A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
As estreias de cinema de Fevereiro de 2024
DR

As estreias de cinema para ver em Fevereiro, de ‘O Pior Homem de Londres’ a ‘Bob Marley: One Love’

Em plena temporada de prémios, ir ao cinema é um programa ainda mais apetecível. Estes são os 12 filmes que queremos ver em Fevereiro.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Com os Óscares no horizonte, o apetite pela sala de cinema aumenta sempre. Para alimentar essa vontade de consumo cinéfilo, damos-lhe as principais estreias de filmes para ver em Fevereiro. Escolhemos 12. O mês começa com o premiado Anatomia de uma Queda e o misterioso Argylle – Espião Secreto, passa pelo português O Pior Homem de Londres e pela biocpic Bob Marley: One Love, e termina com o invulgar Quatro Filhas e o incontornável Duna: Parte 2. Pelo meio, ainda se faz uma viagem ao passado recente com Soares é Fixe!.

Recomendado: As estreias de cinema a não perder nos próximos meses

As estreias de cinema em Fevereiro

  • 4/5 estrelas
  • Filmes
  • Suspense
  • Recomendado

Palma de Ouro do Festival de Cannes, Anatomia de uma Queda põe em cena um casal de escritores, Sandra e Samuel, e o seu filho de 11 anos, Daniel, que tem graves problemas de visão e precisa de um cão-guia. A família vive isolada numa casa na montanha. Um dia, Samuel é encontrado morto, aparentemente após ter caído de uma janela ou, então, ter-se suicidado, mas a polícia põe a possibilidade de ter havido homicídio, e Sandra é a principal suspeita. Um filme de Justine Triet.

Estreia a 1 de Fevereiro

Argylle – Espião Secreto

Bryce Dallas Howard, Sam Rockwell, Henry Cavill, Samuel L. Jackson e Bryan Cranston interpretam esta comédia de espionagem realizada por Matthew Vaughn, em que uma pacata autora de livros deste género, e criadora da personagem do título, se vê arrastada, com o seu gato, para uma aventura no mundo dos espiões reais.

Estreia a 1 de Fevereiro

Publicidade

O Pior Homem de Londres

Nascido no Porto, filho de inglês e de portuguesa, Charles Augustus Howell foi um negociante de arte e chantagista que manteve ligações profissionais e de amizade, na Inglaterra do século XIX, com figuras ilustres como o poeta e pintor Dante Gabriel Rossetti ou o escritor e crítico de arte John Ruskin. Terá também estado envolvido numa tentativa para assassinar o imperador francês Napoleão III. Albano Jerónimo interpreta-o nesta fita de Rodrigo Areias.

Estreia a 8 de Fevereiro

A Cor Púrpura

Uma nova versão do filme de 1985 realizado por Steven Spielberg e baseado no romance de Alice Walker, mas que também remete para o musical da Broadway de 2005 escrito por Marcus Gardley, também autor do argumento deste. Em 1909, no Sul dos EUA, Celie é dada pelo seu abusivo pai para casamento com um agricultor, que a maltrata. A rapariga lamenta a sua sorte, mas a sua salvação chega sob a forma de um cantor de jazz que  pega nela e a leva para a cidade. Um filme de Blitz Bazaule.

Estreia a 8 de Fevereiro

Publicidade

Os Excluídos

Estamos no Natal de 1970, num colégio privado na Nova Inglaterra. Paul Hunham (Paul Giamatti), um professor de quem ninguém gosta e que não tem família, permanece no colégio durante as férias da quadra, para supervisionar os alunos que não têm para onde ir. Apenas um acaba por ficar, Angus, um rapaz inteligente mas problemático. Com eles fica ainda a cozinheira-chefe da escola, que acabou de perder o filho no Vietname. Alexander Payne realiza.

Estreia a 15 de Fevereiro

A Sombra de Caravaggio

Itália, 1600. Sabendo que o pintor Caravaggio usa prostitutas, ladrões e mendigos como modelos para os seus quatros de temática sacra, o que vai contra as regras da Igreja, o Papa Paulo V encarrega um agente do Vaticano chamado Sombra de investigar o artista, para decidir se lhe vai conceder ou não o perdão da pena de morte a que foi condenado, por ter morto um rival amoroso num duelo. Filme de Michele Placido, com Riccardo Scamarcio, Louis Garrel e Isabelle Huppert.

Estreia a 15 de Fevereiro

Publicidade

Bob Marley: One Love

Kingsley Ben-Adir personifica o músico jamaicano Bob Marley, ícone supremo do reggae, nesta fita biográfica de Reinaldo Marcus Green que conta também com as interpretações de James Norton, Michael Gandolfini e Lashana Lynch. Ziggy Marley, filho de Bob Marley, sugeriu e aprovou pessoalmente a escolha do actor que dá corpo ao seu pai. O filme recria a jornada artística de Marley e recorda as várias adversidades que ele teve que enfrentar.

Estreia a 15 de Fevereiro

A Paixão Segundo G.H.

Adaptação ao cinema do livro homónimo da escritora brasileira Clarice Lispector. Após uma relação amorosa, G.H. (Maria Fernanda Câncio), uma artista plástica da elite de Copacabana decide arrumar o seu apartamento. Um dia antes, a empregada tinha-se despedido e G.H. depara-se, num dos quartos, com uma enorme barata que releva o seu próprio horror perante o mundo, reflexo de uma sociedade cheia de preconceitos contra aqueles que elege como subalternos. O realizador é Luiz Fernando Carvalho.

Publicidade

Soares é Fixe!

A segunda volta das eleições presidenciais de 1986 é o pano de fundo deste filme biográfico sobre Mário Soares, que irá também assinalar os 100 anos do nascimento do político e líder do Partido Socialista, interpretado por Tónan Quito. Além do confronto eleitoral com Diogo Freitas do Amaral, Soares é Fixe!, realizado por de Sérgio Graciano, vai igualmente recordar acontecimentos marcantes na vida de Mário Soares, o primeiro Presidente da República civil pós-25 de Abril.

Estreia a 22 de Fevereiro

Quatro Filhas

Olfa é uma tunisina, mãe de quatro filhas, duas das quais, as mais velhas, juntaram-se ao Estado Islâmico. Para contar a sua história, a realizadora Kaouther Ben Hania recorreu a actrizes profissionais, criando um dispositivo cinematográfico invulgar. Candidato ao Óscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem e Prémio Golden Eye no Festival de Cannes, Quatro Filhas é uma viagem íntima feita de esperança, violência e solidariedade. 

Estreia a 22 de Fevereiro

Publicidade

A Sala de Professores

Concorrendo pela Alemanha ao Óscar de Melhor Filme Internacional, A Sala de Professores, de Ilker Çatak, segue Carla Nowak, uma professora idealista que inicia a sua carreira docente numa escola secundária. Quando ali se dá uma série de roubos e um dos seus alunos é o suspeito, Carla decide investigar, tentando mediar pais indignados, alunos agressivos e colegas obstinados, acabando por chocar contra a estrutura do sistema escolar.

Estreia a 22 de Fevereiro

Duna: Parte 2

A segunda parte deste épico assinado por Denis Villeneuve, que adapta o livro de ficção científica de culto de Frank Herbert, continua a seguir Paul Atreides na sua jornada. Ele agora junta-se a Chani e aos Fremen para se vingar dos conspiradores que destruíram a sua família e tomaram o poder no seu planeta. Ao enfrentar uma escolha entre o amor e o destino do universo, Paul lutará para prevenir que se realize o futuro terrível que só ele consegue prever.

Estreia a 29 de Fevereiro

Mais cinema

Os 100 melhores filmes clássicos
  • Filmes

Comédias e westerns, policiais e melodramas, ficção científica e fantástico, sem esquecer o musical, há de tudo nesta lista preenchida com 100 dos melhores filmes clássicos. Nela encontramos obras de alguns dos melhores realizadores da história do cinema, como Buster Keaton, Fritz Lang, Ingmar Bergman, John Ford, Howard Hawks, Federico Fellini, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Luchino Visconti ou Martin Scorsese, entre muitos, muitos outros. Pode ser o início de uma colecção de grandes obras do cinema mundial em DVD ou Blu-ray. Ou ainda uma lista para orientação no YouTube, onde se encontram vários destes títulos em boas cópias.

Os 100 melhores filmes de terror de sempre
  • Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Especialmente tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de filmes como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica. Todavia, quando chegou a altura de escolher os filmes mais assustadores de sempre, além dos críticos da Time Out, consultámos aqueles que nunca tiveram medo do terror. 

Publicidade
  • Filmes

Qualquer lista de melhores filmes de comédia de sempre é discutível (mas qual é que não é?), que isto do humor varia muito de pessoa para pessoa. Então como é que se escolhem os melhores? Com seriedade e abrangência. Mais concretamente, falando com peritos, desde cómicos a actores, realizadores e escritores. Desde películas clássicas a outras mais recentes e de sucessos de bilheteira a filmes mais experimentais, por assim dizer, estas comédias são fonte contínua de gargalhadas ou sorrisinhos sarcásticos, tanto faz, perante a imaginação cómica ou o puro disparate transformado em arte de fazer rir.

Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre
  • Filmes

O potencial cinematográfico (e não só) da ficção científica é quase infinito. É nestes filmes que os nossos maiores pesadelos podem tornar-se realidade e os nossos sonhos concretizar-se, ao mesmo tempo que é dito e posto em causa algo sobre o nosso presente. E o género sempre fez as delícias do público, desde o tempo dos efeitos especiais básicos e rudimentares dos filmes mudos ao excesso digital dos blockbusters contemporâneos. Hoje, porém, é a própria crítica que aplaude e celebra muitos destes filmes, tal como acontece com os super-heróis e o terror.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade