A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Palácio de Seteais chama Joachim Koerper, do Eleven, para mudar o restaurante

O chef que este ano celebrou meio século de carreira vai ser responsável pela renovação do restaurante do hotel de cinco estrelas em Sintra.

Cláudia Lima Carvalho
Escrito por
Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

Abriu o Eleven em 2004 quando Lisboa era outra, ainda longe da azáfama gastronómica que hoje se vive, vindo de restaurantes distinguidos com estrela Michelin. No topo do Parque Eduardo VII conquistou a estrela ao fim de apenas nove meses – a primeira, na altura, para Lisboa –, perdeu-a e voltou a conquistá-la logo a seguir. Aos 50 anos de carreira, celebrados em Junho, o chef alemão não dá sinais de querer parar, tendo sido anunciado esta quinta-feira como a mais recente contratação do Tivoli Palácio de Seteais, em Sintra. 

Joachim Koerper vai ser o chef consultor do restaurante, trabalhando em parceria com a equipa de cozinha do palácio com o objectivo de rever e actualizar menus, respeitando a história do espaço, um palácio mandado construir em 1787 pelo cônsul holandês Daniel Gildemeester, comprado pelo marquês de Marialva já no século XIX e reinventado como hotel de luxo pelo Tivoli em 1955. “A prioridade será criar uma nova carta para o restaurante Seteais, onde o chef vai apresentar algumas novidades, a par com uma nova abordagem aos pratos mais tradicionais”, lê-se na nota de imprensa que dá conta da novidade. 

“O Tivoli Palácio de Seteais é um hotel com reconhecida tradição gastronómica e a contratação do chef Joachim Koerper visa honrar essa história e tradição e ao mesmo tempo trazer um novo toque de contemporaneidade à oferta actual, elevando-a a um novo patamar”, escreve na mesma nota Miguel Garcia, director regional de operações da Minor Hotels. “A nossa equipa está muito satisfeita por poder contar com a enorme experiência do chef Joachim Koerper e estamos certos de que os nossos clientes vão também gostar das novidades que o chef nos vai trazer”, acrescenta ainda.  

Para Sintra, o chef alemão promete um projecto gastronómico único. “Este hotel tem uma história muito rica e uma tradição culinária onde se destacam alguns pratos clássicos que vamos manter, dando uma nova apresentação e melhorando algumas técnicas. Claro que vou também introduzir algumas novidades, dando maior criatividade à oferta e preservando sempre os melhores sabores locais que cada época do ano nos traz”, revela Joachim Koerper. 

Joachim Koerper e Cintia Koerper
DRJoachim e Cintia Koerper

As sobremesas ficarão a cargo da chef pasteleira Cintia Koerper, mulher de Joachim Koerper e parceira habitual nestas aventuras gastronómicas. Para Seteais, Cintia promete levar sabor e delicadeza à proposta de doces, com destaque para o tradicional Chá das Rainhas que vai contar com a sua assinatura especial.

A dupla está já a trabalhar com a equipa do hotel, contando apresentar as novidades, incluindo a carta renovada, já em Novembro.

+ Nunca a Casa Nepalesa fez tanto jus ao nome

+ Belcanto mantém-se entre os 50 melhores restaurantes do mundo

Últimas notícias

    Publicidade