A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
As estreias de cinema de Fevereiro
DR

As estreias de cinema para ver em Fevereiro, de ‘Tár’ a ‘Império da Luz’

Em plena temporada de prémios, ir ao cinema é um programa ainda mais apetecível. Estes são os dez filmes que queremos ver em Fevereiro.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Com os Óscares no horizonte, o que nos leva às salas é mais do que cinefilia. É FOMO. Queremos ver tudo o que está nomeado para concordar serenamente com a Academia norte-americana de Artes e Ciências Cinematográficas, ou discordar violentamente. Os americanos sabem lá! É tudo político! Etc. (Até sabem, mas nessa versão do mundo as conversas de café são menos vivas e interessantes.) As estreias de cinema para ver em Fevereiro incluem dois dos filmes com mais indicações às estatuetas douradas – Os Espíritos de Inisherin e Tár –, mas não se esgotam aí. Há super-heróis, M. Night Shyamalan, Sam Mendes e Mario Martone.

Recomendado: As estreias de cinema a não perder nos próximos meses

As estreias de cinema em Fevereiro

Batem à Porta

Um casal de gays e a sua filha adoptiva asiática vêem a sua isolada cabana de férias na floresta ser invadida por um quarteto de estranhos que empunham estranhas armas de aspecto arcaico. Estes informam o aterrorizado trio que terão de escolher um de entre eles para ser sacrificado, ou então o Apocalipse bíblico irá abater-se sobre a humanidade. Serão eles um grupo de loucos perigosos, ou dirão a verdade? Filme de M. Night Shyamalan.

Estreia a 2 de Fevereiro

Leonora Addio

Antes de morrer, o Prémio Nobel da Literatura Luigi Pirandello disse que não queria duas coisas: nem funeral nem homenagens. Acabou por ter três funerais. Paolo Taviani conta esta história em Leonora Addio, recorrendo a imagens de arquivo do próprio escritor, entrecortadas com a transferência, duas décadas mais tarde, das suas cinzas para a terra em que nasceu, e por vários acontecimentos surreais.

Estreia a 2 de Fevereiro

Publicidade

Os Espíritos de Inisherin

O novo filme de Martin McDonagh, realizador de Em Bruges e Quatro Cartazes à Beira da Estrada, passa-se numa ilha ficcional ao largo da costa da Irlanda, nos anos 20. Colm (Brendan Gleeson) deixa subitamente, e sem explicação, de falar com o seu grande amigo Pádraic (Colin Farrell, Melhor Actor no Festival de Veneza). Que não compreende a atitude dele e não o deixa sossegado até saber porquê. Nomeado para nove Óscares.

Estreia a 2 de Fevereiro

Tár

Lydia Tár (Cate Blanchett, Melhor Actriz no Festival de Veneza) é a primeira mulher a dirigir a Orquestra Filarmónica de Berlim e uma prestigiada compositora, estando a poucos dias de fazer uma importante gravação da 5.ª Sinfonia de Mahler e de publicar as memórias. Mas há forças que estão a trabalhar para denunciar o lado negro de Lydia, e que poderão derrubá-la do seu pedestal. Realizado por Todd Field, o filme é candidato a seis Óscares.

Estreia a 9 de Fevereiro

Publicidade

Holy Spider

Em 2001, uma corajosa jornalista iraniana, Rahimi (Zar Amir-Ebrahimi, prémio de Melhor Actriz no Festival de Cannes), faz uma perigosa descida ao submundo de uma grande cidade do seu país, para investigar o caso de um assassino em série que matou várias prostitutas e ficou conhecido como “O Assassino de Aranhas”. Este filme assinado pelo realizador Ali Abassi (Na Fronteira) assenta em factos reais.

Estreia a 16 de Fevereiro

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania

Mais uma aventura dos pequenos super-heróis Homem-Formiga e Vespa, respectivamente Scott Lang (Paul Rudd) e Hope Van Dyne (Evangeline Lilly). Acompanhados pelos pais de Hope, eles vão agora explorar, acidentalmente, o Reino Quântico, interagindo com novas e estranhas criaturas e indo para além dos limites do que julgavam ser possível. Também com Michael Douglas, Michelle Pfeiffer, Bill Murray e Jonathan Majors.

Estreia a 16 de Fevereiro

Publicidade

Mascarade

Pierre Niney, François Cluzet, Isabelle Adjani e James Wilby são os principais intérpretes deste filme policial sobre um antigo dançarino que viu a carreira terminar abruptamente, devido a um acidente, e que se vai envolver com uma mulher cativante, que vive à custa de esquemas e de manipulações românticas. Os dois amantes começam então a conceber um plano maquiavélico, sob o sol da Riviera francesa.

Estreia a 16 de Fevereiro

Império da Luz

Numa cidade costeira da Inglaterra dos anos 80, a gerente de um cinema em decadência, Hilary, luta para controlar a sua frágil saúde mental e conseguir manter a sala aberta. Entretanto, inicia uma improvável relação com um jovem negro, que está r seu lado ansioso por conseguir sair da cidade, onde se sente vítima de intolerância. Interpretações de Olivia Colman, Micheal Ward, Colin Firth e Toby Jones. Realização de Sam Mendes.

Estreia a 23 de Fevereiro

Publicidade

Nostalgia

O protagonista desta nova realização de Mario Martone, autor de O Rei do Riso, é Felice Lasco (Pierluigi Favino), um homem que regressa a Nápoles, a sua cidade natal, após quase meio século de ausência, para cuidar da mãe, doente e moribunda. Felice vai redescobrir os recantos da cidade e os seus códigos de comportamento, e reencontrar Oreste, um amigo do passado, que agora trata por tu o submundo do crime napolitano.

Estreia a 23 de Fevereiro

Lamborghini: O Homem por Detrás da Lenda

Frank Grillo, Mia Sorvino e Gabriel Byrne são os principais intérpretes desta co-produção italo-americana, que conta a história de Ferruccio Lamborghini, o fundador da lendária marca de automóveis desportivos de luxo, desde o seu modesto início como fabricante de tractores na Itália do pós-guerra, e no meio de muitas dificuldades, até à sua afirmação na indústria e à grande rivalidade com Enzo Ferrari.

Estreia a 23 de Fevereiro

Mais cinema

Os 100 melhores filmes clássicos
  • Filmes

Comédias e westerns, policiais e melodramas, ficção científica e fantástico, sem esquecer o musical, há de tudo nesta lista preenchida com 100 dos melhores filmes clássicos. Nela encontramos obras de alguns dos melhores realizadores da história do cinema, como Buster Keaton, Fritz Lang, Ingmar Bergman, John Ford, Howard Hawks, Federico Fellini, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Luchino Visconti ou Martin Scorsese, entre muitos, muitos outros. Pode ser o início de uma colecção de grandes obras do cinema mundial em DVD ou Blu-ray. Ou ainda uma lista para orientação no YouTube, onde se encontram vários destes títulos em boas cópias.

Os 100 melhores filmes de terror de sempre
  • Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Especialmente tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de filmes como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica. Todavia, quando chegou a altura de escolher os filmes mais assustadores de sempre, além dos críticos da Time Out, consultámos aqueles que nunca tiveram medo do terror. 

Publicidade
  • Filmes

Qualquer lista de melhores filmes de comédia de sempre é discutível (mas qual é que não é?), que isto do humor varia muito de pessoa para pessoa. Então como é que se escolhem os melhores? Com seriedade e abrangência. Mais concretamente, falando com peritos, desde cómicos a actores, realizadores e escritores. Desde películas clássicas a outras mais recentes e de sucessos de bilheteira a filmes mais experimentais, por assim dizer, estas comédias são fonte contínua de gargalhadas ou sorrisinhos sarcásticos, tanto faz, perante a imaginação cómica ou o puro disparate transformado em arte de fazer rir.

Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre
  • Filmes

O potencial cinematográfico (e não só) da ficção científica é quase infinito. É nestes filmes que os nossos maiores pesadelos podem tornar-se realidade e os nossos sonhos concretizar-se, ao mesmo tempo que é dito e posto em causa algo sobre o nosso presente. E o género sempre fez as delícias do público, desde o tempo dos efeitos especiais básicos e rudimentares dos filmes mudos ao excesso digital dos blockbusters contemporâneos. Hoje, porém, é a própria crítica que aplaude e celebra muitos destes filmes, tal como acontece com os super-heróis e o terror.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade