Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Nove lojas de música em Lisboa para partir os pratos

Nove lojas de música em Lisboa para partir os pratos

Gosta de discos, mas o que quer é tocar? Eis uma selecção de lojas onde comprar música, instrumentos ou uma gravata com pianos.

Por Raquel Dias da Silva |
Publicidade

Já sabe que lojas de discos de vinil tem de visitar em Lisboa. Não se lembra? Já fizemos essa lista, é só rever a matéria dada. Mas se está a sentir a criatividade a bater-lhe no peito, precisa de saber onde pode comprar instrumentos musicais ou bater uns pratos sem levar para casa (sim, há uma loja onde é possível). E aproveitamos para lhe dizer onde encontra a gravata perfeita para oferecer àquele amigo que é doido por música. Não se preocupe: estivemos a explorar a cidade e encontrámos os melhores sítios. Temos uma fábrica da música, um museu e até uma Loja com História – mas as sugestões continuam. Só tem de escolher. E, pelo caminho, pode pôr a música em altos berros. Só não se esqueça dos fones.

Recomendado: Dez lojas para comprar discos vinil em Lisboa

Lojas de música em Lisboa

TNT - Tó and Ticha
Fotografia: TNT - Tó and Ticha
Compras, Música e entretenimento

TNT - Tó and Ticha

icon-location-pin Campolide

A TNT é uma pequena loja de discos e memorabilia de rock clássico, mas também um enorme mundo de achados no 54 da Rua de Campolide. Os donos, Tó e Ticha, conhecem-se desde os tempos da escola e são apaixonados pelo vinil desde 1977. Consideram-se indomáveis audiófilos lusitanos e resistem ao MP3 e outras modernices. Para além de vinis, também vendem CD e DVD, livros, posters e miniaturas.

Music Factory
Fotografia: Music Factory
Compras, Instrumentos musicais

Music Factory

icon-location-pin Grande Lisboa

Situada em Carnaxide, abriu as portas em 2005 e é provavelmente uma das maiores lojas de instrumentos musicais e áudio profissional do país. A assinatura “É favor tocar em tudo” espelha a postura da loja, cujo conceito foi inspirado por exemplos internacionais e adaptado ao mercado português. Conclusão: antes de se decidir entre uma guitarra ou um baixo, terá tempo até para experimentar pianos e baterias. Se por acaso é DJ ou tem uma prima que é, também há material para si, incluindo um controlador Roland DJ-202.

Publicidade
Tabatô Records
Fotografia: Duarte Drago
Compras, Música e entretenimento

Tabatô Records

icon-location-pin Lisboa

Tabatô é uma loja de discos, mas também é parte da Crew Hassan, uma associação cultural com nome de pastelaria francesa. Já o nome da loja é homenagem à aldeia Tabatô, única de linhagem griot/djidiu perto de Bafatá, Guiné-Bissau, onde há séculos se passa, de geração em geração, a tradição da música mandinga. O core é, por isso, música africana e reggae, mas se procurar bem encontra pérolas da música portuguesa. Sugerimos também ir às matinés, onde diferentes convidados abrem os baús e partilham as suas próprias colecções de música.

Megastore by Largo
Pedro Roque
Compras, Música e entretenimento

Megastore by Largo

icon-location-pin Intendente

Embora tenha mudado de nome e arrumado os livros nas prateleiras, a antiga Books & Records Megastore continua a ser uma pérola a descobrir. Na verdade nunca foi muito grande, mas há tanto para encontrar no pequeno espaço no Largo do Intendente: o portefólio de vinil não deixa margem para dúvidas. Desde a sua inauguração, em Fevereiro de 2017, que promete despedaçar o coração (de amores, claro) ao melómano mais empedernido. A partir das 15.00, é uma alegria: discos da idade da pedra e novidades metaleiras misturam-se com música africana e a banda pop espanhola Presuntos Implicados. Há opções para todos os gostos e, às terças e sábados, a Megastore vive na Feira da Ladra.

Publicidade
Sinfonia
Sinfonia
Compras

Sinfonia

icon-location-pin Grande Lisboa

Resistente da Avenida de Roma, era um lugar de culto nos anos 60 e foi recentemente considerada uma Loja com História, entrando assim para o programa de apoio ao comércio tradicional alfacinha. Embora conhecida pelos discos, sobretudo clássicos de vinil, também é livraria, papelaria e (mais importante) uma referência para os moradores do bairro. Se for com amigos, pode ir à “caça” dos seus ídolos musicais enquanto a Maria procura as canetas perfeitas para sublinhar os apontamentos de matemática avançada.

Amor Records
Fotografia: Amor Records
Compras

Amor Records

icon-location-pin Cais do Sodré

Loja de discos, bar e café, a Amor Records nasceu pelas mãos de três brasileiros que cruzaram o oceano Atlântico “à procura de criar sentimentos analógicos em mentes digitais”. É também para isso que servem as Love Sessions, com a presença de artistas nacionais e internacionais, que estejam de passagem pela cidade. Mas, para quem for só pelos discos, saiba que o catálogo vai do house aos beats africanos, passando pela música brasileira e pelo techno.

Publicidade
Headstock
Fotografia: Headstock
Compras, Instrumentos musicais

Headstock

icon-location-pin Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Situada na Avenida Duque de Loulé, para além de vender guitarras novas ou em segunda-mão, também conta com todos os acessórios por que suspira uma estrela de rock, desde amplificadores a vários pedais, dos que distorcem o som aos que permitem ouvir o reverb. Se precisa de um serviço de Luthier, a Headstock tem profissionais de construção e reparo de instrumentos de cordas, com caixa de ressonância.

Louie Louie
Fotografia: Manuel Manso
Compras, Música e entretenimento

Louie Louie

icon-location-pin Chiado

Escondida no Chiado, nas escadas de passagem entre a Rua Nova do Almada e a Rua do Crucifixo, é uma das lojas responsáveis por manter vivo o comércio da baixa. Lugar de culto, sobretudo para os verdadeiros apreciadores de música, ostenta milhares de títulos de CD, vinil ou DVD, desde as últimas novidades aos clássicos. Na cave, funciona um espaço de compra e venda de instrumentos musicais, tanto novos como em segunda-mão. Para além disso, também pode levar a sua avó a tomar um café e comer uma tosta enquanto pausa a “caça” aos discos ou se arrisca a escutar coisas “do tempo dela”, “do seu tempo” e, enfim, “do tempo de todos nós”, para sermos justos.

Publicidade
Museu da Música
©DR
Museus

Museu da Música

icon-location-pin Sete Rios/Praça de Espanha

Gostar de música não é só comprar discos nem aumentar a colecção de instrumentos a apanhar pó lá por casa. Também é descobrir uma das mais ricas colecções instrumentais da Europa. Aberto ao público desde 1994, o museu está instalado em dois pisos de um espaço adaptado para o efeito, na ala poente da estação do metropolitano Alto dos Moinhos. No piso subterrâneo, é possível encontrar uma área de exposições, que inclui um espaço onde se realizam desde recitais a conferências, e uma loja, onde pode comprar souvenirs musicais, como uma gravata com pianos, ou o disco Degrés: Impromptu pour un voyage, de Emmanuel Nunes.

Mais música em Lisboa

Damas
Fotografia: Inês Calado Rosa
Bares, Cafés/bares

Os melhores bares com música ao vivo em Lisboa

Se há música, mas sobretudo se há música ao vivo, a conversa é acessória. Ou, por outro lado, proibida, pelo menos a nosso ver. Isto para não se entrar naquela onda da falta de respeito perante os profissionais em palco. Portanto se veio a esta página à procura de bares com música ambiente bateu à porta errada. Até porque isso, mal ou bem, têm todos. Os sítios que abaixo lhe sugerimos têm o nosso selo de garantia, digamos assim. Ou seja, é certo que vai encontrar uma acentuada programação musical (quase sempre de qualidade). E isso não quer dizer não pode beber uns copos valentes, pelo contrário. Só tem de escolher se se encosta ao bar, se vai para a primeira fila e por isso fica mais longe das bebidas. Aí já não nos metemos. Seja como for, vale a pena descobrir estes bares com música ao vivo em Lisboa.

Damas Bar
Fotografia: Ana Luzia
Música

Os melhores sítios para ouvir música em Lisboa

Isto dos sítios para onde vamos sair à noite, sobretudo quando a música entra na equação, tem muito que se lhe diga. Há quem vá pelo ambiente, pelo preço dos copos, há quem nunca vá a não ser que aí venha o artista da sua vida, há quem nem aí tire o corpo do sofá, há de tudo. Como há, nesta lista que se segue, clássicos da capital ou coisas mais recentes que tão boa música proporcionam. Do MusicBox à ZDB, estes são os melhores sítios para ouvir música em Lisboa.

Publicidade
Incógnito
Fotografia: Ana Luzia
Noite

Discotecas em Lisboa. Quando cai a madrugada na cidade

Instituições lendárias que já conheceram diferentes encarnações e formatos, em busca de um lugar ao sol (ou ao luar, para sermos mais rigorosos). Quando cai a noite na cidade, e a jornada nocturna se arrasta como manda o figurino, a peregrinação de foliões passa necessariamente por aqui. E é por isso que não o queremos por aí à deriva, inquieto sobre onde deve rumar. Do epicentro da agitação aos redutos em zonas mais periféricas da cidade, eis uma mão cheia de destinos cada vez mais centrais na agenda de qualquer alfacinha que só vai para a cama depois do sol romper. Grandes salões de festa e discretos endereços para quase passar despercebido, temos de tudo e para todos.

More to explore

Publicidade