Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right As melhores mercearias do mundo em Lisboa
Restaurante, Mercearia, Italiano, Fiammetta
©Arlindo Camacho Fiammetta

As melhores mercearias do mundo em Lisboa

Nestas mercearias do mundo em Lisboa vai encontrar produtos de Itália, Brasil, Coreia, China, Índia ou Tailândia para pôr à prova em casa.

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Adora os chocolates e os refrigerantes americanos? A paçoca e o pão de queijo brasileiros? Não passa sem os temperos asiáticos e quer provar todos os queijos e enchidos típicos da bela Itália? Não se preocupe porque nós estamos aqui para ajudar. Com esta lista das melhores mercearias do mundo em Lisboa, metade do trabalho está feito. Agora, só precisa de sair de casa para encher a despensa como se tivesse acabado de chegar de viagem. Depois, convide os amigos e prepare um jantar como deve ser e com selo internacional.

Recomendado: Os 80 melhores restaurantes do mundo em Lisboa

As melhores mercearias do mundo em Lisboa

© Duarte Drago

Mercado Brasil Tropical

Compras Mercearia de bairro Lisboa

Anni Broietti e Fernando Lopes pegaram no mercado Brasil Tropical há sete anos. “Já trabalhávamos nesta área mas, como clientes, pensávamos muitas vezes ‘que saudades deste ou daquele produto’. Então pronto, foi esse princípio, é o mercado da saudade”, descreve Anni. Têm coxinhas congeladas, paçoquita, tapioca, chá matte Leão, açaí, tudo o que precisa para uma feijoada e até champôs e condicionadores de marcas brasileiras. Há já várias lojas Brasil Tropical espalhadas pelo país – Arroios, Odivelas, Cascais, Vila Franca de Xira e Porto – mas o plano, dizem, é fechar 2021 com dez.

Mercearia, Supermercado Coreano, Ko Po Mart
Mercearia, Supermercado Coreano, Ko Po Mart
©DR

Ko Po Mart

Compras Mercearias Estrela/Lapa/Santos

Foi o primeiro supermercado coreano a abrir em Lisboa, na Avenida Infante Santo, no final de 2020, e apesar de a comunidade coreana constituir uma parte da clientela, os portugueses são já metade. Tem sopas e noodles instantâneos, dumplings, kimchi, snacks coreanos, tteokbokki (bolos de arroz frito), tteokguk (sopa de bolo de arroz), soju, licor de ginseng e até a cerveja coreana Cass, mas há sempre novos produtos a chegar. Vendem também acessórios de cozinha. Se não souber pronunciar ou não conseguir identificar determinado ingrediente para aquela receita que viu na internet, o proprietário fica mais do que satisfeito em ajudá-lo. A loja online está em construção mas em breve planeiam fazer envios para todo o país.

Publicidade
Glood, Mercearia do Mundo
Glood, Mercearia do Mundo
©Manuel Manso

Glood

Compras Supermercados Areeiro/Alameda

Nesta mercearia internacional há produtos dos quatro cantos do mundo e a estante americana não desilude – nem nos espaços físicos, espalhados por todo o país, de Lisboa ao Porto, com paragens em Coimbra e Aveiro, nem na morada online. Há cereais e molhos, pasta de marshmallows, montes de chocolates e bolachas, preparados para bolo de cenoura e muffins de chocolate, refrigerantes, Pringles e tudo o que precisa para ver aquela temporada seguidinha sem sair do sofá.

Compras, Mercearia, Fiammetta
Compras, Mercearia, Fiammetta
©Arlindo Camacho

Fiammetta

Restaurantes Campo de Ourique

Nesta mercearia aberta por Ludovica Rocchi em Campo de Ourique em 2017, o primeiro olhar vai sempre parar à montra carregada de queijos e enchidos italianos. Isto só no primeiro piso, onde está a cozinha aberta do restaurante (de onde saem bruschettas, pratos de massa fresca, tábuas de queijos ou saladas, tudo feito com os produtos que ali se vendem). A mercearia continua no piso debaixo, com uma garrafeira, pastas secas, bolos, azeites ou frascos com molhos para uma verdadeira barrigada à italiana.

Publicidade
Compras, Woori, Supermercado Coreano
Compras, Woori, Supermercado Coreano
©DR

Woori

Compras Mercearias Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Cho Kyusung e Ahn Sojung, casal coreano há dez anos em Portugal, têm uma pensão direccionada para turistas coreanos. Com o negócio parado, abriram em 2021 um mercado especializado em produtos coreanos que até já tem loja online, com tudo catalogado. Há produtos congelados e pré-cozinhados, para quem é iniciado nestas andanças, mas também pastas, algas, kimchi, doces e chás de várias marcas coreanas. Não hesite em pedir ajuda numa ida à loja.

Compras, Mercearias, Liberty American Store, Coca-Cola Cherry
Compras, Mercearias, Liberty American Store, Coca-Cola Cherry
©DR

Liberty American Store

Compras Alimentos especializados São Sebastião

Se está à procura de produtos específicos dos EUA, o mais provável é que esta loja os tenha – ou os arranje facilmente. A Liberty American Store estreou-se em solo nacional nos Açores, em 2005, e só depois rumou à capital. É um supermercado à séria, tudo bem catalogado na loja online e dividido por prateleiras na física. Há preparados de bolos rápidos coloridos, M&M’s com recheios de tudo e mais alguma coisa, batatas fritas com sabor a pizza e molhos de barbecue com diferentes sabores.

Publicidade
Compras, Mercearia, Médio Oriente, Zaytouna
Compras, Mercearia, Médio Oriente, Zaytouna
©Manuel Manso

Zaytouna

Compras Mercearias Lisboa

Serenah Sabbat e Hendi Mesleh, palestinianos, abriram a mercearia Zaytouna, azeitona em árabe, em 2018, depois de começarem a trabalhar no restaurante Mezze, na porta ao lado, e perceberem a dificuldade de arranjar certos produtos. Foram enchendo as prateleiras, a pouco e pouco, com os melhores produtos do Médio Oriente, provenientes de países como a Jordânia, o Líbano, a Palestina ou a Síria. Dão a conhecer os vegetais mloukhiya (uma espécie de espinafre), yalanji (folhas de videira), conjuntos de especiarias preparadas para pratos específicos, como as misturas para o arroz kabseh, o biryani, ou para o maqluba. Isto sem falar nas latas de hummus, baba ghanoush, misturas para falafel ou os pickles, ingredientes que já começam a ser bem conhecidos dos alfacinhas. Se for à loja física, pode pedir dicas para cozinhar, mas se já for um ás na gastronomia do Médio Oriente, pode fazer as compras todas na mercearia online.

Compras, Mercearia, Produtos Chineses, Supermercado, Hua Ta Li
Compras, Mercearia, Produtos Chineses, Supermercado, Hua Ta Li
©Facebook/Hua Ta Li

O maravilhoso supermercado global que é o Martim Moniz

O Martim Moniz é uma espécie de mercearia global, o sítio certo para encontrar os ingredientes mais insólitos e deliciosos para aquela receita asiática ou indiana que quer reproduzir em casa. No mesmo quarteirão tem o Hua Ta Li (Rua Fernandes da Fonseca, 16), com uma banca de frescos sempre cheia, com ramos viçosos de ceboleto e vegetais orientais que a comunidade chinesa começou a produzir em Portugal. Tem também uma vitrine take-away, onde pode encontrar entrecosto frito, línguas de pato e baos de porco e mel. Umas portas ao lado está o Chen (Rua da Palma, 216) onde raros são os rótulos em português e é bom ir munido de telemóvel para googlar aquele ingrediente com um formato estranho, porque a ajuda não vai ser muita. A variedade sim, é mesmo muita, especialidade ao nível dos frescos, com bonitas couves pakshoi a fazer arregalar a vista, e congelados. Tem também loiças e acessórios de cozinha. No interior do Centro Comercial da Mouraria tem outras duas mercearias imperdíveis para foodies, a Popat Store (Rua Senhora da Saúde, 2, loja 251), com produtos indianos, muitos legumes e frutas importadas da Ásia, das nano-mangas, às nano-bananas, passando pelas micro-beringelas, pela luffa ou pelo melão amargo, e o Nita Cash and Carry (Rua Senhora da Saúde, 2, loja 231), no mesmo piso mas do outro lado do centro, o melhor sítio para se fornecer de especiarias.

Mais mercearias

Compras, Mercearia, Mercearia da Mila
©Gabriell Vieira

As melhores mercearias em Lisboa

Restaurantes Espaço gastronómico

Nestas mercearias consegue encontrar mais que um quilinho de laranjas ou um ramalhete de brócolos (há quem faça chutneys e picles caseiros, tenha nutellas das boas e até arranjinhos de flores). Tem aqui o melhor dos dois mundos, o tradicional a casar bem com o moderno – os enchidos transmontanos a darem a mão aos queijos franceses, a bola de Mafra e o pão de fermentação natural, os doces conventuais e os de frasco.

Compras, Mercearia Online, Casa México
©Gabriell Vieira

Mercearias online para comprar este mundo e o outro

Compras Mercearias finas

Fazer compras online já deixou de ser um bicho de sete cabeças há algum tempo. Já vários hipermercados dão essa possibilidade, mas estamos aqui para lhe falar dos pequenos negócios que precisam da nossa mão e do nosso clique. Nestas mercearias online, pode encher o carrinho – dos virtuais, claro – de produtos portugueses tradicionais, de comida saudável, de iguarias asiáticas, brasileiras, mexicanas ou gregas, um sem-fim de coisas.

Publicidade
Mercearia Progresso
Fotografia: Arlindo Camacho

Lojas tradicionais: as mercearias de Lisboa onde o tratam pelo nome

Compras Mercearias

Talvez se lembre de entrar pela mão do pai, da mãe, da avó ou do avô, até pela da madrinha, numa destas mercearias castiças e devidamente atafulhadas de História. Se calhar não, dando-se o caso de ser jovem e ainda as estar a descobrir. Mas, uma vez descobertas, não vai ter dúvidas de onde encontrar os melhores queijos e enchidos, fruta fresca, legumes cheirosos, sumos e frutos secos.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade