A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
luzes de NAtal
Gabriell Vieira

Natal em Lisboa: concertos, espectáculos e mercados para entrar no espírito

Prepare-se para viver a cidade como nunca: esta lista reúne todas as actividades a não perder este Natal.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Este ano deve voltar a viver-se o Natal nas ruas e nas salas de espectáculos. Além do programa natalício promovido pela EGEAC, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, há muitas mais actividades previstas para toda a família, organizadas pelas Juntas de Freguesias e por outras entidades públicas e privadas. Concertos, peças de teatro, mercados, workshops e até leituras para entrar no espírito. São sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Só tem de organizar a sua agenda e descobrir por onde começar. Feliz Natal!

Recomendado: O melhor do Natal em Lisboa

O que não pode perder no Natal em Lisboa

  • Museus
  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

O Museu de Lisboa nunca deixa passar a quadra ao lado e estende o Natal por vários dos seus pólos. No Palácio Pimenta encontrará, durante todo o mês de Dezembro, uma Feira do Livro com literatura, catálogos de exposições e outras publicações a preços reduzidos. No mesmo local, mas a 17 de Dezembro às 19.00, o Ensemble Dan Luz Al Sol interpreta Os Vilancicos de Natal do Mundo Ibérico, um concerto de entrada gratuita com repertório natalício dos séculos XVI e XVII, com origem na Península Ibérica e antigas colónias de Portugal e Espanha. Outro destaque desta programação acontece no Teatro Romano a 18 de Dezembro com “Uma mesa e um mundo de sabores com mais de 2000 anos”. Uma visita diferente que dá a conhecer uma mesa posta para o Natal na época romana, entre especiarias, papas, couves, vinho ou peixe.

  • Atracções
  • Edifícios e locais históricos
  • Castelo de São Jorge

Cláudia Pereira Pinto, soprano, e João Lucena e Vale, pianista, vão subir ao palco da Sala Ogival do Castelo de São Jorge para quatro concertos de Natal comentados, nas tardes de 16, 17, 18 e 19 de Dezembro. Primeiro com obras de Beethoven, Clementi e Frederico de Freitas; no segundo dia com Mozart, Francisco de Lacerda e Prokofiev; no terceiro voltam a Mozart, mas juntam-lhe Schumann e Fernando Lopes-Graça; e por último um concerto especial, inteiramente dedicado à temática do Natal. Bach, Irving Berlin, Mozart, Gounod estarão nas pautas, mas o momento alto será “Presente de Natal” de Lopes-Graça, obra composta para coro infantil e piano.

Mais Natal em Lisboa

  • Compras
  • Presentes e lembranças

Este ano ainda temos de ser fortes e celebrar o Natal com o menor número possível de familiares e amigos, mas para aqueles que estão longe, está na altura de recuperar o envio de postais de Natal pelo correio. Fique com dez sugestões de postais natalícios para arrancar sorrisos, e talvez algumas lágrimas, à distância.

  • Compras

Comprar sustentável não pode nem deve ser um bicho-de-sete-cabeças. Para muitos até já é um estilo de vida. É a pensar no planeta e nos seres que o povoam que sugerimos alternativas de presentes de Natal amigos do ambiente: sustentáveis e fáceis de reutilizar ou reciclar. O difícil vai ser escolher, mas pode aproveitar para apontar ideias para (pelo menos) os próximos dez natais.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade