Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right São Martinho: há festas e castanhas por toda a cidade

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Castanhas jardim da Estrela
Inês Félix

São Martinho: há festas e castanhas por toda a cidade

Em Lisboa há conversas, passeios, correrias e grandes magustos à antiga

Por Francisca Dias Real
Publicidade

Foi a 11 de Novembro que morreu o cavaleiro Martinho de Tours, carreira que mais tarde acumulou com a de monge e santo. É ele o protagonista da lenda que lembra o dia em que durante uma tempestade Martinho cortou o manto que carregava a meio para o oferecer a um mendigo. Assim começava um rol de provérbios que foram atravessando a Europa – quem nunca ouviu "no Dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho"? Em Lisboa há tudo isto e muito mais, basta explorar estas sugestões para celebrar durante o próximo fim-de-semana.

Recomendado: As melhores coisas para fazer este fim-de-semana em Lisboa

Mais ideias para aproveitar a estação

Noobai
Fotografia: Manuel Manso

As melhores esplanadas para o Outono em Lisboa

Coisas para fazer

Somos bons esplanadores e não é o Outono que nos vai fazer sair da cadeira ao lusco-fusco. Pelo contrário. Não deixe que os fins de tarde escuros o façam ir logo para casa e aproveite happy hours, esplanadas com aquecedores ou com aquela mantinha que já cai bem pelas costas. Saia de casa mas abrigue-se de brisas leves, ventanias e do briol que já se sente à noite numa destas esplanadas: temos propostas à beira-rio, nas alturas ou outras mais escondidas dentro de edifícios. 

Os melhores mercados de Natal em Lisboa

Coisas para fazer

Para o menino, para a menina, novinho em folha ou à espera de uma segunda vida. Não há volta a dar: por esta altura, os mercados na cidade multiplicam-se como fatias de bolo-rei na hora do lanche. Comece a preparar a época festiva – para os jantares de grupo, a consoada, o almoço de família, a festa na noite de 25 de Dezembro, a passagem de ano e até o Dia de Reis. E para dar, não se esqueça de despachar já os presentes. Anote as melhores sugestões para fazer compras de Natal em Lisboa. 

Publicidade
natal
Samuel Holt/unslapsh

Workshops de Natal em Lisboa para meter mãos à obra

Coisas para fazer

A quadra natalícia desperta o espírito fazedor que anda escondido durante o resto do ano? Se for como nós, fica cheio de vontade de tirar todas as decorações do sótão e pô-las a uso – tipo arraial caseiro – ou então comprar tudo de novo. Mas também há quem goste de meter as mãos à obra e decorar a casa da forma mais personalizada possível – da árvore à coroa de Natal para pendurar na porta, sem esquecer a mesa. Aventure-se num destes workshops de Natal em Lisboa. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade