A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Estreias de cinema em Julho de 2023
DR

As estreias de cinema para ver em Julho, de ‘Barbie’ a ‘Oppenheimer’

Oito filmes que o vão levar para a sala escura – e fresca – do cinema neste início de Verão. Há propostas para todos os gostos.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

A Internet é uma fonte inesgotável de criatividade (entre outras coisas). Desta vez, inventou a sessão dupla. Com duas estreias de peso agendadas para o mesmo dia – Barbie e Oppenheimer a 20 de Junho –, o que estava a ser visto como um confronto de bilheteira entre duas grandes produções, com filmes diametralmente opostos, transformou-se num movimento de promoção de ambos à escala global. Cortesia do público (parece), e até de uma outra estrela de cinema (como Tom Cruise, que tem um novo Missão: Impossível em cartaz este mês). A fusão chama-se Barbenheimer. Imagine esta ideia: duas sessões de cinema de seguida. Ui!

Recomendado: As estreias de cinema a não perder nos próximos meses

As estreias de cinema em Julho

A Fuga do Capitão Volkonogov

O capitão Fedor Volkonogov é um respeitado e obediente agente do NKVD, na União Soviética dos anos 30. Mas um dia a sua vida muda radicalmente, ao ser declarado um criminoso e inimigo do Estado. Consegue fugir antes de ser preso pelos seus camaradas e, à noite, recebe a visita de um mensageiro sobrenatural, que lhe diz que irá para o Inferno se não se arrepender e se pelo menos uma pessoa que perseguiu o perdoar. Só que já tem pouco tempo para o fazer. Um filme de de Alexey Chupov e Natalya Merkulova.

Estreia a 6 de Julho

Missão:Impossível – Ajuste de Contas Parte Um

Primeira parte da nova aventura da equipa da Missão:Impossível, liderada como sempre por Ethan Hunt (Tom Cruise). Desta vez, os agentes vão ter que cumprir a missão mais perigosa de sempre. Trata-se de salvar o mundo de um inimigo misterioso – Gabriel, que já existia ainda Ethan não estava no activo e que retira um prazer sádico do sofrimento que causa – e localizar uma arma inovadora e terrível antes que caia nas mãos erradas. Christopher McQuarrie realiza.

Estreia a 12 de Julho

Publicidade

Elemental

A nova longa-metragem animada da Pixar, de Peter Sohn, passa-se em Element City, uma cidade onde os moradores pertencentes aos quatro elementos – terra, fogo, água e ar – vivem juntos, embora obedecendo à velha crença segundo a qual os elementos não se misturam. No entanto, a amizade entre a impetuosa e perspicaz Ember, que pertence ao fogo, e o divertido e sentimental Wade, do lado da água, vai desafiar as regras vigentes e permitir aos dois descobrirem o que têm em comum.

Estreia a 13 de Julho

Barbie

É um dos nomes mais destacados do cinema indie dos EUA, a actriz e realizadora Greta Gerwig (Lady Bird, Mulherzinhas), que assina Barbie, uma comédia de fantasia que põe em cena os bonecos Barbie e Ken. Gerwig também assina o argumento, com Noah Baumbach. Margot Robbie e Ryan Gosling interpretam os papéis principais da história, que começa quando Barbie e Ken são expulsos de Barbieland por serem menos que perfeitos, e decidem ir procurar a felicidade no mundo real.

Estreia a 20 de Julho

Publicidade

Oppenheimer

Depois dos filmes da série Batman – O Cavaleiro das Trevas, de fitas de ficção científica como Interstellar e Tenet, e da produção de guerra Dunquerque, Christopher Nolan assina esta biografia do físico Robert J. Oppenheimer (Cillian Murphy), centrada, essencialmente, no seu envolvimento na criação da bomba atómica durante a II Guerra Mundial. Também com Gary Oldman, Emily Blunt, Kenneth Branagh, Matt Damon, Florence Pugh e Robert Downey Jr.

Estreia a 20 de Julho

A Viagem do Papa Francisco

Este documentário de Gianfranco Rosi, o autor de Fogo no Mar e Nocturno, traça aqui um paralelismo entre o seu percurso cinematográfico e as viagens do Sumo Pontífice, instigado pelo facto de duas destas (a primeira, a Lampedusa, onde desembarcam os migrantes, a segunda ao Médio Oriente) terem sido a locais onde o realizador rodou aqueles dois filmes. Nos nove anos do seu pontificado, o Papa Francisco já fez 37 viagens, nas quais visitou 53 países.

Estreia a 27 de Julho

Publicidade

Uma Boa Pessoa

Allison (Florence Pugh) vai casar-se quando se envolve num acidente que tira a vida ao seu noivo, deixando-a devastada e mergulhada num profundo desgosto, levando-a a ficar viciada em opióides. A jovem vai então encontrar consolo e apoio em Daniel (Morgan Freeman), o homem que iria ser o seu sogro, e que se vai tornar no maior aliado de Allison na sua recuperação, ajudando-a a perceber que pode superar a sua perda, que é também dele. Realização de Zach Braff.

Estreia a 27 de Julho

Mansão Assombrada

Baseada numa atracção da Disneylândia e dirigida às famílias, esta comédia de terror de Justin Simien centra-se em Gabbie, uma mãe solteira que compra uma vetusta mansão. Ao descobrir que esta é habitada por fantasmas, contacta um guia turístico, uma médium, um padre e um historiador, para que eles a ajudem a exorcizar o edifício. Mas não vai ser nada fácil. Interpretações de Rosario Dawson, Winona Ryder, Owen Wilson, Jamie Lee Curtis, Danny DeVito e Jared Leto.

Estreia a 27 de Julho

Mais cinema

Os 100 melhores filmes clássicos
  • Filmes

Comédias e westerns, policiais e melodramas, ficção científica e fantástico, sem esquecer o musical, há de tudo nesta lista preenchida com 100 dos melhores filmes clássicos. Nela encontramos obras de alguns dos melhores realizadores da história do cinema, como Buster Keaton, Fritz Lang, Ingmar Bergman, John Ford, Howard Hawks, Federico Fellini, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Luchino Visconti ou Martin Scorsese, entre muitos, muitos outros. Pode ser o início de uma colecção de grandes obras do cinema mundial em DVD ou Blu-ray. Ou ainda uma lista para orientação no YouTube, onde se encontram vários destes títulos em boas cópias.

Os 100 melhores filmes de terror de sempre
  • Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Especialmente tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de filmes como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica. Todavia, quando chegou a altura de escolher os filmes mais assustadores de sempre, além dos críticos da Time Out, consultámos aqueles que nunca tiveram medo do terror. 

Publicidade
  • Filmes

Qualquer lista de melhores filmes de comédia de sempre é discutível (mas qual é que não é?), que isto do humor varia muito de pessoa para pessoa. Então como é que se escolhem os melhores? Com seriedade e abrangência. Mais concretamente, falando com peritos, desde cómicos a actores, realizadores e escritores. Desde películas clássicas a outras mais recentes e de sucessos de bilheteira a filmes mais experimentais, por assim dizer, estas comédias são fonte contínua de gargalhadas ou sorrisinhos sarcásticos, tanto faz, perante a imaginação cómica ou o puro disparate transformado em arte de fazer rir.

Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre
  • Filmes

O potencial cinematográfico (e não só) da ficção científica é quase infinito. É nestes filmes que os nossos maiores pesadelos podem tornar-se realidade e os nossos sonhos concretizar-se, ao mesmo tempo que é dito e posto em causa algo sobre o nosso presente. E o género sempre fez as delícias do público, desde o tempo dos efeitos especiais básicos e rudimentares dos filmes mudos ao excesso digital dos blockbusters contemporâneos. Hoje, porém, é a própria crítica que aplaude e celebra muitos destes filmes, tal como acontece com os super-heróis e o terror.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade