Chuva de pólen em Lisboa: dicas para aliviar as alergias na Primavera

Despedimo-nos do Inverno, as flores desabrocharam, os pólenes estão a bombar esta semana. Resumindo, estamos mesmo na Primavera. Mas não é preciso desesperar: damos-lhe dicas para aliviar as alergias
Photograph: Shutterstock
Por Inês Garcia |
Publicidade

A Primavera deu um ar de sua graça na segunda, literalmente, e esta semana é de loucura de pólenes em todo o país. É mesmo coisa séria: o primeiro Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) foi divulgado no início da semana e diz que os níveis de pólenes vão estar muito elevados em Lisboa, culpa das árvores plátano, pinheiro, cipreste e carvalhos e das ervas urtiga e parietária. 

Como se safar disto? Há várias maneiras e algumas são mesmo surpreendentes. Compilámo-las todas numa lista para aproveitar os sessenta minutos de sol a mais sem pingos ou comichões no nariz.

E não perca a Time Out desta semana: tem piqueniques, esplanadas, quiosques, cocktails, mercados e as peças de roupa imprescindíveis para a Primavera 2017. 

Dicas para acalmar as alergias na Primavera

Camera

Não abra as janelas

Esta é fácil. Se há pólenes no ar, não se ponha a arejar a casa que ainda acabam todos lá dentro. O mesmo se aplica a viagens de carro. Feche as janelas, especialmente de manhã, entre as 6.00 e as 10.00, e ao fim do dia, entre as 18.00 e as 22.00 (as horas críticas dos pólenes).

Camera

Não coma fast food

Não há alimentos que ajudem a acalmar crises alérgicas mas há alguns que devia evitar. O sistema imunitário não lida muito bem com alimentos processados, que podem criar inflamação e problemas metabólicos que agravam a inflamação já causada pelas alergias. Vai daí, a recomendação é que entre na onda saudável e prepare já caminho para o Verão.

Publicidade
Camera

Faça exercício físico ao pé do mar

Está com tosse, pingo no nariz e irritado e só lhe apetece enfiar-se na cama? Ficar sossegado em casa não vai melhorar. “O exercício físico, se não for em excesso, beneficia tudo”, diz o alergologista Pedro da Mata. Não se enfie no ginásio e vá correr ou caminhar junto ao mar, mas não nas horas de maior polinização.

Camera

Os jardins não são nossos inimigos

Ao contrário do que possa pensar, os campos e jardins não são inimigos. Pelo contrário, nas cidades os pólenes reagem com a poluição. Mariano Bueno, especialista em agricultura biológica está em Lisboa para apresentar o seu novo livro A Horta-Jardim Biológica (Arte Plural Edições) e garante mesmo que as asmas e as alergias acontecem por falta de contacto com a natureza e com a terra. Confuso? “E se as pessoas com alergias e asma começarem a comer as plantas que crescem perto de si [de hortas urbanas ou agricultura biológica], melhoram espetacularmente. Porque estas plantas sujeitas a contaminantes químicos dos carros desenvolvem substâncias para se protegerem. Quando comemos essas plantas é como tomar uma vacina contra o que respiramos”, explica. Mas não é aconselhável fazer grandes jardinagens durante esta época, diz o alergologista Pedro da Mata.

Viva a Primavera

Zero Zero
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

10 sinais de que a Primavera chegou a Lisboa

Chegou a Primavera – e todos os alfacinhas sabem, mesmo que ainda não tenham aberto o seu Facebook. Descubra aqui 10 sinais de que a nova estação invadiu Lisboa e não perca a Time Out da próxima quarta-feira, com piqueniques, esplanadas, quiosques, cocktails, mercados e tendências da Primavera 2017. 

Madame Petisca - Esplanada
Fotografia: Ana Luzia
Restaurantes

Esplanadas em Lisboa: petiscar, beber e contemplar

[ES-PLA-NA-DAR] v. | acto de permanecer sentado ao ar livre na companhia de um refresco; forma de socialização que requer apenas duas pessoas e duas cadeiras; técnica de fotossíntese muito popular entre os humanos; modalidade de exibição dos Jogos Olímpicos de 2020 (proposta da Time Out Lisboa no dia em que arranca a Primavera 2017). 

Publicidade
Jardim da Gulbenkian
©Pedro Ribeiro Simões
Coisas para fazer

Os melhores parques e jardins em Lisboa

O sol de Inverno pede programas e passeios ao ar livre. Em Lisboa há parques e sombras para todas os gostos e nós escolhemos os melhores para brincar com os miúdos, ler um livro ou fazer um piquenique enquanto não chega o Verão e os dias de praia.

miradouro portas do sol
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer

Os 10 melhores miradouros em Lisboa

Lisboa tem 16 miradouros oficiais: todos com vistas espectaculares sobre os telhados da cidade, os monumentos mais imponentes, o Tejo, a ponte 25 de Abril ou a outra margem. Mas há mais vistas para além das que a Câmara Municipal de Lisboa tem registadas: são de roof-tops, terraços, bares e hotéis. Ter Lisboa aos seus pés de copo na mão é um belo programa para o arranque da Primavera, não lhe parece? Então só tem de escolher um dos 10 melhores miradouros em Lisboa. 

Publicidade
Best London photos: Iain MacMillian: Beatles Abbey Road, 1969. © Iain MacMillan/BNPS
© Iain MacMillan/BNPS
Música

10 canções pop primaveris

Simon & Garfunkel e The Beatles ou os contemporâneos Noel and the Whale e The Divine Comedy inspiraram-se na Primavera para criar algumas das melhores canções pop de sempre. Festeje a chegada da nova estação com os phones nas orelhas e o volume no máximo. 

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com