A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Sismos na turquia e Siria 2023
Diário de Aveiro Sismos na turquia e Siria 2023

Formas de ajudar a Turquia e a Síria

De ajuda monetária à doação de bens essenciais, descubra como pode fazer a diferença no apoio à Turquia e Síria.

Editado por
Editores da Time Out Lisboa
Escrito por
Carlota Morais
Publicidade

O número de vítimas dos terremotos que atingiram a Síria e a Turquia, na passada segunda-feira, não para de aumentar. O sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter causou mais de  41 mil vítimas mortais nos dois países e largas dezenas de milhares de feridos. A ajuda internacional chegou pouco depois, com dezenas de países a oferecerem apoio aos atingidos pelo terremoto.

No terreno, estão centenas de voluntários de diversas ONGs, assim como a UNICEF, Médicos sem Fronteiras, Assistência Médica Internacional, entre outros. A ONU anunciou 23,3 milhões de euros para apoio humanitário e muitos países abraçaram a causa, enviando forças humanitárias e bens essenciais, assim como alimentos estáveis, equipamentos de saúde médica, roupa de Inverno e materiais para combater o frio. Apesar da ajuda internacional, o apoio continua a ser necessário, uma vez que o número de vítimas está a aumentar progressivamente. Saiba como pode ajudar. 

Recomendado: Como ajudar a Ucrânia agora mesmo

Como ajudar a Turquia e a Síria agora mesmo

1. 'Todas As Coisas Maravilhosas', de Ivo Canelas

Devido aos recentes acontecimentos trágicos da Turquia, Ivo Canelas abre sessão extra no dia 8 de Abril às 19h30 com cariz solidário, da qual todas as receitas de bilheteira (bilhetes custam 20€) reverterão para a UNICEF, no âmbito da sua ação a decorrer na Turquia.

Saiba mais aqui

 

2. Embaixada da Turquia

A Embaixada da Turquia em Lisboa está a promover uma recolha de bens para enviar para as zonas afectadas pelos sismos, até hoje, 15 de Fevereiro. Nas redes sociais, foi partilhada uma lista de bens necessários, incluindo roupa de Inverno, caixas de comida, leite ou produtos de higiene. 

O ponto de entrega é a Embaixada da Turquia e os bens recolhidos serão enviados para o país através da Turkish Airlines. 

Avenida das Descobertas, 22 (Restelo) 

Saiba mais aqui

Publicidade

3. Aldeias de Crianças SOS

A associação Aldeias de Crianças SOS criou um fundo de emergência para ajudar os seus colegas na Síria, de modo a fornecer todos os bens necessários para as crianças do país. Uma vez que não têm programas de apoio na Turquia, toda a ajuda é canalizada para os jovens e crianças sírias.

Para apoiar esta causa, a associação aceita ajuda humanitária através de doações por MBWAY (932 020 854).

Saiba mais aqui

4. Cruz Vermelha Portuguesa

A Cruz Vermelha Portuguesa, no seu site, pede que façam donativos monetários por MBWAY ou transferência bancária. A ajuda serve para responder às necessidades iminentes das populações afetadas (água, assistência médica, alimentos, abrigos). A associação não está a aceitar donativos em espécie, devido às dificuldades na recepção, selecção e distribuição de bens aos países afetados. 

Saiba mais aqui

Publicidade

5. UNICEF

A agência da ONU para crianças está a pedir donativos numa campanha destinada aos afectados pelo sismo. O objectivo é garantir ajuda no acesso à água, saneamento e higiene, serviços de protecção infantil, nutrição e educação.

Saiba mais aqui

6. Cáritas Portuguesa

A Cáritas Portuguesa está a aceitar apoios para a resposta junto das vítimas da Turquia e Siria. As doações podem ser feitas, através do fundo de emergências internacionais (PT 50 0033 0000 01090040150 12).

Saiba mais aqui

Publicidade

7. AFAD (Agência de Desastres Naturais)

A Autoridade Turca de Gestão de Desastres, órgão responsável pela resposta a desastres naturais e emergências no país, tem sido encarregue de actualizar a contagem oficial de vítimas na Turquia. A agência disponibiliza uma série de opções para doações monetárias.

Saiba mais aqui

8. Programa Alimentar Mundial

O Programa Alimentar Mundial da ONU está neste momento no terreno, a apoiar as vítimas da catástrofe. A organização está a apelar à ajuda de todos.

Saiba mais aqui

Publicidade

9. Fundação Portugal com ACNUR

A Agência da ONU para refugiados está na Turquia e na Síria a fornecer cobertores térmicos, colchões, enlatados, roupas e não só. Para continuar a enviar os bens necessários para os dois países afectados, a fundação está a aceitar doações no seu site.

Saiba mais aqui

10. Save the Children

A associação está a actuar no noroeste da Síria e na Turquia, apoiando comunidades afectadas com kits de emergência e na busca por crianças desaparecidas. Pode contribuir através do site.

Saiba mais aqui

Publicidade

11. Médicos Sem Fronteiras

A organização de ajuda médica e humanitária ofereceu apoio de emergência imediata após o terremoto, além de ter enviado cobertores e kits de sobrevivência para a Síria e a Turquia. Está a aceitar doações monetárias no seu site.

Saiba mais aqui

Continue a ser solidário

  • Coisas para fazer

São muitas as associações que saem à rua para ajudar a minimizar todos estes problemas e todos podemos contribuir. Junte-se à solidariedade e siga as nossas sugestões para ajudar as mais de duas mil pessoas que não têm abrigo na sua cidade.

  • Coisas para fazer

Vai ver que até poupa uns trocos com muitas destas dicas. Seja a aproveitar comida que nunca pensou que pudesse ser usada para algo, seja a fazer os seus próprios cosméticos ou a mudar os hábitos de consumo para uns com etiqueta verde. Tem aqui o empurrãozinho que faltava.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade