A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Filmes a estrear em Dezembro
DR

As estreias de cinema para ver em Dezembro: o novo ‘Avatar’, ‘O Natal do Bruno Aleixo’ e muito mais

Peneirar o mapa de estreias requer perícia e determinação. Nós ajudamos. Estes são os 11 filmes que queremos ver em Dezembro.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

O mês começa no interior dos EUA, com o filme que venceu os prémios de Realização (Luca Guadagnino) e de Interpretação Feminina (Taylor Russell) no Festival de Veneza – Ossos e Tudo –, e vai por aí fora até estacionar em Coimbra, para a aventura natalícia de Bruno Aleixo, que odeia a época das festas e quer mantê-la à distância. Pelo meio, viaja até ao planeta Pandora (Avatar: O Caminho da Água) e à juventude de Steven Spielberg (Os Fabelmans) e de Annie Ernaux, Nobel da Literatura 2022 (Annie Ernaux – Os Anos Super 8). Não é tudo. A aguardada biopic de Whitney Houston chega agora às salas. Estas são as estreias de cinema para ver em Dezembro.

Recomendado: As estreias de cinema para ver nos próximos meses

As estreias de cinema para ver em Dezembro

Ossos e Tudo

Após o remake de Suspiria, Luca Guadagnino adapta um livro da escritora Camille De Angelis, passado no interior dos EUA, nos anos 80. Taylor Russell e Timothée Chalamet fazem dois jovens que andam pela estrada fora, ela em busca da mãe que a abandonou ainda pequena, ele hesitando em voltar em casa. E ambos guardam um terrível segredo. Prémios de Realização e de Interpretação Feminina no Festival de Veneza.

Estreia a 1 de Dezembro

Os Irmãos de Leila

O novo filme de Saeed Roustayi, realizador do fabuloso A Lei de Teerão, tem como protagonista Leila, uma mulher de 40 anos que passou a sua vida a tomar conta do pai e dos seus quatro irmãos. Com o país a atravessar uma grave situação económica por causa das sanções internacionais, Leila quer criar um negócio para salvar a família da pobreza, e descobre entretanto que o pai esconde uma herança do resto da família.

Estreia a 8 de Dezembro

Publicidade

Avatar: O Caminho da Água

Nesta continuação do filme original de 2009, também assinado por James Cameron, estamos de regresso ao planeta Pandora, onde Jake Sully vive com a sua família. Quando se dá o regresso de uma velha ameaça, Jake, Neytiri e os filhos têm que trabalhar com o exército dos Na’vi para protegerem o seu planeta. Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Michele Yeoh, Sigourney Weaver, Kate Winslet e Stephen Lang.

Estreia a 15 de Dezembro

Regresso ao Pó

Ma é agricultor na China rural, e a última pessoa solteira da sua família. Cao é deficiente e não pode ter filhos. As suas famílias forçaram-nos a casarem-se para se verem livres deles e tudo leva a crer que a sua situação tem tudo para piorar a vida já difícil de ambos. Em vez disso, Ma e Cao aprendem a viver juntos, a cuidar um do outro e a construir um lar, apesar de todas as dificuldades e provações que têm que enfrentar. Filme de Ruijun Li.

Estreia a 15 de Dezembro

Publicidade

Memórias de Paris

Virginie Efira é a principal intérprete desta fita realizada por Alice Winocour, no papel de Mia, uma jornalista que é apanhada num ataque terrorista em Paris. Três meses depois, ainda traumatizada e conseguindo recordar apenas parte do sucedido, Mia tenta passar em revista os acontecimentos dessa noite e saber o que aconteceu ao homem com quem se escondeu e que lhe segurou a mão nessa noite, procurando-o por toda a cidade.

Estreia a 15 de Dezembro

Annie Ernaux – Os Anos Super 8

A escritora francesa Annie Ernaux, Prémio Nobel da Literatura 2022, revê aqui os filmes de família em Super 8 feitos entre 1972 e 1981, associando-os ao seus trabalho literário dos últimos 60 anos e percebendo que, além de serem um arquivo familiar de imagens em movimento, são também um testemunho do estilo de vida e das aspirações de uma classe social após o Maio de 68. David Ernaux-Briot partilha os créditos de realização.

Estreia a 15 de Dezembro

Publicidade

I Wanna Dance With Somebody

Naomi Ackie personifica a cantora Whitney Houston nesta fita biográfica em que a realizadora Kasi Lemmons recria a vida e a carreira daquela que foi uma das maiores e mais inspiradas vozes da música popular dos EUA, desde o anonimato até chegar à posição de superestrela internacional, e à sua morte trágica e prematura, em 2012, aos 48 anos. No elenco estão também Stanley Tucci, Ashton Sanders e Tamara Tunie.

Estreia a 22 de Dezembro

Os Fabelmans

Foi na sua infância e juventude que Steven Spielberg se baseou para fazer este filme passado após a II Guerra Mundial, que tem como herói o jovem Sammy Fabelman, e que acompanhamos entre os sete e os 18 anos de idade. Sammy descobre um segredo de família, ao mesmo tempo que descobre o cinema e explora o poder dos filmes para nos ajudar a ver e entender a nós mesmos, e aos outros. O que inclui as verdades mais dolorosas.

Estreia a 22 de Dezembro

Publicidade

O Natal do Bruno Aleixo

Bruno Aleixo está de volta para um segundo filme, após o autobiográfico O Filme do Bruno Aleixo. O nosso herói detesta o Natal e recusa-se a enfrentar mais uma época de festas. Entretanto, teve um acidente e está internado no hospital, recusando-se a sair do coma por causa da quadra. Conseguirão os fantasmas do Natal fazê-lo mudar de opinião e ensiná-lo a gostar da época natalícia? João Moreira e Pedro Santo realizam.

Estreia a 22 de Dezembro

Irmão e Irmã

Melvil Poupaud e Marion Cotillard são os principais intérpretes do novo filme do realizador de Um Conto de Natal e Roubaix, Misericórdia, que competiu no Festival de Cannes. Arnaud Desplechin põe agora em cena dois irmãos, Alice e Louis, ela actriz, ele poeta e professor. Alice odeia o irmão e não se vêem há 20 anos. Mas a morte do pai e da mãe vai levar a que eles tenham que se reencontrar e enfrentar.

Estreia a 29 de Dezembro

Publicidade

Casamento Explosivo

Um casal de noivos que escolheu um lugar extravagante para dar o nó, com as suas famílias e convidados, vê-o ser invadido por um grupo de criminosos. Enquanto se tentam salvar, e a todos os presentes, os noivos, que começavam a duvidar do seu amor, redescobrem os motivos que os levaram a apaixonar-se. Esta comédia de acção, de Jason Moore, conta no elenco com Jennifer Lopez, Josh Duhamel, Lenny Kravitz e Sónia Braga.

Estreia a 29 de Dezembro

Mais cinema

Os 100 melhores filmes clássicos
  • Filmes

Comédias e westerns, policiais e melodramas, ficção científica e fantástico, sem esquecer o musical, há de tudo nesta lista preenchida com 100 dos melhores filmes clássicos. Nela encontramos obras de alguns dos melhores realizadores da história do cinema, como Buster Keaton, Fritz Lang, Ingmar Bergman, John Ford, Howard Hawks, Federico Fellini, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Luchino Visconti ou Martin Scorsese, entre muitos, muitos outros. Pode ser o início de uma colecção de grandes obras do cinema mundial em DVD ou Blu-ray. Ou ainda uma lista para orientação no YouTube, onde se encontram vários destes títulos em boas cópias.

Os 100 melhores filmes de terror de sempre
  • Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Especialmente tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de filmes como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica. Todavia, quando chegou a altura de escolher os filmes mais assustadores de sempre, além dos críticos da Time Out, consultámos aqueles que nunca tiveram medo do terror. 

Publicidade
  • Filmes

Qualquer lista de melhores filmes de comédia de sempre é discutível (mas qual é que não é?), que isto do humor varia muito de pessoa para pessoa. Então como é que se escolhem os melhores? Com seriedade e abrangência. Mais concretamente, falando com peritos, desde cómicos a actores, realizadores e escritores. Desde películas clássicas a outras mais recentes e de sucessos de bilheteira a filmes mais experimentais, por assim dizer, estas comédias são fonte contínua de gargalhadas ou sorrisinhos sarcásticos, tanto faz, perante a imaginação cómica ou o puro disparate transformado em arte de fazer rir.

Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre
  • Filmes

O potencial cinematográfico (e não só) da ficção científica é quase infinito. É nestes filmes que os nossos maiores pesadelos podem tornar-se realidade e os nossos sonhos concretizar-se, ao mesmo tempo que é dito e posto em causa algo sobre o nosso presente. E o género sempre fez as delícias do público, desde o tempo dos efeitos especiais básicos e rudimentares dos filmes mudos ao excesso digital dos blockbusters contemporâneos. Hoje, porém, é a própria crítica que aplaude e celebra muitos destes filmes, tal como acontece com os super-heróis e o terror.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade