A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Banca de Peixe
©Arlindo Camacho

Mercados para comprar peixe fresco em Lisboa

Rume a estes mercados para comprar peixe fresco em Lisboa e aproveite os conselhos sábios das peixeiras

Escrito por
Inês Garcia
Publicidade

Ao invés de escolher um restaurante para ficar sossegadinho a ver os outros a trabalhar, está na hora de meter as mãos na massa. Melhor dizendo, meter as mãos nas guelras e acender o grelhador para tratar do seu próprio repasto. Nestas bancas tradicionais (ou peixarias modernas), tem sempre direito a conselhos sábios de quem já anda nesta vida há muitos anos e dá dicas com boa disposição. Vão dizer-lhe o melhor peixe para comprar em determinado mês e como o cozinhar. Marche até estes mercados, sempre com a garantia de que o peixe aqui é mesmo fresquinho (se não for, também lhe piscam o olho e dizem a verdade).

Recomendado: Os melhores restaurantes de peixe em Lisboa

Mercados para comprar peixe fresco em Lisboa

  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras
  • Cais do Sodré

Mercado da Ribeira

Rosa Cunha é a peixeira mais famosa do mercado. Se a nossa palavra não basta, olhe com atenção para o seu espaço no Cais do Sodré: ocupa quatro bancas, tem recortes de jornal e receitas nas paredes, e distribui cumprimentos a todos os que passam. Não há um dia calmo, mas é disto que Rosa gosta – e de dar boas dicas. Ora veja o pargo legítimo que posou para a capa, escolha da peixeira, ou o cachucho que acabou a beijar a dourada logo nas primeiras páginas. Recebe peixes de águas frias, das lotas de Peniche e Sesimbra, e ao MARL só vai buscar os peixes estrangeiros. Agora é bom para levar sardinhas, que estão gordinhas.

Avenida 24 de Julho (Cais do Sodré).

  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras
  • Alvalade

Mercado de Alvalade Norte

Se há uns meses fosse ao mercado e desse de caras com uma generosa banca de peixe, logo à entrada, teria dois nomes à cabeça: o de Horácio e o de Teresa. Mas o casal separou-se – e agora também as bancas estão separadas. Teresa ficou na antiga, com peixe nacional vindo sobretudo de Peniche, de Sines e algum dos Açores. Junto à outra entrada do mercado está agora Horácio, com uma banca mais pequena, mas a garantia de que “a qualidade continua cinco estrelas”.

Avenida Rio de Janeiro (Alvalade).

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras
  • Lisboa

Mercado 31 de Janeiro

A família de Açucena Veloso, a peixeira dos chefs, como era conhecida antes da morte num trágico acidente de automóvel em 2018, toma agora conta da banca de peixe no 31 de Janeiro, mantendo a matéria-prima de qualidade e o sorriso pronto a servir, quase em forma de homenagem. É a filha, Susana Veloso, que vai buscar todos os dias ao Mercado Abastecedor o peixinho fresco, com selo nacional, que aqui vendem – e que continua a abastecer muito bom restaurante da cidade.

Rua Engenheiro Vieira da Silva (Picoas).

  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras
  • Chiado/Cais do Sodré

Príncipe Real

A Peixaria Centenária abriu no Príncipe Real em 2013 e é, surpreendentemente, só uma peixaria. Sublinhamos isto porque desde a inauguração, e devido à comunicação muito particular e activa que fazem nas redes sociais, que os sócios se fartam de receber chamadas com pedidos para marcar mesa. Desde então
já abriram loja em Alcântara (Rua Luís de Camões, 77) e montaram banca no mercado de Campo de Ourique. Têm peixe fresco todos os dias, assim como peixe cortadinho ou espetadas já prontas – e fazem entregas em casa para ajudar os mais atarefados.


Praça das Flores, 55 (Príncipe Real).

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras
  • Benfica/Monsanto

Mercado de Benfica

Esta banca fica mesmo no centro do mercado, portanto não tem como se enganar no caminho. Se quer apanhar os melhores exemplares, convém ir cedo, porque pelas 10.30 já começam a escassear os robalos, as douradas, as raias, as ovas de pescada, os peixes espada, os carapaus... e por aí fora.

Rua João Frederico Ludovice (Benfica).

  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras
  • Cascais

Mercado da Vila

No mercado de Cascais há 30 anos (bem antes da modernização do espaço em 2015), tem a maior e mais bela banca de peixe do recinto. Os linguados e as pescadinhas de rabo na boca vêm directamente da lota, mas são os robalos e as douradas que os fregueses mais pedem a Maria de Lurdes Eva, que escolhe os mais fresquinhos e os arranja para facilitar o trabalho. O que esta peixeira de Viseu, criada em Sintra, nunca dispensa na sua banca é o cantaril.

Rua Padre Moisés da Silva, 29 (Cascais).

Peixe em Lisboa

Cinco sítios para comer peixe em Cascais
  • Restaurantes

Basta avistar a Baía de Cascais ao longe, no caminho pela marginal, para perceber que estamos em terra de pescadores. Os barquinhos marcam a paisagem da Praia do Peixe (vai um mergulho numa das praias da Linha de Cascais?), com os utensílios usados pelos pescadores dos dois lados. Por ali, pescam-se linguados, corvinas, polvos – de madrugada –, sargos, cavalas e fanecas, além de bons mariscos: afinal, com mares frios eles ganham ainda mais sabor. Há muitos restaurantes que merecem uma visita na vila, mas nesta lista o que vai encontrar são os melhores sítios para comer peixe em Cascais. 

Publicidade
  • Restaurantes

É um dos ingredientes mais famosos da cozinha tradicional portuguesa e embora alguns sejam muito clássicos na hora de o cozinhar, não faltam pratos com bacalhau para comer em Lisboa, bem criativos (ora descubra neste lista aquele que tem um molho de galinha assada) e com ingredientes diferentes. Aqui dizemos-lhe nove pratos que tem mesmo de provar, cobrindo vários tipos de restaurantes, da tasca à cozinha de chef, com passagem pelo quiosque para apanhar um salgadinho. O certo é que esta é a nossa comida de conforto. Se o que lhe apetece é bacalhau, então deixe-se guiar por nós.   

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade