Global icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Porta de embarque Time Out: Zagreb

Porta de embarque Time Out: Zagreb

A capital da Croácia tem a reputação de ser um destino divertido, excêntrico e bom para os copos. Eis como aproveitar a cidade ao máximo.
Por Justin McDonnell |
Publicidade

Todas as semanas levamos até si recomendações da nossa extensa família. Caso não esteja lembrado, a Time Out é de Lisboa mas é também de 107 outras cidades espalhadas pelo mundo. E isso faz de nós, provavelmente, a maior e melhor rede global de especialistas locais. Estas são as cinco coisas que não pode perder em Zagreb.

Porta de embarque Time Out: Zagreb

Escale uma montanha

Sljeme fica a apenas 20 minutos da centro da cidade. Tem uma altura de 1,033 metros e chega-se lá bem a pé, de carro ou de eléctrico. Escale até ao topo e beba uma cerveja, acompanhada por um estufado de feijão quentinho numa das barraquinhas de madeira que existem no pico. Mas cuidado: depois de uma refeição destas, descer pode custar tanto quanto subir.

Visite o museu dos corações partidos

O que é que um machado, uma torradeira, um gnomo de jardim e um saco de ecstasy têm em comum? Nada, poderá pensar. Mas são todos artefactos doados à atracção mais insólita de Zagreb, o Museum of Broken Relationships. Com as suas recordações de amores que não duraram, é uma viagem esclarecedora às emoções humanas. E se por acaso está de coração partido, anime-se ao ver como tudo corre mal com outras pessoas também. 

Publicidade

Vá a um concerto numa fábrica de medicamentos

Em Zagreb não falta animação nocturna. Um dos melhores spots da cidade é o Medika, uma antiga fábrica farmacêutica, hoje nas mãos de artistas, punks e músicos. Aos fins- -de-semana, as suas salas cavernosas atraem foliões de todas as faixas. A programação inclui filmes, concertos e exposições.

Coma štrukli

Faça fila na padaria mais próxima e compre štrukli. O filho do strudel austríaco e do borek turco, o štrukli é tão bom doce como picante, recheado de requeijão e natas, espinafres, abóbóra ou cerejas. Passe pelo La Struk e prove algumas das variações maravilhosas do clássico.

Publicidade

Beba rakia

Rakia é o primo mais sexy e frutado da grappa e a bebida tradicional dos balcãs. É altamente alcóolica e tem uma lista louca e interminável de sabores, incluindo mirtilo e anis, ao lado do ubíquo šljivovica (ameixa) e tavarica (uma mistura de ervas). Medica, uma variação com mel, é provavelmente a melhor. Mas fica o aviso: é doce como o néctar e escorrega igualmente bem.

Porta de Embarque Time Out

Time Out Market New York
Photograph: Time Out New York
Viagens

Os 50 melhores destinos para 2019

Para fazer esta edição, chateámos gente em todos os fusos horários e pusemos a família toda a trabalhar. O resultado é um roteiro de 50 experiências, espalhadas por todo o mundo, que vale a pena ter agora. Sempre lhe dissemos que o que faz em casa é consigo, mas que o que faz na rua é connosco – seja aqui ou nos antípodas. A verdade é que dificilmente encontrará melhor parceiro para engendrar um plano de fuga do que nós. Aqui tem uma lista de 50 destinos ancorados em outras tantas experiências que vale mesmo a pena viver hoje, um pouco por todo o globo.

Neukoelln, Berlin
©Dagmar Schwelle
Viagens

Os dez bairros mais cool no mundo

Ninguém se quer sentir como um turista nos dias de hoje. Viajantes experientes querem viver a cidade como os locais, e isso significa olhar para além das vistas e encontrar os melhores bairros onde dormir, comer, beber e passear. Mas o que é que dá a uma zona da cidade este factor cool de que falamos? Foi essa a questão que tivemos de colocar quando começámos a classificar todos os bairros do mundo que entraram para a lista. Para nos ajudar nesta tarefa, recorremos aos especialistas: editores e jornalistas da Time Out de todo o mundo, que conhecem as suas cidades como ninguém. 

Publicidade
Viagens

O que fazer em Hong Kong, das vistas às noites de karaoke

Nesta lista, Holly Graham, antiga editora de Comer & Beber na Time Out Hong Kong, guia-o pelas cinco coisas que tem de fazer em Hong Kong. A lista completa, feita por Olivia Lai e outros editores da Time Out, contempla 51 propostas, desde os melhores restaurantes às atracções que não pode mesmo perder. Mas, se for para uma escapadinha rápida, não se preocupe: temos as dicas perfeitas para si.

More to explore

Publicidade