disponíveis.

Últimas de viagens na Time Out

Viu que companhias aéreas já não vão poder cobrar pela bagagem de mão na Europa? E que a Irlanda é o melhor país europeu para o equilíbrio entre vida profissional e pessoal? Se procura a banda sonora perfeita para as férias, leia ainda porque é que Londres é a melhor cidade do mundo para amantes de música

🏡 Já comprou a Time Out Lisboa, com as últimas aldeias na cidade?

🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no Facebook, Instagram e Whatsapp

Últimas notícias
    Publicidade