Propostas gratuitas para celebrar o Dia dos Monumentos e Sítios
A cidade está de portas abertas e com mãos cheias de actividades para se manter ocupado neste dia

Esta quarta-feira, dia 18, celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, e Lisboa reúne mais de 70 actividades, a maioria sob a alçada da Direcção-Geral do Património Cultural. Para o orientar, traçámos este roteiro. Ponha-se na rua e ponha-se no sítio.
Propostas gratuitas para celebrar o Dia dos Monumentos e Sítios

Fonte Luminosa
Se nas voltas diárias passa pela famosa Fonte Luminosa, na Alameda, e continua a admirá-la como se fosse a primeira vez, então agora imagine entrar lá dentro. A propósito deste dia, a Junta de Freguesia do Areeiro vai abrir a fonte ao público entre as 16.00 e as 19.00. A entrada é livre.
Museu dos Coches
Cerca de 8000 objectos estão divididos por núcleos e bem guardadinhos na Oficina de Conservação e Reservas do Museu dos Coches – local onde ninguém entra a não ser os especialistas em restauro. Mas esta quarta vai poder visitar o espaço, às 11.00, e descobrir as reservas museológicas da Casa Real.
Avenida da Índia, 136. Inscrições: ritadargent@mncoches.dgpc.pt.
Amoreiras 360° Panoramic View
O Amoreiras 360º Panoramic View junta-se pela segunda vez a este dia e as entradas vão ser grátis. Basta apanhar o elevador no piso 2 do Amoreiras entre as 10.00 e 12.30 ou entre as 14.30 e as 22.00. Lá em cima, a cidade é sua, indepentemente de para onde estiver virado.
Amoreiras Shopping Center - Avenida Eng. Duarte Pacheco, loja 2037.
MAAT
Entrar por sítios nunca dantes caminhados dentro da Central Tejo é uma das propostas do MAAT para este dia. Habitualmente fechadas ao público, a sala dos reóstatos e a de distribuição do carvão, a torre misturadora e os túneis vão poder ser visitados a partir das 11.00. Às 15.00, há visita orientada à exposição de Tomás Sareceno “Um Imaginário termodinâmico”.
Inscrições nas visitas: visitar.maat@edp.pt ou 21 002 8130.
Galeria do Loreto
Era uma das cinco galerias que integrava o Aqueduto das Águas Livres e era um dos grandes ramais que abastecia a Lisboa do século XVIII. Esta quarta-feira vai poder embarcar numa visita guiada que começa em 1746 e termina nos nossos dias para conhecer a história da água, dos jardins e das praças na sétima colina.
Ponto de encontro: Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Qua 15.00. Inscrições: 21 810 0215 ou mda.epal@adp.pt.
NARC-Núcleo Arqueológico
Próximo do Arco da Rua Augusta, e a ocupar quase um quarteirão pombalino da baixa de Lisboa, o NARC – Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros vai estar aberto com direito a visitas guiadas em horário alargado, das 10.00 às 23.00.
Rua dos Correeiros, 21. Inscrições: 21 113 4496. Entrada livre.
Museu da Música
Ficaria surppreendido com o facto de muitos lisboetas passarem diariamente por este museu sem sequer repararem? Mas é o que acontece. O Museu da Música fica dentro de uma estação de metro e preparou uma visita guiada à exposição permanente. O cravo de Taskin ou as flautas-bengala são apenas algum dos instrumentos que pode achar por lá.
Estação Alto dos Moinhos. Inscrições: hmiranda@mnmusica.dgpc.pt. Qua 14.00. Entrada livre.
Palácio de Belém
A residência oficial do Presidente da República está de portas abertas e com visitas guiadas, em dois horários, com profissionais da área da conservação e do restauro num apelo à preservação do património cultural. Espreite os interiores e lave as vistas com os jardins impecavelmente arranjados.
Praça Afonso de Albuquerque. Qua 11.00-12.30 e 14.30-16.00. Inscrições: 21 361 4980. Entrada livre.
Castelo de São Jorge
As celebrações no castelo ficam para sábado, dia 21, com um torneio de tiro com arco histórico. Os jogadores vão estar equipados à época, recriando as condições a que se sujeitavam arqueiros e besteiros na Idade Média. Uma visita para viver o castelo ao máximo, sem ter de pagar entrada.
Rua de Santa Cruz do Castelo. Sáb 15.00. Inscrições: 21 880 0620 ou info@castelodesaojorge.pt. Entrada livre.
Teatro Nacional D. Maria II
Aqui o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios também se celebra fora da data, nomeadamente na sexta-feira. “Amélia" está no Teatro Nacional D. Maria II, a sua eterna casa. Amélia Rey Colaço faria 120 anos e esta exposição honra o seu trabalho como actriz e encenadora com uma visita orientada, dia 20. Repete a 15 de Junho.
Praça Dom Pedro IV. Inscrições: bilheteira@tndm.pt. Sex 15.00. Entrada livre.
Mais que fazer em Lisboa
Coisas para fazer em Lisboa este mês
Abril está aí e portanto não podemos evitar cair na fórmula — Abril eventos mil. Nós temos a receita secreta para ter sempre alguma coisa que fazer, de concertos a exposições, passando por festas, teatro e cinema. Aproveite e viva a cidade ao máximo.
Dez coisas grátis para fazer em Lisboa esta semana
Trazemos-lhe sugestões para aproveitar, à borla, tudo o que a cidade tem para oferecer esta semana.