A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
repair cafe
©DRRepair Café

Seis formas de dar nova vida aos objectos lá de casa em Lisboa

Reutilizar é um dos três R básicos de um consumo mais consciente. Saiba onde o aplicar em Lisboa com estas formas de dar vida aos objectos lá de casa

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

A preocupação pelo meio-ambiente parece ter entrado de vez na agenda social e política de todo o mundo e aos poucos vamo-nos apercebendo da quantidade de desperdício que todos os dias mandamos dar uma volta. Estamos ainda muito longe do objectivo final, o desperdício zero, mas dar uma segunda oportunidade aos objectos obsoletos ou estragados que temos em modo espera nos arrumos, garagens ou mesmo dentro de casa (nem todos têm espaço de sobra) é uma das novas missões da humanidade. Isso e reciclar e reduzir. Agora, damos-lhe uma ajuda com estas dicas de formas de dar nova vida aos objectos lá de casa.

Recomendado: Cinzeiros ecológicos: adeus beatas, até depois

  • Compras
  • Arte, artesanato e passatempos
  • Chiado/Cais do Sodré

Pense num móvel ao calhas e saiba que, seja qual for, a Akto já o fez – e bem feito. O lema do estúdio de marcenaria e design de produto que João Erse criou há seis anos,
 é produzir, preservar e transformar fazendo uso da inovação e tecnologia disponíveis para o efeito.

  • Compras
  • Arte, artesanato e passatempos
  • Marvila

Isabel Colher é uma das grandes especialistas portuguesas no restauro de azulejos tradicionais portugueses – e trata com a mesma dedicação um exemplar do século XVI e um do século XX. Na sua pequena oficina em Marvila, um espaço que partilha com o colega e amigo Loubet Simões, também técnico de restauro, não tem mãos a medir. É no seu blogue (tardoz.wordpress.com) que vai mostrando o desenrolar e os frutos do seu trabalho de restauro – e também de ceramista, uma espécie de passatempo que vai tendo cada vez mais saída.

Publicidade
  • 3/5 estrelas
  • Museus
  • Infância
  • Santa Maria Maior
  • Recomendado

Admite bonecas para internamento, faz diagnósticos, operações, endireita pernas e braços e até transplanta olhos. Quando é declarado o óbito, vão directas para a morgue e tornam-se dadoras de órgãos. Aqui também se confeccionam e reparam as roupas das bonecas e, noutra oficina, fazem-se lavagens profundas de peluches.

  • Coisas para fazer
  • Lisboa

Com o apoio da Circular Economy Portugal e do Fablab Lisboa, o Repair Café é um evento que permite a qualquer pessoa levar coisas estragadas para serem reparadas por um grupo de voluntários. Vale tudo, de cadeiras a computadores. Para participar é preciso enviar um e-mail para repaircafelisboa@gmail.com com o seu nome e a descrição do objecto que quer reparar. Voluntários habilidosos são sempre muito bem-vindos.

Publicidade
  • Compras
  • Castelo de São Jorge

Aqui está uma loja com muito cabedal. E com muitas solas, fivelas, ferramentas, cordões e botões. A Casa Forra tanto pode dar uma nova vida aos seus cabedais, deixando malas, carteiras ou sapatos nas mãos de profissionais, como fornecer-lhe tudo o que precisa, desde matéria-prima a acessórios e produtos, para abraçar um projecto curtido.

Bike.POP
  • Compras
  • Areeiro/Alameda

Criado como um projecto pioneiro pela Cooperativa Cultural POST, a loja e oficina Bike.POP promove a mobilidade sustentável, com particular ênfase na bicicleta enquanto meio de transporte. A equipa por detrás realiza acções de formação, produz eventos e actividades desportivas e recreativas, cria e desenha equipamentos de mobiliário urbano e bicicletas especiais e até instala infraestruturas como estacionamentos para bicicletas e estações urbanas de reparação de bicicletas – incluindo o primeiro posto self-service gratuito de reparação e manutenção de bicicletas de Lisboa. 

Mais atitudes sustentáveis

  • Coisas para fazer
  • preço 1 de 4

Alguns transportes públicos servem também para lavar as vistas, desde que não viaje em hora de ponta, porque nesse caso só tem vista para o sovaco do passageiro do lado. E há muita vida (e espaço) para além do eléctrico 28. Nem sempre pensamos nos transportes públicos para passeios, mas a verdade é que tanto os autocarros como os eléctricos, comboios e até os barcos são uma óptima forma de conhecer Lisboa — não é por acaso que andam sempre cheios de turistas. 

13 marcas infantis sustentáveis para pequenos amigos do planeta
  • Miúdos

Palavra do ano em 2018, sustentável é uma prática ecologicamente responsável, economicamente viável e socialmente justa. Troque a coisa por miúdos e ponha os gaiatos a repetir – e a praticar – o palavrão. É que pensar verde não é, nem deve ser, um exclusivo de adultos e cada vez mais marcas infantis estão atentas a isso. 

Publicidade
  • Coisas para fazer

Lisboa tem toneladas de lixo para tratar e milhares de mentes para moldar. Embora haja cada vez mais humanos preocupados com o planeta Terra, não é tarefa fácil reverter os danos causados desde a Revolução Industrial. Há quem atire a toalha ao chão, quem questione mesmo o aquecimento global (não vamos apontar nomes), mas também há quem não desista e faça a sua parte na luta por um mundo mais verde e, por arrasto, com uma esperança de vida mais longa.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade