Estreias de cinema em Julho de 2025
DR
DR

As estreias de cinema para ver em Julho, de ‘Mundo Jurássico: Renascimento’ a ‘Superman’

Dez filmes que o vão levar para a sala escura – e fresca – do cinema neste início de Verão. Há propostas para todos os gostos.

Colaborador: Renata Lima Lobo
Publicidade

Com o aproximar do Verão abre-se a janela dos blockbusters. Prova disso são os dois grandes destaques deste mês, duas produções que fazem regressar ao ecrã caras conhecidas (e focinhos famosos). Primeiro, o poderoso extra-terrestre Kar-El, por cá conhecido como Super-Homem e desta vez interpretado por David Corenswet. Neste Superman, o homem da câmara é James Gunn. De regresso estão também os dinossauros de Mundo Jurássico, no sétimo filme da franquia iniciada em 1993. Mas nesta lista também há espaço para produções independentes, muitas delas europeias (o britânico Mike Leigh, por exemplo), e vários géneros, do terror à comédia. Descubra os dez filmes a não perder neste mês de Julho.

Recomendado: Os 100 melhores filmes de sempre

As estreias de cinema em Julho

Mundo Jurássico: Renascimento

Scarlett Johansson, Mahershala Ali, Rupert Friend e Jonathan Bailey são os principais intérpretes de Mundo Jurássico: Renascimento, que se passa cinco anos após os acontecimentos do filme anterior desta série Mundo Jurássico: Domínio (2022). Entretanto, a ecologia tornou-se madrasta para os dinossauros sobreviventes, limitados a habitar regiões isoladas e tropicais. Chega então uma equipa que vem numa expedição para recolher material genético das criaturas pré-históricas. Mas a missão complica-se dramaticamente. Gareth Edwards realiza.

Estreia a 3 de Julho

Comboio do Ártico

Grande produção norueguesa passada durante a II Guerra Mundial, Comboio do Ártico acompanha, no Verão de 1942, os 35 navios civis que formam um comboio que transporta, pela perigosa rota do Árctico, material bélico e abastecimentos vitais para a União Soviética invadida pelos alemães. Apesar da escolta naval dos Aliados, erros catastróficos de informação expõem o comboio aos ataques constantes dos aviões, navios e submarinos nazis, e os marinheiros, grande parte deles inexperientes, lutam pela sobrevivência. Um filme de Henrik Martin Dahlsbakken.

Estreia a 3 de Julho

Publicidade

O Ritual

Filme de terror com Al Pacino no papel do padre Joseph Steiger, que leva uma vida tranquila e dedicada ao seu rebanho em Earling, no Iowa. No Outono de 1928, o sacerdote é abordado para acudir a Emma Schmidt, uma mulher de 46 anos com muitas aflições, algumas perturbantes, e à qual, após um rigoroso tratamento psiquiátrico que não a aliviou, o seu padre recomendou um exorcismo. Que o padre Steiger, apesar de algumas reservas, aceita supervisionar, num convento isolado da sua paróquia. Filme de David Midell baseado em factos reais.

Estreia a 3 de Julho

Superman

James Gunn assina esta nova incarnação no cinema de Super-Homem, agora interpretado por David Corenswet. O realizador de filmes como Esquadrão Suicida e a série Guardiões da Galáxia assina também o argumento de Superman, que procura refrescar a personalidade do histórico super-herói criado por Jerry Siegel e Joe Schuster, apresentando-o como uma personagem guiada pela compaixão e pela crença na bondade da humanidade, mas que percebe que está num mundo em que tais valores são vistos como antiquados. Rachel Brosnahan interpreta Lois Lane e Nicholas Hoult é Lex Luthor.

Estreia a 10 de Julho

Publicidade

Ler Lolita em Teerão

A história verdadeira de uma professora de literatura que junta secretamente, na sua casa de Teerão, um pequeno grupo de alunas mais empenhadas, para que possam continuar a ler os clássicos da literatura ocidental que os fundamentalistas religiosos do seu país e a Polícia da Moralidade Islâmica querem apreender e obrigar a deixarem de ser ensinados. As raparigas depressa removem véus e esquecem constrangimentos, e as suas histórias começam a cruzar-se com as das heroínas dos romances de Nabokov, Jane Austen ou Henry James. Na realização, Eran Riklis.

Estreia a 10 de Julho

Corações Partidos

Anos 80, norte de França. Criado num bairro problemático, Clotaire apaixona-se por Jackie, uma colega de escola, mas a violência crescente entre gangues rivais leva-o a destruir tudo o que ele e Jackie construíram enquanto viviam esse primeiro grande amor. Clotaire acaba por ser acusado de um crime que não cometeu, e após vários anos separados e agora com vidas profundamente diferentes, o acaso volta a aproximá-los. Interpretações de François Civil, Adèle Exarchopoulos, Alain Chabat, Élodie Bouchez e Benoît Poelvoorde. Realização de Gilles Lellouche.

Estreia a 17 de Julho

Publicidade

Verdades Difíceis

Marianne Jean-Baptiste é a principal intérprete da nova realização do britânico Mike Leigh, no papel de Pansy, uma dona de casa que está muito longe de ser feliz e é atormentada por toda uma série de fobias e de pequenas paranóias, além de ter conflitos constantes com o marido, que trabalha como canalizador, e com o filho, que está desempregado. Já a sua irmã Chantelle (Michele Austin), mãe solteira, é o oposto de Pansy. Leva uma vida estável e organizada, é dona de um próspero cabeleireiro e as filhas têm bons empregos.

Estreia a 17 de Julho

O Segredo de Quéops

Durante uma escavação arqueológica no Cairo, o egiptólogo francês Christian Robinson (Fabrice Luchini) está convencido de ter descoberto uma misteriosa inscrição relacionada com o tesouro do Faraó Queóps. Acredita que se trata de uma pista deixada por um dos directores do Museu do Louvre no início do século XIX, e acompanhado pela sua filha Isis e pelo neto Julien, Christian parte em busca do lendário tesouro, na esperança de fazer a mais importante descoberta arqueológica do século XXI. Um filme de Barbara Schulz.

Estreia a 24 de Julho

Publicidade

Volta para Mim

Os irmãos australianos Michael e Danny Philippou revelaram-se em 2022 com um filme de terror, Fala Comigo, a sua longa-metragem de estreia, e regressam agora ao género com Volta para Mim, cujo elenco é encabeçado por Sally Hawkins. Um irmão e uma irmã pertencentes a uma família problemática são colocados na casa remota da sua nova mãe adoptiva. A princípio, tudo parece correr bem e a casa até tem uma piscina, mas as duas crianças vão descobrir um ritual aterrador que ali se desenrola, e no qual vão ser envolvidos.

Estreia a 31 de Julho

Animale

Na região francesa da Camarga, a jovem Nejma treina arduamente para realizar o sonho de vencer a competição tauromáquica anual. Mas a comunidade local está aterrorizada com a notícia de que um touro selvagem anda à solta, e poderá ser o responsável por várias mortes horríveis. E quando é colhida e fica ferida durante uma celebração, Nejma começa a reparar em mudanças inquietantes em seu redor. A realizadora Emma Benestan trabalhou sobre tradições e rituais camargueses para fazer esta fita de recorte fantástico.

Estreia a 31 de Julho

Mais cinema

  • Filmes

A comédia é um género frequentemente ignorado pelos prémios e pela crítica. Mas produzir uma grande comédia, uma comédia intemporal, é uma das maiores conquistas no cinema. É uma forma de arte em grande parte dependente do contexto: aquilo que faz uma plateia chorar a rir em 2024 pode ser recebido mais tarde com olhares vazios – nem sequer é preciso passar meio século, como é muitas vezes o caso; bastam alguns anos de diferença.

  • Filmes
Os 100 melhores filmes clássicos
Os 100 melhores filmes clássicos

Comédias e westerns, policiais e melodramas, ficção científica e fantástico, sem esquecer o musical, há de tudo nesta lista preenchida com 100 dos melhores filmes clássicos. Nela encontramos obras de alguns dos melhores realizadores da história do cinema, como Buster Keaton, Fritz Lang, Ingmar Bergman, John Ford, Howard Hawks, Federico Fellini, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Luchino Visconti ou Martin Scorsese, entre muitos, muitos outros. Pode ser o início de uma colecção de grandes obras do cinema mundial em DVD ou Blu-ray. Ou ainda uma lista para orientação no YouTube, onde se encontram vários destes títulos em boas cópias. 

Publicidade
  • Filmes
Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre
Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre

O potencial cinematográfico (e não só) da ficção científica é quase infinito. É nestes filmes que os nossos maiores pesadelos podem tornar-se realidade e os nossos sonhos concretizar-se, ao mesmo tempo que é dito e posto em causa algo sobre o nosso presente. E o género sempre fez as delícias do público, desde o tempo dos efeitos especiais básicos e rudimentares dos filmes mudos ao excesso digital dos blockbusters contemporâneos. Hoje, no entanto, é a própria crítica quem aplaude e celebra muitos destes filmes, tal como acontece com os super-heróis e o terror. A pensar nisso, elegemos os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre.

  • Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Sobretudo tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de obras como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade