Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Natal em Lisboa: concertos, workshops e leituras para entrar no espírito
luzes de NAtal
Gabriell Vieira

Natal em Lisboa: concertos, workshops e leituras para entrar no espírito

A EGEAC e a Câmara Municipal de Lisboa voltam a unir forças para trazer à cidade uma lista de actividades gratuitas para celebrar o Natal

Por Francisca Dias Real
Publicidade

Este ano nenhum evento será igual. E o Natal em Lisboa, programa natalício da EGEAC, não será excepção. Apesar do ano difícil, queriam “fazer diferente, em segurança, mas sobretudo não deixar de fazer”, como se lê em comunicado. E levaram a sua avante, com uma programação online e presencial de 1 a 23 de Dezembro que não esquece os artistas nem o público, numa altura complicada para o sector da cultura. Tudo com as devidas regras para celebrar um Natal atípico, sob o mote “Porque acreditamos no futuro, fazemos da cultura presente”. A entrada é gratuita mas é limitada à capacidade de cada espaço, sendo sempre sujeito ao levantamento prévio dos bilhetes na respectiva sala de espectáculos. O uso de máscara é obrigatório em todos os momentos. Tome nota do programa (completo aqui) e organize a agenda. 

Recomendado: O melhor do Natal em Lisboa

O que não pode perder no Natal em Lisboa

Museu de Lisboa – Palácio Pimenta
Museu de Lisboa – Palácio Pimenta
©José Avelar – Museu de Lisboa

1. Natal no Palácio Pimenta

Museus Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

O núcleo do Campo Grande recebe já esta sexta, 4, um concerto de Natal do Quarteto Opus 28, às 18.00 e às 19.30. O grupo vai escavar ao baú os grandes clássicos da época para que todos possam entrar no espírito. No dia 20 de Dezembro, há uma oficina para famílias que desafia a reproduzir receitas com produtos da horta, a partir da exposição patente no museu “Hortas de Lisboa” (10.30).  

Museu de Lisboa – Teatro Romano
Museu de Lisboa – Teatro Romano
©José Frade

2. Natal no Teatro Romano

Museus Santa Maria Maior

Por aqui as celebrações começam com a visita-oficina Teatro a Cores, no dia 13 de Dezembro às 10.30, para entreter os gaiatos. No dia 18 há outra oficina para famílias: Saturnália. O Melhor dos Dias, cujo desafio é o de criar uma Persona – o termo usado em latim para máscara (15.30). Mais tarde nesse dia, há ainda um espectáculo de vídeo mapping para todas as idades (18.00), onde a imagem e o som são orquestrado em tempo real, num momento de celebração do ano que termina. 

Publicidade
Museu de Lisboa – Santo António
Museu de Lisboa – Santo António
©José Frade

3. Natal no núcleo Santo António

Museus Santa Maria Maior

O Natal terá sempre uma ligação especial à comida, e nesta visita com animação no domingo, 6, às 10.30, a equipa do museu propõe a oficina culinária O monstro do gengibre, que vai ensinar os participantes a fazer bolachas de gengibre e aprender histórias sobre o Natal que se relacionam com Lisboa. No dia 8 e 19 de Dezembro, às 10.30, o museu é palco da visita-jogo Dom Gilberto vai à caça, uma caça ao tesouro para descobrir como era a mesa de Natal no tempo de Santo António. 18 é dia de Brincar aos Fados, o livro que reúne textos de Alexandre Honrado, David Machado, Filipa Martins, José Fialho Gouveia, Mafalda Arnauth, Maria Inês Almeida, Nuno Camarneiro, Rodrigo Costa Félix e Tiago Torres da Silva. A proposta é um concerto de Natal a partir desta obra, especialmente dirigido ao público infantil (18.30 e 19.30). 

Mais Natal em Lisboa

Cabaz da Maria Dentada
DR

Cabazes para oferecer este Natal

Compras

Entramos na quadra natalícia e multiplica-se a oferta. Este é um ano invulgar, triste de certa maneira, mas nada tema. Para não se perder, deixamos-lhe algumas sugestões que são uma óptima opção para presente de Natal, quase como se fossem vários num só. Doces e enchidos, vinho e azeite. Escolhemos estes cabazes que não só vai querer oferecer, como apostamos que vai querer para si também.

Natal, Calendários do advento, Rituals
©DR

Os melhores calendários do advento para este Natal

Compras

Afinal quem é que não conta os dias para o Natal? A tradição não é de agora – os calendários do advento são uma invenção bem antiga e ainda antes de se começarem a esconder chocolates em pequenas janelas, era na pedra que se riscavam os dias que faltavam até à consoada. Somos fãs de chocolates, mas também gostamos de calendários mais arrojados. 

Publicidade
presentes de Natal solidários
Fotografia: Kira auf der Heide/ Unsplash

Presentes de Natal solidários

Compras

Andamos de um lado para o outro num frenesim só em busca da prenda perfeita para o Natal, mas agora, que o que se quer é evitar os grandes centros de consumo da cidade, dá jeito uma ajudinha a escolher, não é? Ora, para evitar que o verdadeiro espírito de Natal fique esquecido entre as incertezas deste ano, mesmo que no nosso pensamento estejam aqueles de quem mais gostamos, o melhor é anotar algumas ideias de presentes de Natal solidários.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade