A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Festas de lisboa, arraial, arraiais, santos populares
@Jose Frade

Sem Festas de Lisboa, Junho celebra-se com cinema ao ar livre, videomapping e sardinhas

A EGEAC tem um programa especial para celebrar Junho mesmo sem as Festas de Lisboa.

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

As aclamadas Festas de Lisboa ficam em pausa este ano, mas há que celebrar o mês mais popular do ano como se pode. A EGEAC apresenta Quase Juntos, um programa especial que mantém um pé dentro de casa e outro na rua com cinema, videomapping, leituras e sardinhas. 

Comece por ficar à janela, esse poiso obrigatório por estes tempos, e fique à espera do espectáculo audiovisual itinerante do ateliêr OCUBO, entre 8 e 11 de Junho a partir das 21.30. Depois de Almada, será pelas ruas lisboetas que o Festival à Janela fará a sua aparição com nomes como Noiserv, The Legendary Tigerman, Teresa Salgueiro, Gonçalo Cabral, Rafaela Pinto, Tiago Coelho ou Catarina Casqueiro. 

O público também pode participar e OCUBO já lançou o apelo nas redes sociais. Escolha uma parte do refrão da música “Cheira a Lisboa”, de Amália Rodrigues, e grave um vídeo a cantar a parte da música sincronizada com o vídeo  pode consultar todos os detalhes aqui. Depois basta enviar a participação para info@festivalajanela.pt ou para o WhatsApp (91 192 9808) até 4 de Junho.

Ao longo do mês, na página de Facebook Cultura na Rua, serão partilhadas as visões de cinco ilustradores da cidade e do que veem a partir das suas janelas, são eles: Leonor Brilha, Ana Gil, Mantraste, António Jorge Gonçalves e Teresa Cortez.

Os domingos de Junho são dedicados aos Ecotemporâneos, artistas ou pensadores que escolhem uma fotografia sua na natureza e a relacionam com um livro que tenham em casa, uma iniciativa da BoCA que se insere no seu programa online que tem vindo a promover ao longo do último mês. 

E também é pelas ruas de Lisboa que acontece a iniciativa Cinema no Estendal, uma actividade desenvolvida em parceria com a Associação O Nosso Bairro que celebra a vida dos bairros lisboetas, através da exibição de um filme português. Nas noites de 15 a 19 de Junho será projectado um filme num bairro de Lisboa – anunciados em breve – para que possa ver à janela ou na varanda. 

O anúncio dos vencedores do concurso e exposição dos Tronos de Santo António, uma iniciativa que decorre online e foi alargada a todo o país, será anunciado no dia dedicado ao santo casamenteiro, 13 de Junho. 

E mesmo sem o Festival Lisboa Mistura, o projecto OPA - Oficina Portátil de Artes, promovido pela Associação Sons da Lusofonia e focado em jovens de bairros periféricos, regressa este ano para continuar a cruzar novos talentos da música com profissionais da área. O Open Call arranca esta terça-feira, dia 2, e haverá sessões online dos participantes de edições anteriores e concertos selecionados a partir das candidaturas enviadas este ano.

E como já vem sendo tradição, as sardinhas do concurso – cujos vencedores pode ver aqui – vão andar pela cidade em pontos de distribuição estratégicos para que as possa pescá-las aos fins-de-semana. Será uma espécie de caça ao tesouro onde serão deixadas pistas nas páginas de Facebook e Instagram das Festas de Lisboa, todas as sextas-feiras, sob o mote “Apanha esta sardinha”. Depois de apanhar uma das sardinhas a EGEAC desafio-o a fotografar e a partilhar a sardinhada com a hashtag #apanhaestasardinha.

+ Qual o futuro da cultura? Há respostas num festival com Vhils, Salvador Sobral e a Ministra da Cultura

Últimas notícias

    Publicidade