A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Palácio Baldaya, em Benfica
Melissa VieiraO Palácio Baldaya é uma referência cultural de Benfica desde 2017

Palácio Baldaya vai “ganhar espaço” com novo projecto para habitação acessível

IHRU vai construir 266 fogos para arrendamento acessível em Benfica. Junta de Freguesia quer que antigas cavalariças fiquem para fins culturais.

Hugo Torres
Escrito por
Hugo Torres
Publicidade

A Quinta da Baldaya, em Benfica, vai ser transformada num complexo habitacional destinado ao arrendamento acessível. A obra foi anunciada na semana passada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), que vai investir cerca de 51,8 milhões de euros, valor financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, na construção de 266 apartamentos. Este é o terreno das antigas instalações do Laboratório Nacional de Investigação Veterinária, paredes-meias com o Palácio Baldaya. Mas a obra, garante o presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Marques, não afectará o funcionamento deste espaço cultural, que se tornou uma referência no bairro desde que abriu, em 2017.

“O complexo habitacional não terá qualquer efeito sobre o perímetro do Palácio Baldaya”, esclarece o autarca, em resposta à Time Out. Pelo contrário: vai “ganhar espaço no que diz respeito às zonas de jardins”. É aqui que funciona a academia Arcade Dance Center, sob a batuta do coreógrafo e bailarino Cifrão, e é aqui que é costume montar-se um palco para espectáculos ao ar livre. A primeira vai manter-se como está. O espaço disponível para o segundo “será aumentado”. “Vai ser possível continuar a realizar espectáculos neste local, seguindo aquela que tem vindo a ser a nossa estratégia, de intensa actividade cultural no nosso bairro de Benfica, com uma programação eclética nas diferentes vertentes artísticas”.

A zona de intervenção, entre a Estrada de Benfica e as ruas das Garridas e General Morais Sarmento
IHRUA zona de intervenção, entre a Estrada de Benfica e as ruas das Garridas e General Morais Sarmento

Ricardo Marques revela que existe até a possibilidade de a oferta cultural crescer naquele quarteirão, que fica entre a Estrada de Benfica, a Rua das Garridas e a Rua General Morais Sarmento. “Estamos a dialogar com o IHRU para que se possam transformar alguns dos espaços [do Laboratório Nacional de Investigação Veterinária] que não serão demolidos em espaços culturais, como é o caso das antigas cavalariças, sem esquecer os espaços para residências artísticas na linha do Palácio Baldaya.” Quanto ao possível impacto das obras no normal funcionamento do Baldaya, o presidente diz que “não é expectável que exista qualquer tipo de condicionamento”, “até porque não existe acesso automóvel neste local”.

O projecto de Paulo David para a Quinta da Baldaya
DRO projecto de Paulo David para a Quinta da Baldaya

O projecto vencedor do concurso de concepção lançado pelo IHRU foi desenhado pelo gabinete do arquitecto funchalense Paulo David. Prevê a utilização de 26.336 metros quadrados para fins habitacionais e de 6584 metros quadrados para comércio e serviços, mais pisos enterrados para estacionamento e arrecadações. Apesar de não haver ainda data para o arranque das obras, Ricardo Marques vê este futuro empreendimento “com muito bons olhos”. “Estamos muito satisfeitos com este empreendimento e consideramos que é fundamental aumentar o número de respostas do parque habitacional de Benfica, para famílias de classe média e em início de vida”, refere.

+ Tributo Popular dá pontapé de saída para as festas de Benfica

+ Vamos passar a Primavera ao balcão. A Time Out Lisboa já está nas bancas

Últimas notícias

    Publicidade