Os melhores restaurantes em Oeiras

Dar uma voltinha na marina e ir do Alentejo a Macau: há muitas viagens para fazer nos melhores restaurantes em Oeiras
charkoal
Fotografia: Arlindo Camacho
Por Catarina Moura |
Publicidade

Passar o dia a saltar de praia em praia citadina e aproveitar para comer como deve ser? Confere. Passar umas horas no Parque dos Poetas de barriga para o ar e fechar a tarde com uma barrigada de dim sum como deve ser? Fácil. Espreitar o Palácio do Marquês e encontrar a saída dos jardins labirínticos num ensopado de borrego como deviam ser todos? Com certeza. Meta-se no comboio ou apanhe a marginal e vá à confiança. Preparámos uma lista dos melhores restaurantes em Oeiras para que nada lhe falte.


Recomendado: Os melhores restaurantes de praia perto de Lisboa

Entre na Linha e nos melhores restaurantes em Oeiras

sopa de tomate zé varunca
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes, Português

Zé Varunca

icon-location-pin Oeiras

Antes de chegar ao Bairro Alto, Zé varunca chegou a Oeiras. A família saíu de Estremoz para a Parede em 2002 e dois anos depois instalou a sua cozinha regional com as loiças de barro pintadas a condizer no centro da vila. O receituário é tudo o que se espera: cozido de grão com vagens, sopa de cação, açordas, sopa de tomate, ensopado de borrego, pezinhos de coentrada e por aí fora em doses que alimentam uma família. No final é descer a rua em direcção à praia para fazer aquela caminhada que sempre ajuda à digestão. 

carne maturada do charkoal
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes, Steakhouse

Charkoal

icon-location-pin Grande Lisboa

O Charkoal abriu no Verão de 2017 no espaço do antigo Peter Café Sport, com uma carta desenhada por José Cordeiro e cheia de grelhados no carvão, a pensar no que é saudável. Há muito peixe e marisco frescos em espetadas, bacalhau na brasa e peixes inteiros grelhados. Se é dos que acha que peixe não puxa carroça, fique a saber que aqui também come um frango no carvão, picanha, ou mesmo um costeletão maturado dos que precisam do investimento de duas pessoas.

Publicidade
Dim Sum - Oeiras
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes, Chinês

Dim Sum

icon-location-pin Oeiras

A origem desta casa está no Cacém, mas o Dim Sum mudou-se para Oeiras, Junto ao Parque dos Poetas, para um espaço mais aprumadinho e com a sua estética chinesa q.b. O forte são os dim sum, dos rolos de massa de arroz com gambas às vieiras cozidas
 ao vapor com alho, passando 
pelo pato enrolado em alface. Os dim sum valem a pena também "pelo ambiente festivo e ruidoso em dias de enchente e pelo preço", palavra de Alfredo Lacerda, crítico da Time Out, que lhes deu quatro estrelas.

 

A Time Out diz
Panoramico
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes

Panorâmico by Marlene Vieira

icon-location-pin Oeiras

Faça chuva ou faça sol, este é um restaurante onde pode comer o ano inteiro – seja qual for a previsão que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera adiantar para esse dia. O restaurante de Marlene Vieira, no Taguspark, não podia ser mais versátil. Tanto tem uma esplanada de dimensões consideráveis, com vista para o mar de Oeiras, perfeita para os banhos de sol, como uma lareira em mármore, de frente para uns sofás confortáveis onde poderá aquecer os pés. A cozinha é de conforto, “mas cuidada”, descreve Marlene, e trabalha sobretudo com produtos portugueses em pratos como arroz cremoso de berbigão e espadarte rosa, bochecha de porco preto ou perna de peru recheada com foie gras.

Publicidade
Macau Dim Sum - Oeiras - Sala
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes, Chinês

Macau Dim Sum

icon-location-pin Oeiras

Em meados de 2016, o Yum Cha Garden, responsável por levar uma data de gente a uma praceta recôndita em Oeiras para comer dim sum, anunciava que ia mudar de identidade. A gerência e, mais importante, a comida, mantinham-se tal e qual na mesma. Nascia o Macau Dim Sum (porque afinal era para comer dim sums que toda a gente ali ia), com a cozinha nas mãos de Liu Yun Zhi, especialista na matéria, sobretudo nos dumplings. Prove também o Pato à Pequim e as massas. É tudo bom e perfeito para matar saudades dos velhos chineses com ementas ilustradas.

Camera
Restaurantes

Beija-me Burro

icon-location-pin Oeiras

Nesta casa na zona residencial de Oeiras, meio escondida de baixo de umas arcadas, a palavra de ordem é petiscar. António e Fernando Leão, pai e filho, têm aqui um balcão e pouco mais de uma dezena de mesas onde se servem porções pensadas para encher a mesa e partilhar. Há um bacalhau fumado com queijo de ervas, ou um salmão marinado com humus de beterrab. Frigideiras com moelas, lulinhas e ovos escalfados, e tiras de novilho. Há uma lista de opções vegetarianas e, claro, tábuas. Tudo acompanhado com o vinho com o nome da casa.

O melhor de Cascais

Restaurantes

Cinco sítios para comer peixe em Cascais

Basta avistar a Baía de Cascais ao longe, no caminho pela marginal, para perceber que estamos em terra de pescadores. Os barquinhos marcam a paisagem da Praia do Peixe (vai um mergulho numa das praias da Linha de Cascais?), com os utensílios usados pelos pescadores dos dois lados. Por ali, pescam-se linguados, corvinas, polvos – de madrugada –, sargos, cavalas e fanecas, além de bons mariscos: afinal, com mares frios eles ganham ainda mais sabor. Há muitos restaurantes que merecem uma visita na vila, mas nesta lista o que vai encontrar são os melhores sítios para comer peixe em Cascais. 

Enseada de Santa Marta
Fotografia: Joana Freitas
Coisas para fazer

30 coisas para fazer em Cascais

Cascaos. As últimas notícias sobre o número de turistas na vila apontam nessa direcção. Mas dizemos-lhe nós que por lá andámos em expedição nas últimas semanas que o cenário é bem diferente. Às idílicas praias junta-se uma agenda de eventos preenchidérrima, restaurantes fantásticos, imeeeenso espaço para fazer desporto e, claro, carradas de novidades. Para quem acha que em Cascais não há nada mais do que praias bonitas e ondas para surfar, temos 30 sugestões que provam o contrário e dão matéria para passar um dia completo (e os que mais quiser) na vila – sem tempo para pausas. 

Publicidade
Praia da Conceição
Fotografia: Joana Freitas
Coisas para fazer

As melhores praias da linha de Cascais

Próxima paragem: praias da Linha. A menos de uma hora de Lisboa – e à distância de um comboio – não faltam escolhas para estender a toalha na areia e dar um mergulho. As praias são, diga-se sem rodeios, o grande atractivo de quem procura Cascais, independentemente da altura do ano. De Carcavelos ao Guincho, damos-lhe dez sugestões de praias em Cascais. No final, é só escolher onde estender a toalha. E quando a fome começar a apertar não se fique pela bola da praia: procure os melhores restaurantes e bares à beira-mar. Siga o nosso roteiro. 

Publicidade