0 Gostar
Guardar

Natal em Lisboa

Concertos, mercados, feiras, presentes, decoração e muito mais. Tudo o que precisa de saber para um feliz Natal em Lisboa

Fotografia: Arlindo Camacho

Coisas para fazer em Lisboa este Natal

Os melhores mercados de Natal de Lisboa
Coisas para fazer

Os melhores mercados de Natal de Lisboa

Para o menino, para a menina, novinho em folha ou à espera de uma segunda vida. Os mercados da cidade multiplicam-se como fatias de bolo-rei na hora do lanche. Preparado para as 15 ideias que se seguem? Vamos a isso. E boas compras.

Ler mais
O melhor bolo-rainha em Lisboa
Restaurantes

O melhor bolo-rainha em Lisboa

Corremos atrás das mais belas e saborosas monarcas da cidade e desafiámos a redacção da Time Out a eleger o melhor bolo-rainha em Lisboa, numa prova cega. 

Ler mais
Natal Time Out: O vídeo do making of
Blog

Natal Time Out: O vídeo do making of

Para nós, o Natal tem de ser servido assim, com todos, como o bacalhau. Foi por isso que imaginámos a festa perfeita: dourada e com os convidados de sonho vestidos a rigor. Desafiámos dez lisboetas, alguns de gema, outros por afinidade, a juntarem-se à edição mais especial do ano, aquela grande, com as 101 sugestões de presentes que tanto jeito dão. Para nós, já começa a ser tradição pensar neste número redondo e rechear a revista com as ideias mais originais, os produtos mais apetecíveis e as últimas tendências de moda, tecnologia e estilo de vida. Mas com companhia, tudo se faz melhor. Da música à alta cozinha, da arte à televisão, estes dez têm-se feito notar, cada um na sua área. E alinharam nisto à séria. Nazaré Pinela, Mariama Barbosa, Matilde Breyner, Hugo Brito, Pedro Batista, Christina Lock, Nonô, Tomás Wallenstein, Francisco Cipriano e Patrícia Mamona foram connosco para o estúdio, lançaram confetis, sopraram serpentinas, dançaram e abriram espumante, numa espécie de Natal antecipado na casa daquele amigo mesmo fixe. Houve quem trouxesse os melhores vestidos do guarda-roupa, outros deliciaram-se ao vestir os modelitos que providenciámos com amor e carinho. Foi um dia em cheio que fizemos questão de registar num vídeo, também para lhe aguçar a curiosidade para a revista que chega às bancas já na quarta-feira, dia 30. É que os convivas não se limitaram a posar para as fotografias. Na nossa edição especial de Natal, eles próprios partilham o que querem ter debaixo da

Ler mais
Decorações de Natal: vista a casa a rigor
Compras

Decorações de Natal: vista a casa a rigor

Está na hora de montar a árvore de Natal, pendurar a coroa à porta e começar a contagem decrescente com um calendário original. Inspire-se na nossa lista de decorações de Natal.

Ler mais
Os melhores sítios para jantares de grupo em Lisboa
Restaurantes

Os melhores sítios para jantares de grupo em Lisboa

O jantar de curso, o convívio da empresa, a festa de Natal do regimento, a despedida de solteiro ou a celebração do aniversário, tudo são bons pretextos para uma jantarada.

Ler mais
Estão aí as férias de Natal
Miúdos

Estão aí as férias de Natal

Fechar as crianças em casa durante as férias de Natal, a olhar para a televisão e para a consola 24 horas por dia? Nem pensar. Há actividades espalhadas pela cidade para todos, dos maluquinhos das ciências, aos artistas, passando pelo próximo Masterchef e por escritores e veterinários em potência. Comece a tratar já das inscrições. 

Ler mais
Porque é que a missa é do galo?
Blog

Porque é que a missa é do galo?

Só em Portugal e Espanha se chama Missa do Galo/Misa del Gallo à missa da meia noite do dia 24 para 25 de Dezembro. Aliás, se pesquisar cock mass no Google será por sua conta e risco. Mas que granda galo é este que nunca aparece? A Missa do Galo existe desde o ano 400 e há várias teorias sobre a origem do nome. Uma delas é a que conta a história de um galo que cantou à meia-noite assinalando a chegada do Menino Jesus. E ainda outra lenda, segundo a Agência Ecclesia, diz que em Toledo, Espanha, antes das doze badaladas, os lavradores matavam um galo em memória do que cantou três vezes quando Pedro negou Jesus (também três vezes por sinal) antes de morrer. Numa coisa todos os tradicionalistas concordam: o dia 24, caros leitores, é para fazer jejum. Só se deve comer com autorização divina após a Missa do Galo, num farto banquete que espera as famílias no regresso a casa. Agora numa nota de agenda, em Lisboa é concorrida a Missa do Galo na Sé Patriarcal, à qual preside o Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente.

Ler mais
Varrer montras e correr capelinhas
Coisas para fazer

Varrer montras e correr capelinhas

A má notícia (para os mais devotos) é que pode cometer qualquer um dos sete pecados capitais (Gula na praça da restauração, Ira nas filas das lojas, Inveja quando alguém comprou a última peça que cobiçava, Preguiça quando devia estar a trabalhar, Soberba e nem precisamos de explicar a Avareza e a Luxúria). A boa notícia é que não precisa de arredar muito o pé para encontrar perdão. 

Ler mais
Natal a preto e branco
Coisas para fazer

Natal a preto e branco

1. Devem-se ter vendido muitos óculos de sol para passear à noite nas principais artérias da Baixa. Na imagem, a Rua Augusta em 1959. 2. No Largo de São Domingos, a venda de perus vivos era uma tradição natalícia. Hoje a ASAE não ia achar muita graça, mas aconteceu até aos anos 60 do século passado. 3. Os funcionários municipais tinham direito a festas especiais no Coliseu dos Recreios. Na fotografia, a Festa de Natal de 1926 para os filhos dos membros da Polícia de Segurança Pública. Tudo em sentido! 4. O Natal do sinaleiro era uma iniciativa do ACP criada antes da II Guerra Mundial. A população oferecia-lhes prendas de todo o tipo como reconhecimento pelo seu trabalho. A imagem é de 1930. 5. Em 1960, estas carinhas larocas fizeram o Cortejo dos Reis Magos de Alfama até à Sé Patriarcal, com o patrocínio da Câmara Municipal. 6. Na Rua do Carmo, os Armazéns Grandella no Natal de 1960, 28 anos antes do grande incêndio do Chiado que os destruiu. Desde 1996 que têm uma nova vida. Tem fotografias do Natal em Lisboa "do antigamente" que gostava de partilhar connosco? Envie para leitores@timeout.com. Pode ser que surja em breve, aqui mesmo, no nosso website!

Ler mais

Os melhores presentes de Natal

Embrulhos de Natal perfeitos
Compras

Embrulhos de Natal perfeitos

A moda do DIY (faça você mesmo) chegou aos presentes e já ninguém quer dar – ou receber – um embrulho daqueles feitos à pressa na loja. Escolha sacos e papéis especiais, feche com fita-cola colorida, enfie numa caixa catita, personalize a coisa com letras e etiquetas originais. Antes da hora de desembrulhar, vai ver que já conquistou a família toda.

Ler mais
100 presentes até 10 euros
Compras

100 presentes até 10 euros

A resolução de ano novo repete-se: poupar. Mas depois chega o Natal e é um descontrolo. Prenda para a mãe, para o pai, para o cão, para a tia afastada, para o colega de trabalho que calhou no sorteio do amigo secreto... Prendas para este mundo e o outro. Não desespere nem peça já um empréstimo: juntámos uma lista de 100 presentes, todos até 10 euros. Para elas, para eles, para os mais novos e até para a casa (sim, o mais seguro é comprar qualquer coisa para a casa da tia afastada). Isto é que vai ser poupar. No final, até pode escolher qualquer coisinha para si. Boas compras.   

Ler mais
Peru, rabanadas e um vestido novo
Compras

Peru, rabanadas e um vestido novo

Qual festa do ano, a noite de Natal pede um certo esmero na hora de escolher a indumentária. Das camisolas de malha alusivas à quadra aos vestidos cintilantes, vista-se de presente para a família, mas mantenha-se até ao fim sem se deixar desembrulhar. Se a imaginação lhe falha, aqui ficam umas quantas sugestões de looks para a consoada.

Ler mais
As melhores lojas para homem em Lisboa
Compras

As melhores lojas para homem em Lisboa

Nem todas as lojas lisboetas pensam só nelas. Os homens pensam cada vez mais no guarda-roupa e, na cidade, cresce o número de marcas e espaços dedicados exclusivamente à moda masculina. Dos fatos por medida à streetwear, estas são as melhores lojas de Lisboa para homens com pinta.

Ler mais
Novas oportunidades: arte low-cost
Compras

Novas oportunidades: arte low-cost

Quem disse que a ilustração é o parente pobre da arte? Em Lisboa, conseguimos encontrar seis lojas e galerias que provam o contrário, com o melhor que anda a ser feito nas áreas da ilustração e da serigrafia. Dos jovens artistas aos nomes sonantes, dos autores portugueses aos génios criativos internacionais, esta arte é para todas as carteiras.

Ler mais
Os melhores sites para ir às compras
Compras

Os melhores sites para ir às compras

Gostamos de opinar sobre os seus programas fora de casa, mas desta vez queremos que fique sentado a olhar para o computador. Algumas das melhores compras estão à distância de um clique e temos 18 sugestões de lojas online para todas as necessidades, gostos e carteiras: vai encontrar roupa, acessórios, sapatos, jóias, decoração, artesanato, livros e presentes. Haja dinheiro no cartão de crédito para um carrinho tão cheio de coisas boas.   

Ler mais
As melhores lojas para comprar coisas para os miúdos
Miúdos

As melhores lojas para comprar coisas para os miúdos

Não se faça de difícil: visitar lojas de crianças não é um pesadelo assim tão horrível – a maioria dos pais até gosta. Afinal, qual é o coração empedernido que resiste a um vestido cheio de laços e folhos, ao triciclo de madeira ou àquele papel de parede com estrelinhas a fazer pendant com as cortinas? A Time Out foi à procura das melhores lojas de brinquedos, roupa e decoração. Chegou a casa com a conta depenada e o coração cheio.

Ler mais
As melhores lojas da Avenida da Liberdade para todos os bolsos
Compras

As melhores lojas da Avenida da Liberdade para todos os bolsos

O encanto da 10ª rua mais luxuosa do mundo está nas lojas que não têm vergonha na cara e enchem as belíssimas montras de peças de roupa, sapatos, jóias e relógios com preços com mais de quatro digitos. Junte-se aos turistas mais ricos para ver as modas, cumprimentar o segurança à porta e estoirar o ordenado. Não tem onde cair morto? Entre as melhores lojas da Avenida da Liberdade também se encontram espaços acessíveis e até pechinchas. 

Ler mais
As melhores lojas de decoração de Lisboa
Compras

As melhores lojas de decoração de Lisboa

Acaba o Verão, acaba-se a galderice. A hora de arrumar a toalha e os calções de banho e voltar para casa não é fácil, há quem acabe no psicólogo, mas nós damos-lhe ideias para que a coisa seja encarada de forma mais leve. Siga as nossas dicas de decoração e a sua casa vai ser tão quente como são os Verões.

Ler mais
Vamos às compras ao Chiado?
Compras

Vamos às compras ao Chiado?

No coração da cidade moram ainda algumas das melhores lojas de Lisboa.  Ao lado de sítios com mais de 100 anos, há marcas modernas, procuradas por quem quer encontrar peças diferentes.  Dos sapatos às carteiras, das roupas aos óculos, passando pela decoração, esta é a nossa escolha das melhores lojas do Chiado. Trocando por miúdos, 18 sítios onde é muito tentador passar o cartão. 

Ler mais
Mostrar mais

Músicas de Natal

Os melhores discos de Natal
Música

Os melhores discos de Natal

O Coro de Santo Amaro de Oeiras, a Mariah Carey, o Michael Bublé e o Bill Crosby não têm lugar nesta lista de discos de Natal. Mas pode contar ouvir clássicos como "Silent Night" ou "Joy to the World". 

Ler mais
12 concertos de Natal a custo zero
Música

12 concertos de Natal a custo zero

As compras e os jantares de Natal já começaram a dilapidar o orçamento familiar mas não quer ficar fechado em casa (ou no centro comercial)? Estes 12 concertos natalícios com entrada livre podem ser a resposta às suas preces – ou não. Há desde cânticos de Natal romenos e australianos, a clássicos alemães e peças do cancioneiro tradicional português.

Ler mais
10 Messias para redimir a humanidade
Música

10 Messias para redimir a humanidade

O Messiah é das raras obras da história da música que pode orgulhar-se de possuir uma tradição interpretativa ininterrupta de mais de 270 anos, mas a forma como foi abordado foi mudando ao longo do tempo. Tendo sido tocado no tempo de Handel pelas pequenas formações corais e instrumentais típicas do barroco, a partir do final do século XVIII ganhou voga conferir à obra um carácter monumental – esta tendência teve como momento fundador uma série de concertos de homenagem ao compositor na Abadia de Westminster, em 1784, que tiveram a participação de 525 cantores e instrumentistas. O apetite por Messiahs bombásticos enraizou-se tão rapidamente que, três anos depois, o anúncio de um novo concerto na Abadia de Westminster já prometia 800 executantes. A escalada prosseguiu ao longo do século XIX: em 1857, no Great Handel Festival, no Crystal Palace de Londres, apresentaram-se 2000 cantores e 500 instrumentistas. O recurso a forças tão vastas obrigou a que obra fosse profundamente reorquestrada (até Mozart foi contratado para realizar tal tarefa) e a que alguns instrumentos fossem dispensados – quem seria capaz de distinguir um cravo no meio de uma massa coral e instrumental de centenas? No século XX registou-se um regresso a efectivos mais modestos, tendência que se acelerou a partir do advento da “interpretação historicamente informada” (HIP, na sigla inglesa), que repôs as partituras, efectivos e práticas instrumentais e vocais da época do compositor. As 10 superlativas versões

Ler mais
10 caixas de música clássica para oferecer neste Natal
Música

10 caixas de música clássica para oferecer neste Natal

Não só é possível encontrar prendas de Natal sumptuosas por quantias razoáveis como, nos últimos meses, a oferta de caixas com gravações de referência da música clássica tem sido de uma generosidade inédita. Eis dez escolhas, entre as muitas possíveis.

Ler mais
10 discos para celebrar o Natal sem Jingle Bells
Música

10 discos para celebrar o Natal sem Jingle Bells

Sim, a música natalícia que costuma assaltar-nos os ouvidos tende a ser adocicada, simplória e monótona, o que é tanto mais incompreensível por não faltarem excelentes alternativas. Seguem-se 10 sugestões, colhidas ao longo de sete séculos.

Ler mais
A Humanidade não merecia isto, muito menos no Natal
Música

A Humanidade não merecia isto, muito menos no Natal

Chegou a época do consumismo desenfreado e das estrelas pop desesperadas. Haverá melhor maneira de festejar do que com uma dezena de canções simplesmente horríveis? Há grandes canções de Natal, é verdade, mas estes terrores reunidos pela Time Out Londres são um reflexo muito mais honesto das semanas que se aproximam em filas de centros comerciais, jantares temáticos e encontros de família. Divirta-se com a pior playlist de Natal de todos os tempos.

Ler mais
13 lojas para comprar discos em Lisboa
Compras

13 lojas para comprar discos em Lisboa

Nota prévia: o visionamento e audição dos momentos YouTube anexados não dispensam a compra do objecto físico. Da mesma forma que o número 13 não inquieta melómanos. Siga o roteiro rock, punk, pop, electrónico, e etc, correndo as principais discotecas de Lisboa. Se optar por outras sugestões, está tudo bem. Amigos como dantes. 

Ler mais

Filmes de Natal para ver em família

Filmes de Natal para quem não gosta do Natal
Filmes

Filmes de Natal para quem não gosta do Natal

Alérgico à quadra natalícia? Alérgico aos filmes bem-comportadinhos da quadra natalícia? Eis um punhado de fitas de Natal anti-convencionais, para fazer uma pausa nas que respeitam as regras da temporada

Ler mais
Os melhores filmes para (re)ver em família
Miúdos

Os melhores filmes para (re)ver em família

Estes filmes não são para crianças. São para famílias inteiras. Pequenas ou numerosas, jovens ou envelhecidas. Dez clássicos obrigatórios para filhos, pais e até avós. 

Ler mais
Sete filmes de Natal alternativos
Filmes

Sete filmes de Natal alternativos

Há filmes de Natal, filmes para o Natal, filmes com o Natal por fundo. Ora, estando os novos nos cinemas e praticamente todos os outros alinhados para as programações televisivas, as alternativas, no entanto, são muitas. E algumas até acrescentam um bocadinho de consciência, para compensar consumismo e comezaina. 

Ler mais
Sete filmes de enfardar para as festas
Filmes

Sete filmes de enfardar para as festas

A mesa das festas: as vitualhas, toda a família reunida… Ah, pois, a família reunida. Muito bonito, muito assustador. Seja como for, a menos de um mês do Natal, é preciso treinar antes de enfrentar a parentela. O melhor é seguir as lições dos experientes já no Dia de Acção de Graças.

Ler mais

Comentários

0 comments