A curtir todos os santos ajudam, mas nenhum ajuda tanto quanto o Santo António. Durante o mês de Junho (e ainda com alguns resquícios em Julho), o santo mais popular de Lisboa transforma a cidade num imenso arraial enquanto assiste, deliciado, ao sacrifício de milhares de sardinhas. Os grelhadores estão a aquecer, as cervejas estão a arrefecer e nós adoramos viver todos os dias em festa. Mas queremos que nos faça companhia. Por isso dizemos-lhe tudo o que precisa de saber para aproveitar o melhor das festas mais bonitas da cidade mais linda. Bem populares ou alternativos, a escolha é sua. Mas não perca de vista esta lista dos arraiais em Lisboa – o mais provável é que esteja em constante actualização.
Desocupe a sua agenda porque vai precisar de espaço (e de muita energia) para o que se segue. Junho é provavelmente o mês em que os lisboetas menos dormem (ai arraiais, arraiais) mas é também o mês em que as olheiras são melhor toleradas no local trabalho, portanto comece por descontrair e siga os nossos conselhos até ao fim.
As Festas de Lisboa arrancaram oficialmente a 1 de Junho e só nos vão deixar descansar lá para o final do mês, com um belo de um concerto de despedida a cargo de Manuela Azevedo, Ana Bacalhau, Conan Osiris, Lena D'Água, Paulo Bragança e Selma Uamusse, num tributo a António Variações. O Lu.Ca, o teatro municipal totalmente dedicado à criançada, fez um ano, o São Luiz faz 125, e pelo meio há bandas filarmónicas, exposições, uma trezena ao santo casamenteiro, fado do bom no Castelo e coros a soar pela cidade. Isto tudo a acompanhar os arraiais infinitos e as marchas populares.
Recomendado: Guia essencial dos Santos Populares 2019