Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Não fique em casa à janela. Aproveite Lisboa ao ar livre antes que o Verão acabe

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Ana Viotti, Festival Silencio 2017
Residência de Ana Viotti, em destaque no Festival Silêncio

Não fique em casa à janela. Aproveite Lisboa ao ar livre antes que o Verão acabe

Temos boas razões para evitar a depressão pós-estio e prolongar ao máximo o efeito "sinto-me de férias" em Lisboa. Em Setembro, a festa está na rua

Por Maria Ramos Silva
Publicidade

Não vale a pena entrar em negação. Tudo o que é bom acaba e o Verão não foge à regra. Mas temos óptimas razões para sorrir de orelha a orelha – basta esperar que o bom tempo colabore. Aproveite Lisboa ao ar livre até ao final de Setembro. 

Não fique em casa à janela. Aproveite Lisboa ao ar livre antes que o Verão acabe

Suba ao The Lumiares, um oásis no Bairro Alto

Hotéis Bairro Alto

O boutique hotel que desde Maio de 2017 vive no antigo palácio do conde de Lumiares é um oásis de tranquilidade em pleno Bairro Alto. A independência dos hóspedes é um dos pilares da casa, mas é possível que saia daqui dependente do rooftop onde ser servem cocktails ou do restaurante Lumni, de Miguel Castro e Silva. De resto, o chef vem deixando a sua marca em tudo o que é terraço acabadinho de abrir na cidade. Se quiser continuar o périplo Castro e Silva, não perca de vista o novo Less de Miguel Castro e Silva, no terraço da Pollux.

Jardim da Gulbenkian
Jardim da Gulbenkian
©Pedro Ribeiro Simões

Marque encontro com a paisagem na Gulbenkian

Atracções São Sebastião

Não são precisos motivos extra para passear pela Gulbenkian, mas tome nota que nos dias 16 e 17 de Setembro há Encontros da Paisagem e celebra-se a chegada do Outono. Conte com um passeio de bicicleta pelo corredor verde que liga estes jardins a Monsanto e um workshop ao ar livre sobre técnicas de produção de alimentos em agricultura biológica. “Cultivar” é a palavra-chave neste fim-de-semana para todas as idades, que se abre ao garden sketching, às oficinas de contos, aos diários gráficos, à expressão plástica e à construção de pequenos jardins.

+ Os melhores parques e jardins em Lisboa

Publicidade
Ginjal
Ginjal
Fotografia: Arlindo Camacho

Faça uma tour fotográfica com Lisboa à vista

Passeios organizados é o que mais encontra pela cidade. Basta escolher uma das sugestões, como esta da Green Trekker, e juntar-se ao grupo de caminhantes. Dia 23 de Setembro há um circuito fotográfico, com partida no Cais das Colunas (jum dos spots mais fotografados em Lisboa) e chegada ao Cais do Ginjal. Pelo meio, serpenteie pela Ribeira das Naus e Cais do Sodré até alcançar o cachilheiro que o levará à outra margem. É aqui que deve registar o pôr-do-sol, o pote de ouro no final do arco-íris (que é como quem diz, um vencedor óbvio de likes). 

Praça do Comércio, 17.30, 15€. www.greentrekker.pt

+ Um roteiro por Cacilhas

Anime o estômago com o piquenique do Hotel da Estrela

Hotéis Lisboa

Podemos queixar-nos até à exaustão do facto de não haver metro até à Estrela, mas a verdade é que custa muito pouco subir a Avenida Álvares Cabral para encontrar um dos jardins mais bonitos da cidade. A caminho, numa paralela, encontra o Hotel da Estrela, instalado no antigo palácio dos Condes de Paraty, um pequeno hotel de luxo com jardins e espaços exteriores que poucos hotéis de cidade têm a sorte de ter. Aos sábados, não é preciso reserva para atacar o piquenique+brunch. Basta aparecer e fazer de conta que o Verão é eterno. 

12.30-15.30

+ Os melhores sítios para fazer piqueniques na cidade

Publicidade
Hotel Mundial - Rooftop
Hotel Mundial - Rooftop
©DR

Conte 3, 2, 1: é Hora Aperol depois do trabalho

Bares Santa Maria Maior

Depois da edição de Maio, Setembro retoma as quintas-feiras festivas depois do trabalho, com a 3, 2, 1 Hora Aperol. Prepara-se para este aperitivo com espumante que arrancou dia 7 na Delidelux, em Santa Apolónia, e segue na agenda até ao final do mês. Próximas paragens? O terraço do Hotel Mundial (na foto), no Martim Moniz (14 Set), o Quiosque Charcutaria Lisboa, na Avenida da Liberdade (21 Set); e o Le Chat (28 Set). Sempre a partir das 18.00 e com tapas para picar. 

+ Os melhores terraços em Lisboa

LUMINA Festival da Luz
LUMINA Festival da Luz
©DR

Veja Cascais à luz do Lumina

Se quer ver Cascais todo iluminado guarde estes dias na agenda. Esta edição conta com a participação de cerca de 40 artistas de todo o mundo, de França a Israel. Pela primeira vez, o Lumina convida um país para uma mostra de hábitos culturais e tradições, sendo que a estreia cabe à Bélgica. Vai poder provar a gastronomia típica (aquelas moules), dançar ao som de música tradicional e, obviamente, seguir a obra de luz de um artista belga. Saiba mais aqui

22 a 24 de Setembro. Ponto de encontro: Estação de Comboios de Cascais.

Mais coisas para fazer com bom tempo

quinta das conchas, lumiar, parque, jardim,
Fotografia: Duarte Drago

Os melhores parques e jardins em Lisboa

Coisas para fazer

Em Lisboa há parques para todos os gostos e nós escolhemos os melhores para brincar com os miúdos, ler um livro ou fazer um piquenique, independentemente da altura do ano. Afinal todos os dias são bons para uma pausa num destes parques e jardins de Lisboa.

Embaixada das Flores
Fotografia: Inês Félix

As melhores floristas em Lisboa

Compras Floristas

Jarros, malmequeres, peónias, rosas, frésias, girassóis, narcisos e tulipas. A lista continua, até porque as melhores floristas em Lisboa são especialistas em juntar estas e outras flores e em fazer os ramos mais originais da cidade, prontos para irem parar a jarra mais catita lá de casa.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade