Melbourne
Melbourne

As melhores coisas grátis para fazer em Melbourne

Espreite estas dicas dos especialistas da equipa da Time Out Melbourne para explorar as melhores atracções e eventos da cidade sem gastar um tostão

Publicidade

Sabe-se que Melbourne tem fama de ser uma cidade cara. Mas adivinhe? Nem tudo em Melbourne custa uma pipa de massa. Desde exposições de artes plásticas a tastings de café, há várias coisas para fazer nesta cidade gratuitamente. Sim, grátis, zilch, nada, zero... euros (ou dólares australianos, neste caso). Encontrámos os melhores shows de stand-up comedy, galerias gratuitas e várias actividades: tudo para que tenha uma estadia em cheio em Melbourne, a segunda maior cidade australiana, sem gastar um tostão.

Recomendado: 32 coisas incríveis para fazer em Lisboa

Coisas grátis para fazer em Melbourne

Passeie pelo Queen Vic Market

No Queen Vic encontra diversas frutas, vegetais, carnes, laticínios e outros pequenos produtos. Se tiver sorte, pode dar de caras com algumas barracas a distribuir amostras grátis (fique atento à secção de queijos e será recompensado!). Ainda que tenha inaugurado em 1878, esta instituição de Melbourne está aí para as curvas: o Queen Victoria Market, ao ar livre, é barulhento e imponente, repleto de feirantes veteranos que são apaixonados por produtos frescos (e que gostam de falar sobre isso). É popular entre os moradores locais, mas também se tornou “visita obrigatória” para os turistas.

Contemple as obras de arte da National Gallery of Victoria

A rotatividade das exposições especiais na NGV é tanta que se perdoa o facto de nunca ter olhado com a devida atenção para a coleção permanente. Se vir com atenção encontrará obras de Rembrandt, Tiepolo e Picasso. Além disso, o magnífico tecto de vidro colorido do Great Hall e a parede de água da entrada irão mantê-lo entretido por muito tempo. Este grande edifício modernista na St Kilda Road é o museu de arte mais antigo e popular da Austrália. Esse título foi conquistado graças à diversificada colecção permanente, das suas fantásticas colecções temporárias e uma notável programação.

Publicidade

Beba café gratuitamente todas as sextas-feiras

A Market Lane disponibiliza copos de café gratuitos todas as sextas-feiras na sua loja Prahran Market, das 13.00 às 15.45. Além da degustação ser feita como a do vinho, tem a oportunidade de experimentar oito ou mais chávenas de cafés recém-chegados ao Market Lane, com a ajuda de uma equipa experiente a conduzir a prova durante a avaliação. Os lugares são limitados a seis pessoas, por isso chegue 15 minutos mais cedo para marcar lugar.

Descubra os melhores espectáculos de comédia

Todos os domingos, o Spleen Bar no final da Bourke Street recebe alguns dos melhores comediantes de Melbourne – e não só. Esta é uma boa oportunidade de nomes já estabelecidos testarem novas piadas. A qualidade é surpreendentemente consistente e a atmosfera é, na maioria das vezes, eléctrica. A juntar à festa, e todas as quintas-feiras, a intimista Sala Jazz do Cinema Lido é o palco onde comediantes de stand-up consagrados ou em ascensão dão espectáculo (e grátis). Dave Thorton, Danielle Walker (na fotografia), Corey White e Lara Davis são alguns dos que já o pisaram.

Publicidade

Perca-se na Sala de Leitura da Cúpula da Biblioteca Pública

Entre na Sala de Leitura da Cúpula, a sala mais extravagante da Biblioteca Pública de Victoria, e poderá ouvir as engrenagens mentais a girar: as pessoas estão a estudar, examinam livros antigos e expandem os seus conhecimentos sobre qualquer coisa, desde pássaros raros à história da arquitectura. Os passeios diários gratuitos, que se realizam pelas 14.00, mostram os recantos escondidos da biblioteca, como a Queen’s Hall, uma grande sala de leitura normalmente fechada ao público. O guia também explicará que quando a biblioteca abriu pela primeira vez, em 1856, os livros só chegaram na noite anterior. Sir Redmond Barry, o fundador, assumiu a responsabilidade de encomendar todos os livros da Inglaterra e ficou acordado a noite toda, de mangas arregaçadas, a arrumá-los.

Passe o dia a explorar o ACMI

Há sempre algo revelador para encontrar no museu nacional de TV, cinema, jogos, arte e cultura digital: o Australian Centre for the Moving Image. A nossa escolha? A exposição permanente totalmente gratuita – e divertida – Screen Worlds. É muito interactiva, o que significa que pode fazer coisas como criar o seu próprio vídeo ao estilo Matrix, trocar e combinar efeitos de som em sequências de vídeo ou assistir a animações 3D a ganhar vida. Não perca o Laboratório de Jogos, onde pode jogar todos os tipos de videojogos antigos.

Outras escapadinhas pelo mundo

  • Viagens
Seis coisas a não perder em Santorini
Seis coisas a não perder em Santorini

Não há nada como estar no topo de um dos penhascos coloridos de Santorini, na Grécia. Esta ilha é um dos destinos mais incríveis do mundo, e não o é apenas por ser uma enorme cratera de um vulcão. O cenário parece ter sido criado pelos deuses gregos: aldeias caiadas de branco coroam a ilha, todas com uma vista privilegiada a partir dos penhascos que mergulham no mar, campos de vinhas que desenham riscas ao longo da terra e praias de areia preta e vermelha que parecem de outro planeta. Há muito para exploradores, foodies e malta da cultura descobrir, desde sítios arqueológicos a locais para nadar e, claro, beber vinho maravilhoso e experimentar comida mediterrânica. 

  • Viagens

Se Berlim é conhecida pela sua vida animada, Munique é muitas vezes deixada de fora dos elogios à Alemanha. No entanto, nos últimos anos, a cidade tem conseguido reinventar-se. Do ponto de vista arquitectónico, os edifícios históricos, marcados pela guerra, ganham agora uma nova vida como parte de um plano de recuperação levado a cabo pela cidade. Acrescente-se uma economia em crescimento, impulsionada por grandes empresas como a BMW, grandes centros culturais e uma cultura gastronómica apaixonada – além da cerveja, cerveja e mais cerveja. Munique continua no topo das listas das melhores cidades para viver no mundo. Eis, as melhores coisas para fazer em Munique.

Publicidade
  • Viagens

Fuja das zonas mais movimentadas como Playa del Carmen: Lanzarote é uma terra maravilhosa, árida e selvagem com muito por explorar. A bela ilha vulcânica das Canárias está repleta de cidades cheias de palmeiras, moradias caiadas de branco, praias, peixe fresco e cactos. Aqui encontrará o toque mágico e indelével do influente artista César Manrique em todo o lado — não só deixou várias casas fabulosas e atracções para visitar, como um legado que impede que todos os novos edifícios tenham mais de dois andares. Faça um passeio pelo norte e pelo interior da ilha e sinta a animada brisa boho de Lanzarote.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade