Notícias

Dia dos Namorados: quem foi São Valentim?

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Jornalista
Publicidade

Quer saber porque é que hoje vai jantar fora? O Dia dos Namorados tem origem numa lenda, que tanto é romântica como sorumbática.

O valente Valentim é uma espécie de homólogo dos deuses Cupido, da mitologia romana, e Eros, da mitologia grega. E deu origem a uma lenda que descambou no Dia dos Namorados.

A data de 14 de Fevereiro assinala a morte de São Valentim, um mártir cristão que viveu no século III, contemporâneo do militar imperador romano Cláudio II, o gótico, um insensível que decretou o fim dos casamentos. Tudo porque os homens tinham de estar disponíveis para combater e focar toda a sua atenção na guerra. Não contente com esta decisão, o sacerdote Valentim decidiu casar pessoas em segredo, o que acabou por não lhe correr nada bem: descoberto o seu esquema, foi decapitado. Mas antes de morrer escreveu uma mensagem para a sua amada que terminava com “o seu Valentim”, dando assim origem às mensagens do Dia dos Namorados.

No entanto, só a partir de 1840, em Inglaterra, é que se oficializaram os cartões enfeitados e se celebrizou a frase “Would you be my valentine?”, prelúdio do actual frenesim consumista.  O crânio do santo, na imagem, pode ser visitado numa das capelas laterais da Igreja Greco-Católica de Santa Maria em Cosmedin, em Roma.

Conteúdo relacionado com corações derretidos:

+ 10 coisas românticas para fazer em Lisboa

+ Restaurantes Românticos com menú do Dia dos Namorados

+ As melhores músicas de amor de sempre

Últimas notícias

    Publicidade