Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Três receitas de Matt Preston deliciosas, fáceis e rápidas

Três receitas de Matt Preston deliciosas, fáceis e rápidas

Matt Preston lançou este ano o livro “Delicioso, Fácil, Rápido”. Estas são três das suas receitas.

receitas de matt preston
DR Rigatoni com Almôndegas de Chouriço
Por Raquel Dias da Silva |
Publicidade

Matt Preston é jornalista, crítico gastronómico, escritor de receitas e o mais extravagante dos três membros das primeiras onze temporadas do popular júri do programa televisivo MasterChef Australia. O britânico, que vive em Melbourne, na Austrália, desde 1993, veio a Portugal para o lançamento da versão portuguesa do seu livro “Delicioso, Fácil, Rápido” (Casa das Letras, 29,90€), publicado originalmente em 2017. Serão as suas receitas mesmo deliciosas, fáceis e, acima de tudo, rápidas? Estas três, escolhidas a dedo por entre as 127 sugestões de refeições, são deliciosas, fáceis e rápidas (só demoram até 15 minutos a preparar). Por isso, se não sabe o que vai comer hoje (ou amanhã ou no dia a seguir) aproveite para arriscar fazer estes pratos para a sua família e amigos. Bom apetite.

Recomendado: Entrevista a Matt Preston: “Música é muito melhor que comida”

As receitas de Matt Preston

receitas de matt preston
DR

Coxas de Frango à Marnie com um Toque

Esta receita é a brilhante invenção da minha musa culinária, a Sra. Marnie. Ela é forte. Ela é brilhante. Ela não receia fugir à culinária tradicional. Estou com algum medo do que ela me possa fazer quando reparar como a sua receita original evoluiu ao longo dos anos na minha cozinha. Estou ainda mais assustado com o que ela possa fazer se julgar que penso que as suas coxas precisam de ser trabalhadas.

Para: 4–6 pessoas/ Preparação: 10 min (mais 30 minutos a marinar)/ Cozedura: 15 min

INGREDIENTES

1 molho de coentros lavados (com raízes e caules); 125 ml de molho de pimentão doce; 2 c. de sopa de molho de peixe; 2 c. de sopa de óleo de amendoim ou de farelo de arroz; 1 pedaço de gengibre com 4 cm, descascado e finamente ralado; sumo de 1 lima; 8 coxas de frango sem osso (e o excesso de gordura aparado); folhas de hortelã (ou hortelã-vietnamita, se tiver), para servir; e folhas de manjericão tailandês, para servir.

COMO FAZER

Retire as folhas aos coentros e reserve-as para outro uso. Pique finamente as raízes e os caules dos coentros e coloque-os numa tigela. Adicione o molho de pimentão doce, o molho de peixe, o óleo, o gengibre e o sumo de lima e misture. Junte o frango e mexa para envolver. Tape e leve a marinar no frigorífico durante 30 minutos, ou até 2 horas.

Quando estiver pronto para cozinhar, aqueça previamente um grelhador ou uma frigideira para grelhar em lume médio-alto. Disponha o frango e grelhe durante 4 minutos de cada lado, ou até ficar bem grelhado com as pontas ligeiramente chamuscadas. Transfira para um prato, tape bem com folha de alumínio e deixe repousar 5 minutos.

Distribua as coxas pelos pratos de servir e espalhe as ervas por cima para lhes dar a verdura saudável.

DICAS

Faça mais para as marmitas para o almoço do dia seguinte.

As coxas podem ser assadas no forno a 200 °C/180 °C, forno ventilado.

receita de Matt Preston

Picadinho de Legumes de um Milhão de Dólares

Algumas receitas são perfumadas e delicadas. Outras são exuberantes e divertidas. Mais raras, de longe, são aquelas que, como esta, partilham os mesmos olhos preguiçosos semicerrados e a mesma astúcia das ruas. Se fosse um actor, seria James Franco — alto, anguloso e sinistro — curvado sobre um caixote do lixo num beco. Isto é porque é mais um estado de espírito do que uma receita.

Na realidade, são apenas umas sobras, de um homem pobre, fritas com ovos, de maneira a que as suas gemas húmidas cubram tudo e façam com que pareça ouro — daí o nome.

É também uma reminiscência de um prato de batatas salteadas, cebolas fritas, chouriço e ovos estrelados que servem num dos meus bares favoritos em Barcelona, o Bar Mut. Também é um prato que faria com que levasse uma pisadela de salto agulha se ousasse olhá-lo de lado. Mas essa é outra história...

Para: 4 pessoas/ Preparação: 10 min/ Cozedura: 35 min

INGREDIENTES

4 batatas, descascadas e cortadas em pedaços de 2 cm; 1 batata-doce grande (cerca de 370 g), descascada e cortada em pedaços de 2 cm; 1 c. de sopa de azeite; 50 g de manteiga; 1 cebola roxa, cortada em fatias grossas; sal marinho e pimenta preta, moída no momento; 1 c. de chá de sementes de alcaravia; 250 g de cachaço de porco assado; 1/4 de couve-lombarda ou roxa (cerca de 300 g), em juliana; 4 ovos; 2 c. de sopa de salsa fresca, picada ketchup de Ananás (p. 68), para; servir (ou qualquer molho de que goste: a guru da culinária, Michelle, adora esta receita com molho de malagueta sriracha).

RECEITA

Leve ao lume um tacho grande com água temperada com sal e deixe-a ferver. Junte as batatas e a batata-doce e deixe cozer durante 5-8 minutos, até começarem a ficar tenras. Escorra-as e coloque-as num tabuleiro forrado com papel de cozinha para enxugarem.

Numa frigideira grande com tampa, leve o azeite a aquecer com 30 g de manteiga, em lume médio-alto, até ficar, bem... hum... quente.

Junte as batatas e a cebola, tempere bem com sal e pimenta, e deixe saltear, mexendo ocasionalmente, durante 15 minutos ou até ficarem douradas e estaladiças. Certifique-se de que as deixa sossegadas durante algum tempo sem lhes mexer, para pegarem ao fundo e alourarem. Esta é a parte mais saborosa, por isso, vou ser outra vez muito firme... não mexa a toda a hora.

Quando achar que as batatas estão suficientemente douradas e estaladiças, espalhe as sementes de alcaravia por cima e misture. Deixe refogar durante 30 segundos, ou até lhe cheirar a alcaravia (que significa que também tostaram, está a ver?).

Aumente para lume forte, junte a carne de porco, a couve e a restante manteiga, e tempere. Deixe fritar, mexendo ocasionalmente, durante 3 minutos, ou até a couve começar a murchar.

Faça quatro buraquinhos na mistura de batata, abra um ovo para preencher cada buraco e, depois, tape a frigideira e deixe cozinhar durante 6 minutos, ou até os ovos estarem cozidos. Pode cozer no forno, mas arrisca-se a que os ovos fiquem com um aspeto vidrado como nesta foto.

Polvilhe com salsa e sirva com ketchup de ananás.

DICAS

Este é um prato fantástico para usar sobras: em vez de couve, use couves-de-bruxelas fatiadas ou acelga. Em vez de carne de porco, cozinhe pedaços de salsicha, daquelas duas que não foram fritas ao pequeno-almoço de domingo.

Se preferir, junte cubos do seu queijo preferido para derreter no picadinho.

Estrele os ovos, se não quiser esperar que cozam no picadinho.

Publicidade
receitas de matt preston
DR

Rigatoni com Almôndegas de Chouriço

Terça-feira, seis da tarde: não havia nada previsto para o jantar e quase nada no frigorífico. Ao fim de 20 minutos a olhar para a frigideira antiaderente a questionar-me sobre o que poderia cozinhar, tive a ideia luminosa de retirar a carne dos chouriços para fazer almôndegas. Tostam lindamente e produzem uma óptima gordura, maravilhosamente avermelhada, para fritar as cebolas e os pimentos.

Para: 4 pessoas/ Preparação: 15 min/ Cozedura: 25 min

INGREDIENTES

500 g de linguiça; 60 ml (1/4 de chávena) de azeite; 400 g de massa rigatoni seca; 1 cebola, finamente picada; 1 pimento vermelho, sem sementes e finamente picado; 1 embalagem de 250 g de tomate-cereja, 2 c. de chá de paprica; 250 ml de caldo de galinha; sal marinho e pimenta preta, moída no momento; 1⁄2 chávena de folhas de salsa ou hortelã; raspa de 1 laranja; 1 c. de sopa de vinagre de xerez ou vinagre de vinho tinto; queijo parmesão ou manchego, ralado, para servir.

RECEITA

Rompa uma das extremidades de cada linguiça e esprema a carne para fora do invólucro em almôndegas do tamanho da unha do polegar.

Numa frigideira grande, aqueça 1 colher de sopa de azeite em lume médio-alto e frite as almôndegas de linguiça, em levas, mexendo, durante 2-3 minutos, ou até alourarem. Transfira-as para um prato.

Comece agora a cozer a massa, para que quando o molho ficar pronto a massa esteja cozida. Coza a massa em bastante água a ferver temperada com sal durante menos 1 minuto do tempo indicado na embalagem, para ficar al dente. Congratule-se pelas suas excelentes capacidades de gerir o tempo. Quando a massa estiver pronta, escorra-a e volte a colocá-la na caçarola.

Enquanto a massa estiver a cozer, faça o molho. Aqueça mais uma colher de sopa de azeite numa frigideira em lume médio-alto e salteie a cebola e o pimento, mexendo, durante 5 minutos, ou até amolecerem.

Adicione o tomate-cereja e a paprica, sem parar de mexer, e deixe refogar durante mais 1 minuto, ou até ficar aromático. Junte o caldo, baixe o lume para médio e deixe apurar durante 5 minutos.

Adicione as almôndegas e deixe guisar durante mais 3 minutos, ou até as almôndegas ficarem cozidas e o tomate-cereja começar a abrir ligeiramente. Tempere com sal e pimenta e mantenha quente.

Numa tigela, misture a hortelã ou a salsa, a raspa de laranja, o vinagre e mais uma colher de sopa de azeite e volte a temperar com sal e pimenta.

Transfira a massa para um prato, junte as almôndegas e misture. Decore com a mistura de raspa de laranja e polvilhe com queijo parmesão ou manchego ralado.

DICAS

Experimente outro tipo de enchidos neste molho rápido. Para um prato menos condimentado, use salsichas de frango ou de porco.

Adicione grão-de-bico cozido (1 lata) ao molho com as almôndegas para uma refeição mais saciante — é a oportunidade para reduzir para metade a malvada massa.

Mais receitas

Martilicious
©Marta Ferreira
Restaurantes

Receita de Pink Coconut Bowl

Todas as semanas, Marta Ferreira (@martilicious_food), dá-lhe uma receita para testar lá em casa. Exprimente esta Pink Coconut Bowl, com coco fresco, ananás, bananas, kiwi e granola.

tofu quente na frigideira
©Marta Ferreira
Restaurantes

Receita de tofu quente na frigideira

Todas as semanas, Marta Ferreira (@martilicious_food), dá-lhe uma receita para testar lá em casa. Desta vez é uma receita vegan, com tofu, couve pak choi, tomates cereja e pão torrado.

Publicidade
Martilicious
©Marta Ferreira
Restaurantes

Receita de barra de iogurte e frutos vermelhos

Todas as semanas, Marta Ferreira (@martilicious_food), dá-lhe uma receita para testar lá em casa. Para comer ao lanche, ou na pausa do café, é capaz de ficar viciado nestas barras de iogurte e frutos vermelhos.

Publicidade