As ruas com nomes mais estranhos em Lisboa

Todas as cidades têm uma Rua Direita, uma Almirante Reis ou uma 5 de Outubro. Mas uma Triste Feia, só nós. Descubra a história por detrás das ruas com nomes mais estranhos em Lisboa.

As ruas com nomes mais estranhos em Lisboa

Escadinhas da Porta do Carro

Escadinhas da Porta do Carro

Este intrigante lanço de escadas liga a Rua de São Lázaro à Travessa do Hospital e desemboca na entrada do Hospital de São José que dá actualmente acesso directo às Urgências. Esta entrada tem o nome de Porta do Carro.

Jardim das Pichas Murchas

Jardim das Pichas Murchas

Não é um jardim e não tem nada de murcho ou que possa murchar. Mas em tempos este pequeno largo na Rua de São Tomé, perto do Castelo, juntava a terceira idade do bairro em plena contemplação. Ora um calceteiro, de seu nome Carlos Vinagre, começou a chamar aquele sítio o jardim das pichas murchas, dada a quantidade de sistemas reprodutores ociosos que se sentavam naqueles bancos. O nome pegou, e nem mesmo uma tentativa da junta de mudar o nome demoveu os populares da zona que defenderam sempre este topónimo.

Publicidade
A Triste-Feia

A Triste-Feia

Curiosidade: não é uma rua, nem uma travessa, nem uma avenida. É só a Triste Feia. O topónimo mais miserável de Lisboa fica em Alcântara, entre a Rua Costa e a Rua Maria Pia, por detrás da estação Alcântara-Terra. A origem do nome não é muito clara, mas deve-se a uma mulher triste, e por isso feia; ou feia, e por isso triste.

Outras ruas

As dez melhores ruas de Lisboa

É caso para dizer que andamos com a cabeça na rua. A razão? A lista das 10 melhores ruas da cidade que acabámos de preparar. Da mais promissora à mais cultural, da mais gulosa à que tem mais pedalada, damos-lhe um roteiro pelas artérias que não se vai fartar de percorrer este ano.

Ler mais
Por Clara Silva

Comentários

0 comments