0 Gostar
Guardar

Natal em Lisboa

Concertos, mercados, feiras, presentes, decoração e muito mais. Tudo o que precisa de saber para um feliz Natal em Lisboa

Fotografia: Arlindo Camacho

Natal em Lisboa

Concertos de Natal em Lisboa (e Cascais)
Música

Concertos de Natal em Lisboa (e Cascais)

Há cada vez mais pessoas para quem sair de casa e ver um concerto é um momento crucial das festividades de Natal. The Legendary Tigerman toca a 25 de Dezembro na Zé dos Bois há mais de uma década, e este ano dá outro concerto já na sexta 23. Os Pop Dell'Arte também costumam tocar algures durante a quadra, e este ano vão ao Sabotage no dia 23, enquanto as Señoritas tocam na sala do Cais do Sodré no dia de Natal. Caso ache isto tudo muito tenrinho, pode optar por ouvir death metal no Carnatal do Stairway Club, em Cascais.

Meninos e meninas: o circo vai começar
Miúdos

Meninos e meninas: o circo vai começar

Natal não é só paz, amor, presentes e rabanadas. Também é circo, mesmo para quem passa o ano inteiro a dizer que não gosta de circo, que não pode com o cheiro dos animais, muito menos com as piadas batidas dos palhaços e para quem já perdeu a conta às vezes que viu o número da menina cortada às postas e preferia não ver a acrobata de pernas para o ar a mais metros do chão do que o aconselhado a corações sensíveis. Mas, como se costuma dizer, o Natal é das crianças. E as crianças adoram ir ao circo.  

Estão aí as férias de Natal
Miúdos

Estão aí as férias de Natal

Fechar as crianças em casa durante as férias de Natal, a olhar para a televisão e para a consola 24 horas por dia? Nem pensar. Há actividades espalhadas pela cidade para todos, dos maluquinhos das ciências, aos artistas, passando pelo próximo Masterchef e por escritores e veterinários em potência. Comece a tratar já das inscrições. 

Uma "Incrível Fábrica de Natal" no Palácio de Sintra
Blog

Uma "Incrível Fábrica de Natal" no Palácio de Sintra

De 16 a 23 de Dezembro, um espectáculo de videomapping veste a fachada do Palácio Nacional de Sintra.  Quer saber tudo sobre a fábrica de brinquedos do Pai Natal? Primeiro leia, depois veja.        15 minutos de cor e música Irá funcionar das 18.00 às 22.00, de hora a hora, com duração de 15 minutos – o tempo necessário para o Pai Natal mostrar o que vale nesta linha de montagem. Na “Incrível Fábrica de Natal”, o famoso velhinho de barbas brancas coordena as movimentações dos seus pequenos ajudantes, na esperança de satisfazer todos os desejos dos miúdos. Lembra-se dos espectáculos “Circo de Luz” e “O Fabuloso Desejo de Natal”, que passaram pelo Terreiro do Paço em anos anteriores? Pois bem, o ateliê O CUBO volta a assinar a criação e produção de “A Incrível Fábrica de Natal”, neste regresso ao videomapping, que inclui canções natalícias e coreografias a preceito. Um salto à Lapónia (sem banda larga) As personagens virtuais interagem com a fachada do Palácio, e a tradição assume todo o destaque. Talvez um dia telemóveis e consolas monopolizem o cenário, mas esse dia ainda não chegou. Se é fã do "antigamente", sobretudo no que toca a uma quadra como esta, encontrará um imaginário composto por comboios de madeira, bailarinas, robôs e bonecos de pano. Na impossibilidade de rumar à Lapónia, o peculiar clima de Sintra tem tudo para funcionar como sucedâneo. E ainda... A vila de Sintra entra no ritmo da quadra, sinal de que o Natal não começa nem termina no Palácio. Ali

Pai Natal muda-se de malas, bagagens e renas para Cascais
Blog

Pai Natal muda-se de malas, bagagens e renas para Cascais

Levar os miúdos ao Polo Norte é capaz de sair caro, e eles ainda apanham uma constipação. Mas se também já não vão na conversa dos pais Natal dos centros comerciais - "Ai é mesmo ele? Então onde estão as renas? E porque tem a barba presa com um elástico?" - rume à vila do Natal em Cascais. Ou melhor, à Christmas Village. Instalada no Parque Marechal Carmona, tem um Pai Natal digno de anúncio da Coca-Cola, uma árvore de Natal com oito metros, um mercadinho, uma pista de gelo e um carrossel. Mas mais: tem renas de verdade, uma coruja das neves igualzinha à do Harry Potter, burros do Pisão para passeios pachorrentos e três camelos de carne e osso (um para cada Rei Mago).  Nicolau não! Cipriano Fotografia: VM   Cipriano é o Pai Natal de serviço em Cascais. Tem 68 anos, barbas brancas verdadeiras e poses bem treinadas para a fotografia. A sua casa adorável no meio do jardim tem lareira, molduras com fotografias das férias no Hawai, um soldadinho mais alto que muitos visitantes e duas mães-natal a dar as boas-vindas.   Natal cristão vs. Natal pagão   FOTOGRAFIA:VM                 Na Christmas Village há uma árvore de Natal com oito metros (é possível subir até lá cima!), um marco do correio para encher de cartas, um Pai Natal com casa e trenó e muitas atracções dignas de postal da quadra. Mas o lado cristão desta história não foi esquecido: as famílias podem visitar o presépio vivo (que inclui os camelos dos três Reis Magos) uma aldeia nazarena com os arte

Os melhores mercados de Natal de Lisboa
Coisas para fazer

Os melhores mercados de Natal de Lisboa

Para o menino, para a menina, novinho em folha ou à espera de uma segunda vida. Os mercados da cidade multiplicam-se como fatias de bolo-rei na hora do lanche. Preparado para as 15 ideias que se seguem? Vamos a isso. E boas compras.

Mais coisas para fazer em Lisboa

Presentes de Natal

Não é Natal até a mesa da consoada estar posta
Compras

Não é Natal até a mesa da consoada estar posta

Juntar a família à volta da mesa no Natal tem muito que se lhe diga. Já não basta a preocupação com o vinho, o bacalhau, o cabrito, os sonhos e o bolo-rei, ainda é preciso pensar na toalha, nos pratos, nos talheres e nos guardanapos. Nós damos uma ajuda. 

Já comprou a sua camisola de Natal?
Compras

Já comprou a sua camisola de Natal?

Se ainda não sabe o que vestir no Natal, inspire-se na nossa lista de compras temática. As camisolas de Natal são um clássico da quadra e ficam bem quer nas festas mais descontraídas, quer nas mais chiques. Algumas, até dão para usar ao longo do resto do Inverno. Já escolheu a sua preferida?

Os melhores livros para comer este Natal
Restaurantes

Os melhores livros para comer este Natal

Natal é sinónimo de jantaradas, mesas fartas e tardes passadas na cozinha a preparar doces. Fizemos uma selecção dos melhores livros de gastronomia, com ou sem receitas, que vão animar a quadra. Para oferecer ou para guardar

Presentes fora da caixa
Compras

Presentes fora da caixa

A falta de ideias para escolher presentes originais está a atrasar-lhe as compras de Natal? Não seja por isso. Em frente ao computador ou a cirandar pelo centro da cidade, eis as melhores lojas para surpreender os amigos e familiares mais difíceis. Atenção, há presentes que não têm de fazer sentido. Outros podem não servir para nada. O que interessa é que sejam fora da caixa.

E se em vez de uma garrafa de vinho oferecer azeite neste Natal?
Restaurantes

E se em vez de uma garrafa de vinho oferecer azeite neste Natal?

Hoje, fará mais efeito um comentário à mesa sobre os aromas a casca de amêndoa do azeite do que um chavão qualquer sobre uma casta do Douro. O sumo de azeitona está na moda e tornou-se um produto sofisticado, que vai mesmo além do próprio líquido. A embalagem das marcas mais prestigiadas são autênticas peças de design e um presente de Natal original.  Isto mesmo pode ser confirmado no livro Os 100 Melhores Azeites de Portugal, que acaba de ser lançado pela Lua de Papel. Estão lá todas as marcas que têm trazido prémios internacionais para Portugal nos últimos anos, para além de dicas sobre como se tornar num provador habilitado ou aprender a cozinhar com azeite, usando receitas de chefs portugueses.  O autor é Edgardo Pacheco, o jornalista gastronómico que mais sabe do assunto em Portugal e que dedicou os últimos anos à causa. Quando não está a produzir o programa Prato da Casa, na CMTV, ou a escrever sobre comida e vinhos no Correio da Manhã e no Jornal de Negócios, Edgardo passa o tempo com o nariz enfiado num copinho a cheirar azeites ou a visitar produtores. Ninguém por isso melhor do que ele para nos ajudar a escolher estas dez garrafas, excelentes prendas para pôr no sapatinho ou para regar o bacalhau da consoada.

100 presentes até 10 euros
Compras

100 presentes até 10 euros

A resolução de Ano Novo repete-se: poupar. Mas depois chega o Natal e é um descontrolo. Prenda para a mãe, para o pai, para o cão, para a tia afastada, para o colega de trabalho que calhou no sorteio do amigo secreto... Prendas para este mundo e o outro. Não desespere nem peça já um empréstimo: juntámos uma lista de 100 presentes, todos até 10 euros. Para elas, para eles, para os mais novos e até para a casa (sim, o mais seguro é comprar qualquer coisa para a casa da tia afastada). Isto é que vai ser poupar. No final, até pode escolher qualquer coisinha para si. Boas compras.   

Embrulhos de Natal perfeitos
Compras

Embrulhos de Natal perfeitos

A moda do DIY (faça você mesmo) chegou aos presentes e já ninguém quer dar – ou receber – um embrulho daqueles feitos à pressa na loja. Escolha sacos e papéis especiais, feche com fita-cola colorida, enfie numa caixa catita, personalize a coisa com letras e etiquetas originais. Antes da hora de desembrulhar, vai ver que já conquistou a família toda.

Peru, rabanadas e um vestido novo
Compras

Peru, rabanadas e um vestido novo

Qual festa do ano, a noite de Natal pede um certo esmero na hora de escolher a indumentária. Das camisolas de malha alusivas à quadra aos vestidos cintilantes, vista-se de presente para a família, mas mantenha-se até ao fim sem se deixar desembrulhar. Se a imaginação lhe falha, aqui ficam umas quantas sugestões de looks para a consoada.

Mais compras em Lisboa

Restaurantes para o Natal em Lisboa

Os melhores restaurantes em Lisboa para o dia de Natal
Restaurantes

Os melhores restaurantes em Lisboa para o dia de Natal

Se não está para passar o Natal enfiado na cozinha, sugerimos quatro restaurantes para a consoada em família.

Natal em Lisboa - Quatro sítios para o lanche natalício
Restaurantes

Natal em Lisboa - Quatro sítios para o lanche natalício

Bagels, éclairs, scones... Nunca o Natal em Lisboa foi tão saboroso. Junte os amigos e troque a noitada (e respectiva ressaca) por uma tarde num dos quatro sítios que aqui recomendamos para um lanche natalício. 

Os melhores sítios para comer sonhos em Lisboa
Restaurantes

Os melhores sítios para comer sonhos em Lisboa

Como levamos os doces de Natal muito a sério, e só queremos o melhor para a consoada, sugerimos três sítios em Lisboa onde pode comer os melhores sonhos de Natal. 

O melhor bolo-rainha em Lisboa
Restaurantes

O melhor bolo-rainha em Lisboa

Corremos atrás das mais belas e saborosas monarcas da cidade e desafiámos a redacção da Time Out a eleger o melhor bolo-rainha em Lisboa, numa prova cega. 

Mais restaurantes em Lisboa

Músicas de Natal

Os melhores discos de Natal
Música

Os melhores discos de Natal

O Coro de Santo Amaro de Oeiras, a Mariah Carey, o Michael Bublé e o Bing Crosby não têm lugar nesta lista de discos de Natal. Mas pode contar ouvir clássicos como "Silent Night" ou "Joy to the World". 

A humanidade não merecia isto, muito menos no Natal
Música

A humanidade não merecia isto, muito menos no Natal

Chegou a época do consumismo desenfreado e das estrelas pop desesperadas. Haverá melhor maneira de festejar do que com uma dezena de canções simplesmente horríveis? Há grandes canções de Natal, é verdade, mas estes terrores reunidos pela Time Out Londres são um reflexo muito mais honesto das semanas que se aproximam em filas de centros comerciais, jantares temáticos e encontros de família. Divirta-se com a pior playlist de Natal de todos os tempos.

10 caixas de música clássica para oferecer neste Natal
Música

10 caixas de música clássica para oferecer neste Natal

No meio da parafernália de presentes possíveis para os miúdos, esta é sempre uma boa solução. Não há outra época do ano tão fértil na edição de livros infantis e a escolha é farta. Eis dez que nos caíram no goto e que recomendamos

10 discos para celebrar o Natal sem Jingle Bells
Música

10 discos para celebrar o Natal sem Jingle Bells

Sim, a música natalícia que costuma assaltar-nos os ouvidos tende a ser adocicada, simplória e monótona, o que é tanto mais incompreensível por não faltarem excelentes alternativas. Seguem-se 10 sugestões, colhidas ao longo de sete séculos

Mais música

Filmes de Natal para ver em família

Os melhores filmes animados de Natal
Filmes

Os melhores filmes animados de Natal

Animações tradicionais como Feliz Natal, Charlie Brown e Um Conto de Natal do Mickey, ou recorrendo a tecnologia digital, como Polar Express, estão em destaque nesta lista temática de desenhos animados passados durante o Natal.

O Natal, em 10 episódios hilariantes de séries de televisão
Filmes

O Natal, em 10 episódios hilariantes de séries de televisão

Nas séries The Simpsons, Friends, Seinfeld, The Office ou 30 Rock, o Natal não é propriamente paz e amor. Há peripécias, piadas politicamente incorrectas e muitos disparates no sapatinho. Juntámos 10 episódios especiais de Natal de 10 séries de comédia para entrar no espírito. Ou então não. 

Filmes de Natal para quem não gosta do Natal
Filmes

Filmes de Natal para quem não gosta do Natal

Alérgico à quadra natalícia? Alérgico aos filmes bem-comportadinhos da quadra natalícia? Eis um punhado de fitas de Natal anti-convencionais, para fazer uma pausa nas que respeitam as regras da temporada

Sete filmes de Natal alternativos
Filmes

Sete filmes de Natal alternativos

Há filmes de Natal, filmes para o Natal, filmes com o Natal por fundo. Ora, estando os novos nos cinemas e praticamente todos os outros alinhados para as programações televisivas, as alternativas, no entanto, são muitas. E algumas até acrescentam um bocadinho de consciência, para compensar consumismo e comezaina. 

Mais filmes

Comentários

0 comments